Indicadores de produtividade: como fazer sua gestão ter resultados?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os indicadores de produtividade são muito importantes, pois servem para mostrar como está a qualidade de uma equipe de call center. Se o time é produtivo, a empresa ganha porque consegue ter mais resultados com o mesmo volume de recursos. Entretanto, se não tiver bem, as coisas vão mal.

Para fazer o acompanhamento, é essencial empregar corretamente as métricas. Isso só vai acontecer, portanto, com o auxílio de uma gestão empresarial. A partir de dados, você consegue medir a performance dos colaboradores e estudar melhorias para ter bons resultados.

Contudo, muitos times não sabem quais usar ou como controlar esses indicadores de produtividade. Como consequência, há perda de capacidade, aumento nos custos e diminuição de oportunidades. A necessidade de ter um time ampliado fica mais forte e os lucros portanto são prejudicados no call center.

Indicadores de produtividade: como fazer sua gestão ter resultados?

Defina as métricas corretamente

Uma das grandes falhas na gestão empresarial da produtividade de times de call é a falta de métricas consistentes. Sem saber o que deve ser acompanhado, não dá para obter melhorias. Portanto, estabelece quais indicadores de produtividade devem ser analisados.

Fone.click A Telefonia do Futuro Chegou
  • Número de conversões obtidas.
  • Total de contatos realizados/clientes atendidos.
  • Volume de faturamento conquistado.
  • Tempo médio do agente em trabalho.
  • Tempo médio de cada ligação.
  • Média de ociosidade.
  • Taxa de absenteísmo, entre outros.

Estabeleça metas claras e desafiadoras

Para conseguir os efeitos desejados, determine os objetivos referentes a cada equipe de call center. Além de servirem para nortear a atuação, as metas também são elementos motivadores e que garantem que cada agente ofereça o máximo potencial. Elas precisam ser desafiadoras, mas dentro da realidade para não atrapalhar o time.

A partir da análise dos indicadores de produtividade então será possível saber se as metas definidas são ideais para a equipe. Se atingir com muita facilidade, há indícios então de que precisa ampliar. Desse modo, para gerar efeitos ainda maiores. Isso só é possível graças a uma boa gestão empresarial.

Automatize processos para potencializar atividades

Ao fazer um acompanhamento dos indicadores de produtividade, o gestor notará que, muitas vezes, o mau uso do potencial acontece graças a tarefas complicadas. São etapas burocráticas ou manuais que levam à perda de tempo e de resultados, assim como na performance da equipe.

Invista na automatização de processos. Por meio da integração entre telefonia e computação, por exemplo, muitas ações ficam mais rápidas. Vale a pena assim usar serviços como discador automático, encaminhamento de ligação e até seleção centralizada de informações do cliente.

Busque também elementos de automação para a gestão. Uma plataforma de gerenciamento em tempo real dá visibilidade sobre a performance dos atendentes, por exemplo. Outros recursos como a gravação de ligação e telas, ajudam a mostrar os indicadores de produtividade corretos.

TENHA RELATÓRIOS PERSONALIZADOS E SAIBA COMO ESTÁ O DESEMPENHO DO SEU TIME

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Aumente a produtividade do seu time!

Acompanhe o desempenho em tempo real por meio de relatórios personalizados e tenha muito mais eficiência em seu negócio.

Live especial para você!

Assista 100% gratuita e online para descobrir como aumentar as vendas e a taxa de comparecimento em laboratórios e clínicas!

É HOJE, dia 30, às 21h!

Popup Live Novembro

Precisa de ajuda em seu negócio?

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Faça parte de nossa lista VIP!

Precisa de ajuda em seu negócio Empresa Digital VulcaNet