Uma empresa tem indicadores que mostram como está o desempenho dos colaboradores. Esses dados são muito importantes para o dia a dia. Por meio deles, você pode definir estratégias e expectativas. Assim, melhora a performance e eficiência.
Portanto, há processos que ajudam a melhorar os resultados. Um deles recebe o nome de Controle Estatístico de Processo. Ele está relacionado à qualidade do serviço oferecido. Para que serve? Como pode impactar dentro do seu negócio?
O que é Controle Estatístico de Processo?
O Controle Estatístico de Processo, portanto, é uma abordagem estruturada. Ele usa ferramentas estatísticas para minimizar a variação e melhorar a performance do processo. Geralmente, é usado quando um negócio não atinge metas propostas no início do trabalho para a qualidade.
Tem um papel fundamental para a organização do serviço. O Controle Estatístico de Processo, na verdade, serve como um método de prevenção. Assim, você pode descobrir erros ou falhas. Foi desenvolvido na década de 1960. Desde então, muitas empresas o usam.
Influência dentro do negócio
A importância está na forma como você vê o serviço. Deixa de ser a parte como um todo e passa a ser assim por pedaços. De modo segmentado. Esses dados são fundamentais a fim de traçar e definir a qualidade do que é oferecido.
Portanto, o controle dos dados pode ser feito de diferentes formas. Por auditorias, estatísticas, mapeamento, entre outros. Todos servem para descobrir erros. Assim, você melhora os processos. Com isso, pode ter bons resultados, pois a performance será melhor ao medir pelos indicadores.