A comunicação com clientes é um elemento muito importante para qualquer negócio, mais ainda para os virtuais. Seja para sanar dúvidas, resolver problemas ou mesmo fazer novas ofertas, falar adequadamente com o consumidor é uma tarefa que merece atenção, por exemplo. A telefonia IP desponta como excelente possibilidade.
Os recursos presentes no sistema na nuvem passaram a ajudar também os e-Commerces. Desse modo, as empresas conseguem melhorar os números de vendas, assim como o atendimento ao cliente. Tudo então é mais assertivo por meio da telefonia digital.
Portanto, aplicar esse tipo de tecnologia à realidade do comércio virtual pode trazer diversas vantagens. Assim, as duas partes saem ganhando, tanto quem vende quanto quem compra.
Telefonia IP: confira 5 benefícios para e-Commerces
1. Diversifica os canais de comunicação
Embora as compras sejam realizadas online, nem sempre os canais de comunicação virtual são suficientes para atender as expectativas dos clientes. Com o uso da telefonia IP, o e-Commerce diversifica os canais de contato disponíveis.
Essa questão aumenta a segurança oferecida aos clientes e também a conveniência quanto à escolha da forma de contato. Associando essa possibilidade por e-mail e redes sociais, por exemplo, há uma matriz completa para atender as necessidades de interação.
2. Reduz os custos
Um dos grandes trunfos do e-Commerce é o fato de que não necessita da estrutura física de um estabelecimento para fazer vendas. Não obstante haja lojas físicas com endereços de compras virtuais, desse modo é fato que um e-Commerce consegue preços mais interessantes devido à redução de estrutura necessária.
Porém, se o empreendimento virtual precisa ter gastos elevados com telefonia, parte dessa característica se extingue. Com a possibilidade da telefonia digital, por outro lado, há uma redução nestes custos, de modo a garantir que o negócio consiga manter um preço atraente.
3. Favorece a comunicação interna
Por mais que o e-Commerce não tenha uma loja física, ele ainda necessita de uma equipe para manter tudo funcionando. Dependendo do caso, pode ser que esses colaboradores não estejam na mesma cidade ou estado. Se forma convencional for aplicada, a comunicação então fica mais cara e prejudicada.
Já com a boa aplicação da telefonia IP para e-Commerces, há um ganho quanto à integração interna. Graças à tecnologia, dá para fazer então a ligação por meio de outras possibilidades. Ninguém precisa assim deixar de trocar informações relevantes por conta do custo.
4. Permite a integração com outros recursos
Para tornar ainda mais conveniente, a telefonia IP permite a integração com diversos outros recursos. A URA, o redirecionador de chamadas e a aplicação de CRM são apenas algumas das possibilidades, por exemplo. Isso viabiliza assim um gerenciamento mais efetivo na comunicação, o que traz melhores resultados.
5. Favorece a competitividade
Boa parte das lojas virtuais não se preocupa tanto com a comunicação quanto deveria. Como muitos estabelecimentos possuem uma atuação relativamente amadora, apresentar assim novas possibilidades garante o destaque. Ao usar a telefonia digital, dá para melhorar o atendimento e ficar mais dinâmico.
Isso tudo com menos custos envolvidos, assim saindo na frente dos demais com o sistema na nuvem. Desse modo, a tecnologia fica mais versátil e acompanha o crescimento do e-Commerce, bem como suas mudanças principais. A telefonia IP para e-Commerces não apenas diminui custos, mas também diversifica canais de comunicação.