Ter uma boa relação é essencial em qualquer negócio. Isso independe do segmento em que está envolvido. Vale para todas as partes envolvidas, principalmente na produtividade. Desde um fornecedor até o cliente final. O bom atendimento faz a diferença na hora de conseguir vendas de sucesso.
Por isso, existem parâmetros para estabelecer as relações. Um deles é definido pela sigla SLA. Você sabe o que ela significa? Como pode impactar na produtividade de uma empresa? De que maneira isso afeta nas vendas e nos resultados?
O que é SLA (Acordo de Níveis de Serviço)?
SLA significa, em inglês, Service Level Agreement. Ou seja, Acordo de Níveis de Serviço. São contratos com provedores de serviço, principalmente na área de tecnologia da informação. Neles, portanto, são definidos os níveis e metas de performance acordados. Tudo que o contratante pode esperar em uma negociação.
Por que o Acordo de Níveis de Serviço é importante? Para garantir um nível de transparência na relação entre as duas partes. Assim, contratante e contratado podem definir melhor os parâmetros da relação. Impacta então diretamente em todo setor de tecnologia da informação.
Exemplo na prática
Os resultados do Acordo de Níveis de Serviço são vistos na relação. Assim, é possível se proteger de eventuais problemas que podem acontecer, como uma perda de produtividade. Ao mesmo tempo, protege de cobranças indevidas de diferentes contratantes e reflete em uma boa gestão.
Portanto, o Acordo de Níveis de Serviço são usados em relações contratuais entre empresas. Um exemplo claro está na relação com as operadoras de telefonia ou internet. Elas oferecem um serviço contratado, então os clientes precisam pagar por eles. Se uma das partes não faz o combinado, há problemas. Aí então importância do SLA.