Ligação da empresa: saiba aqui como melhorar a qualidade da chamada

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Você já deve ter tido diversas reclamações em sua empresa que diziam respeito à qualidade da ligação. As explicações são as mais variadas em casos assim, como dificuldade em compreender o atendente, voz robotizada, picotes na fala, entre outros problemas em um telefonema.

Isso acontece com frequência em diversos negócios que precisam da ligação da empresa para os negócios. Entretanto, não se trata de um “monstro de sete cabeças”. Pelo contrário, é plenamente possível melhorar a qualidade das chamadas, mas, para isso, ajustes são fundamentais.

Ter um sistema de telefonia na nuvem pode ajudar a melhorar a ligação, mas não é a única medida a ser adotada. Por outro lado, muitos dos transtornos ocorrem devido à oscilação na velocidade da internet e na latência nos links de dados. 

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Deixar que os erros persistam causa perda de credibilidade, vendas e clientes, pois atrapalha a comunicação. Portanto, o mais correto é corrigir os erros de modo rápido, mostrando ao consumidor a importância que ele merece. Para te ajudar, listamos uma série de dicas eficazes para sua chamada.

Ligação da empresa: saiba aqui como melhorar a qualidade da chamada

Investir em telefonia na nuvem

Apostar em uma telefonia convencional pode causar dores de cabeça. Esse método tem saturação no mercado, com os velhos problemas e o alto custo. Por isso, a telefonia na nuvem traz maior facilidade, com uma diminuição nos gastos e a possibilidade de uma melhor qualidade na ligação a fim de garantir a satisfação do cliente.

Fora isso, há ainda o fato de que permite maior flexibilidade à rotina de trabalho. Desse modo, os atendentes podem trabalhar onde estiverem, pois não é necessária uma mega-estrutura ou muitos equipamentos, apenas acesso à internet para realizar um telefonema.

Ter uma internet de qualidade para a chamada

Em complemento ao tópico anterior, uma boa banda larga ultrapassa a ideia somente da necessidade de navegar em sites e executar programas normalmente. Ela deve ter, acima da qualidade, uma boa latência, sem sofrer quedas inesperadas ou perder pacote de dados para, assim, abrir possibilidade de uma boa ligação.

Telefonia na Nuvem

Isso acontece porque os telefonemas através de internet utilizam muitos dados. Desse modo, a tendência é que elas caiam caso a banda larga não seja boa. Portanto, é recomendável contratar uma empresa que tenha fibra ótica, pois o sinal é transmitido por impulsos, o que ajuda a suportar grande quantidade de chamadas simultâneas, sem risco de queda.

Priorizar o Codec G729

Esse Codec de áudio faz um processo de decodificação digital, sendo capaz então de aliar uma alta qualidade de áudio com baixa velocidade de internet. Desse modo, não se perde a comunicação entre os interlocutores e a possibilidade de a ligação ficar ruim é menor.

Ainda, utilizando o Codec G729, conexões Wi-Fi, redes móveis e satélites funcionarão sem maiores problemas. Com ele, é possível manter a chamada na linha, mesmo que haja queda da internet, o que não impacta no atendimento ao cliente.

Configurar a rede corretamente

Mesmo com todo o aparato e uma internet de qualidade, se não houver instrução correta para a conexão, de nada então adiantará todo esse esforço. Assim, devemos configurar a rede de forma que ela concentre seu tráfego de dados ao fazer um telefonema pela internet.

Isso é feito utilizando roteadores que permitem fazer configuração no QoS (Quality of Service ou qualidade do serviço, na tradução literal), sendo essenciais para potencializar os serviços assim. Desse modo, a internet terá um bom nível e, consequentemente, a chamada que fizer também, não tendo problemas na comunicação.

Melhorar o jitter

Esse mecanismo ocorre com a variação entre os pacotes de dados que são enviados, acontecendo um atraso neles. Caso ele esteja excessivo, ou seja, tenha uma grande demora entre o momento de envio e recebimento, ficará complicado para haver entendimento da voz durante a ligação.

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Fazendo um processo conhecido como jitter control, os protocolos RTP e RTCP captam dados em tempo real e aplicam informações para ter a compensação correta no decorrer da chamada e, assim, promover os ajustes fundamentais para que mantenham um fluxo constante do telefonema.

É fundamental assim contratar um serviço de telefonia na nuvem. Com poucos equipamentos e sem necessidade de uma mega-estrutura, ele se torna responsável por possibilitar uma melhor comunicação no cliente e aumento nas suas vendas.

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