Gestão do tempo: melhore a produtividade da sua equipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Todo empresário já esteve diante de uma situação em que precisava melhorar a produtividade de uma equipe, seja para atender a pedidos maiores, deixar o cliente mais satisfeito e render mais dinheiro. Um fator muito importante, portanto, está em formas de fazer a gestão do tempo.

Nos negócios, pode ser que muitos colaboradores não consigam fazer de modo correto. Isso então pode prejudicar o processo de melhoria do rendimento. Uma alternativa seria analisar os indicadores para saber o que funciona, bem como aquilo que tem dado errado para corrigir.

Gestão do tempo: melhore a produtividade da sua equipe

1. Crie prioridades para os colaboradores

Um dos fatores que atrapalham a capacidade de produção das pessoas é a dificuldade em elencar prioridades. Quando há muitas tarefas a serem executadas, mantenha uma lógica na produção e dê preferência para as mais importantes ou mais curtas, que simplificam o processo dos colaboradores. Quando isso não acontece a pessoa pode ficar confusa, começar tarefas e não terminar ou simplesmente perder um tempo desnecessário decidindo o que fará em seguida.

Televendas Fácil Otimize seu Tempo

2. Divida as grandes tarefas

Quando há um grande problema para resolver, é muito comum que os funcionários tenham receio em pegar aquela tarefa. Afinal, ela exigirá trabalho e determinação. Por isso, uma estratégia para facilitar a solução de grandes tarefas é dividi-las em pequenas, para que o funcionário as resolvam sem perceber que o esforço foi grande.

3. Evite a procrastinação nos negócios

Procrastinar é a palavra usada para designar aquela famosa enrolada que todos damos de vez em quando no trabalho. Muitas vezes, é natural que o funcionário precise de um pequeno intervalo para descansar a mente e trabalhar melhor. Entretanto, intervalos muito longos, que causam atrasos na execução de tarefas, devem ser coibidos.

Redes sociais, internet e e-mails, apesar de poderem ser instrumentos de trabalho, devem ser controlados para não afetarem a produtividade. Uma forma de fazer isso é estipular que o seu pessoal não use essas ferramentas durante o horário de serviço, somente nos intervalos. Indicadores que mostram o desempenho podem te ajudar com isso.

4. Planeje a semana antecipadamente

Peça para que seus funcionários façam uma planilha de planejamento de tema na sexta-feira, organizando as tarefas da semana seguinte. Além disso, ajudam no controle de quanto tempo é destinado para executar cada função, ajuda a medir a produtividade de cada um. Isso faz com que eles tenham uma visão global das tarefas a executar e organizam o fluxo de trabalho.

5. Divida o tempo entre trabalho e lazer

Uma das técnicas mais reconhecidas de gestão do tempo é o método Pomodoro, que ensina a focar no trabalho ou estudo por 25 minutos e um intervalo de 5 a 15 minutos em seguida, para relaxar. No dia a dia, tenha um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora e meia de trabalho, pois depois o cérebro tem dificuldades para se concentrar.

Insista para que todos os seus funcionários façam as pausas necessárias para conseguirem produzir melhor, mas exija que todos eles deem o melhor de si quando estiverem executando suas funções. Isso então rende frutos aos negócios, muitas vezes, os indicadores podem indicar quando a pausa é necessária.

6. Utilize a tecnologia a seu favor

Smartphones, planilhas, programas de gerenciamento… As opções de tecnologias para ajudar a aumentar a produtividade são muitas. Pode ser para anotar as reuniões e tarefas no celular para evitar esquecimentos ou compartilhar documentos no Google Drive. São essenciais para que um empresário tenha noção total da produtividade do seu negócio.

TENHA RELATÓRIOS PERSONALIZADOS E ACOMPANHE O DESEMPENHO DA SUA EQUIPE

peçaZap Não Deixe seu Cliente Esperando

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Espere! Não vá embora agora!

Ganhe 50% de desconto em ferramenta para dobrar suas vendas, veja uma demonstração agora.

Espere não vá embora agora!