São apenas quatro letras, mas que trazem resultados concretos para seu negócio. Pode ser nas vendas e no atendimento ao cliente. Tudo isso para ajudar no dia a dia da empresa. Estamos falando da tecnologia SaaS. Você já ouviu falar sobre ela? Sabe como pode te ajudar na rotina?
Em inglês, significa “Software as a Service”. Ou seja, um “software como serviço”. Faz parte da área de tecnologia da informação, que registrou um crescimento de 4,9% no último ano. Impulsionado, principalmente, pelos Produtos SaaS, que movimentou 86 bilhões de dólares (R$426,27 milhões) pela cotação atual. As informações são de um levantamento feito pela IDC Brazil, empresa de consultoria de mercado.
A Telefonia na Nuvem, por exemplo, é uma tecnologia do tipo SaaS. Portanto, o bom uso tende a levar ao sucesso nas operações. Sempre tendo um modo de fácil instalação. Assim, não traz nenhum tipo de complicação, pelo contrário, torna tudo mais simples para ter bons resultados nos negócios.
SaaS: tudo que você precisa saber sobre a solução tecnológica para impulsionar os números dentro do seu negócio
Tecnologias assim não precisam de uma super estrutura. Elas podem ajudar sua empresa a melhorar o atendimento ao cliente e também as vendas. Como? Muito simples! Apenas o uso da internet já basta para ter resultado, dispensando muitos equipamentos e dando mais flexibilidade ao colaborador.
Além disso, quando há os Produtos SaaS, as empresas podem se concentrar apenas no que importa. Então, não vai ter que se preocupar em atualizar software, manter um local com tudo funcionando, como acontece em um Telemarketing, por exemplo. Isso vale para lugares de qualquer segmento.
Vantagens de Produtos SaaS
- Redução de custos
- Flexibilidade aos colaboradores
- Instalação fácil e simples
- Alta acessibilidade
- Foco somente no negócio
- Melhora no atendimento ao cliente
- Sem burocracia ou perda de tempo
De olho nas finanças
Todo lugar almeja reduzir os gastos. A saúde financeira da empresa sempre aparece em primeiro lugar. Portanto, encontrar formas de reduzir os custos pode ajudar em outros setores. Quando você adota a tecnologia SaaS para a Telefonia na Nuvem, por exemplo, esse objetivo dá para aparecer nos indicadores.
Inicialmente, o lugar não vai ter mais gastos com equipamentos ou uma super-estrutura. Desse modo, não precisa se preocupar com manutenção, compra desses materiais ou coisas do tipo. Fora o fato que ferramentas assim dão um bom direcionamento sobre os indicadores, bem como as vendas e o atendimento ao cliente.
Dá ainda para se atentar ao desempenho dos colaboradores. Todos esses indicadores que os Produtos SaaS conseguem oferecer, quando bem trabalhados, ajudam a economizar. Assim, dá para investir naquilo que tem dado resultado, assim como corrigir eventuais gastos em áreas que não dão o mesmo retorno.
Foco no que importa
Um gestor sempre encontra problemas para focar em seu negócio. São diversas preocupações, principalmente quanto ao espaço físico, desempenho dos colaboradores, entre outras demandas internas. Assim, não tem como focar apenas nas vendas e na comunicação a fim de melhorar o atendimento ao cliente.
Entretanto, ao adotar o sistema na nuvem no modelo SaaS, tudo fica diferente. O software então vai ajudar o líder a diminuir o tempo perdido com outras tarefas. Às vezes, são tarefas que podem ser substituídas, como um relatório automatizado de desempenho e números que servem de termômetro para a situação do negócio.
Os Produtos SaaS permitem maior organização dentro de uma empresa. Além de reduzir os custos, ainda melhoram o trabalho dos líderes, que não perdem tempo com demandas menores. Eles vão assim focar em trabalhos maiores a fim de conseguir levar a empresa para o caminho do sucesso, impactando nas vendas.
Atenção no atendimento ao cliente
A tecnologia SaaS tem diferentes recursos, principalmente graças à Telefonia na Nuvem. Então, consegue ajudar em problemas com operadoras, na automatização ao dar respostas por mensagens ou ligação, entre outros. Tudo faz parte de fornecer um bom atendimento ao cliente.
Por que isso é tão importante? A experiência de compra faz total diferença para aumentar ou não as vendas em um negócio. De acordo com a PwC, especialista em consultoria de mercado, 9 em cada 10 pessoas compram em um lugar se a experiência de compra for boa. Isso está relacionado a um bom atendimento ao cliente.
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O consumidor quer um bom diálogo com a empresa. Ao mesmo tempo, busca resolver seus problemas de modo rápido, assim como tirar dúvidas ou até mesmo contratar serviços. Situações assim fazem parte do dia a dia e os indicadores podem mudar de acordo com o sentimento de cada indivíduo.
Portanto, os Produtos SaaS auxiliam a acabar com esses problemas. Acima de tudo, melhoram o atendimento ao cliente, pois fornecem uma forma melhor de estabelecer a comunicação entre as partes. Além disso, a agilidade de respostas também pode acontecer, bem como uma organização nas conversas.
Use de qualquer lugar
Não tem um computador para acompanhar o funcionamento das ferramentas? Sem problemas! Quando você tem uma solução SaaS, dá para acessar de qualquer lugar. Seja um computador, tablet ou smartphone, basta que esses meios tenham acesso à internet e uma boa banda larga para funcionar.
Isso torna a tecnologia mais acessível e ainda permite mais flexibilidade aos trabalhadores. Em tempos como a pandemia de Covid-19, seria muito útil. Afinal, o modelo home-office, que às vezes gera preocupação em gestores, se tornou uma medida para frear o contágio pela doença e trouxe resultados promissores.
Desde o início da pandemia, 78% dos colaboradores se sentem mais produtivos ao trabalhar de casa, segundo a Pulses, empresa sobre cultura organizacional. Com os Produtos SaaS, isso se torna possível, pois os profissional podem estar onde quiserem e seus gestores ainda conseguem acompanhar o desempenho.
Ganhe tempo com SaaS
Ao apostar na Telefonia na Nuvem ou em outra tecnologia do tipo, o intuito está sempre em facilitar o trabalho. Tanto para instalar quanto no dia a dia, ferramentas assim fazem toda empresa ganhar tempo. Logo, isso não vai atrapalhar a rotina de trabalho, como a instalação das funções que uma operadora de telefonia poderia causar.
Ou então em casos de usar muitos equipamentos. Há casos em que os lugares perdem um dia inteiro até fazer a instalação completa – ou até mais dependendo do tamanho das instalações. Recursos na nuvem também permitem integrar diferentes plataformas a fim de aumentar as vendas.
Entre essas plataformas, pode haver o CRM (Customer Relationship Management), que auxilia no relacionamento com o consumidor, impactando diretamente no atendimento ao cliente. Afinal, a empresa vai ter muito mais dados a fim de ter um diálogo melhor e ter a chance de impulsionar os indicadores.
Não fique para trás no mercado
Não estar aberto às novas tecnologias, como a Telefonia na Nuvem ou outros modelos de SaaS pode fazer seu negócio ficar atrás no mercado. Além de ajudar nas tarefas do dia a dia, recursos assim trazem um ar de modernidade à empresa, passam imagem de inovação para quem está fora.
Portanto, não fique para trás no mercado. Os resultados vão ser sentidos já a curto prazo, principalmente com a redução de gastos. Também tem como aumentar a produtividade e melhorar o atendimento ao cliente. Desse modo, tudo então afeta diretamente o número de vendas, que tende a aumentar.