Atendimento ao cliente: 5 métricas para uma gestão de sucesso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Muitas empresas se preocupam em oferecer um bom atendimento ao cliente por meio do telefone, chat online, e-mail e até mesmo pelas redes sociais. Entretanto, para saber se a estratégia está funcionando, mensure os resultados das suas equipes por meio das métricas de atendimento.

Portanto, os indicadores desempenham papel essencial em relação ao tema. A partir deles, você vai conseguir verificar como está o desempenho da equipe. Use então uma gestão empresarial para aperfeiçoar o serviço, garantindo satisfação e fidelização por parte dos consumidores e melhorando as vendas.

Centralize suas vendas em 1 tela com peçaZap

Atendimento ao cliente: 5 métricas para uma gestão de sucesso

1. Volume de atendimento

É uma métrica de atendimento importante para mensurar a quantidade de atendimentos realizados dentro de um determinado período. Desse modo, dá para definir quais são os horários de pico central, os canais mais acessados pelo público e os operadores que têm maior produtividade.

Faz parte de um dos indicadores para dimensionar o tamanho ideal da equipe para a central. Assim, conseguir atender à demanda de clientes com qualidade e eficiência.

2. Tempo médio de espera

O período que o usuário aguarda para ser atendido pelos canais de comunicação da empresa. O TME (Tempo Médio de Espera) é uma das métricas de atendimento mais importantes para avaliar a performance dos colaboradores. Afinal, o atendimento ao cliente não pode ser demorado ou deixar o consumidor esperando.

Realiza o cálculo ao dividir o tempo dos clientes na fila pelo número de chamadas atendidas. Uma gestão empresarial então mostra quais os horários de maior demanda e vulnerabilidade no sistema por meio dos indicadores. Desse modo, investir em boas práticas para resolver a primorar o atendimento ao cliente.

3. Taxa de abandono

É uma métrica que traduz o reflexo da central de atendimento. Quando a pessoa fica muito tempo esperando, ela pode desligar o telefone, fechar o chat, reclamar da marca nas redes sociais e, até mesmo, abrir reclamações em portais de defesa do consumidor. Isso vai impactar nas vendas, com certeza.

Atendimento ao cliente: 5 métricas para uma gestão de sucesso

Ou seja, quanto maior a taxa de abandono, pior é a qualidade do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. Pode acontecer por uma baixa quantidade de colaboradores na central ou pela utilização de tecnologias obsoletas, que tornam as operações e o sistema lento.

Se estiver muito alta, indica que o responsável pelo setor precisa fazer mudanças na central e nas equipes, para que elas possam melhorar seu desempenho e deixem os usuários na fila de espera pelo menor tempo possível. Desse modo, não há risco de interferir nas vendas.

4. Tempo médio de resolução

Se existe algo que é capaz de irritar qualquer cliente é entrar em contato com a central e não conseguir resolver o seu problema. Nesses casos, quanto mais rápida é a resolução, melhor é a produtividade de sua equipe e menor o índice de reclamações em relação à companhia sobre o atendimento ao cliente.

No entanto, é importante ressaltar que algumas solicitações demoram mais que outras. Ou seja, nem sempre é possível resolver o problema do consumidor no ato da ligação, principalmente no caso do suporte técnico e de solicitações que envolvam atualizações no sistema, o que pode variar de 24h a 48h para ocorrer.

5. Satisfação com o atendimento ao cliente

Saber como a pessoa se sentiu logo após ser atendida pode oferecer ao gestor informações valiosas sobre a sua equipe e a percepção que seu público-alvo apresenta em relação à marca. A partir de métricas coletadas após o atendimento, dá para medir o nível de satisfação, se foi positiva ou negativa.

Portanto, com indicadores assim, o gestor consegue avaliar e comparar resultados de maneira objetiva. Isso então permite uma gestão empresarial mais acertada, bem como melhorar o atendimento ao cliente e aumentar os resultados com as vendas.

OBTENHA RELATÓRIOS PERSONALIZADOS E DESCUBRA COMO ESTÁ O DESEMPENHO DOS COLABORADORES

Automatize seus atendimentos com o RoboChat

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Espere! Não vá embora agora!

Ganhe 50% de desconto em ferramenta para dobrar suas vendas, veja uma demonstração agora.

Espere não vá embora agora!

Responda os clientes com mais agilidade

Nunca mais deixe ninguém esperando por resposta.

Responda os clientes com mais agilidade Popup Empresa Digital