Inteligência artificial: 5 motivos para adotá-la na sua empresa

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Uma das maiores tendências atuais é o uso e o desenvolvimento da Inteligência Artificial (AI). Ou seja, um recurso avançado que possibilita a um robô ou assistente virtual interagir com o usuário da forma mais natural possível. Isso então melhora o atendimento ao cliente e também pode impactar nas vendas.

Desse modo, a tecnologia pode se tornar uma importante aliada para aumentar os números e também na redução de custos. Ela pode ser incrível para que os colaboradores aprimorem o vocabulário e também desenvolvam habilidades, pois pode ter diferentes aplicações.

Inteligência artificial: 5 motivos para adotá-la na sua empresa

1. O aumento na velocidade das vendas

A Inteligência Artificial ajuda a vender mais rápido. Como se trata de um sistema automatizado, programado para tirar dúvidas e explicar de forma objetiva as qualidades dos serviços e produtos, o tempo entre a apresentação e o fechamento do negócio tende a ser menor. Isso ajuda, por exemplo, a reduzir custos e aumentar vendas.

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Além disso, a tecnologia evolui conforme se aprimora dentro da empresa. Os colaboradores conseguem aprender, desenvolver estratégias a fim de agilizar o atendimento ao cliente. Isso então representa menos burocracia e mais autonomia para o cliente, estimulando a realização de compras do consumidor.

2. O atendimento mais personalizado

Para quem julga que o atendimento robotizado é frio e sem graça, a Inteligência Artificial mostra outra faceta da tecnologia. À medida que aprende com os usuários e com os gestores, se torna cada vez mais próxima, mais humana no atendimento ao cliente. Desse modo, pode melhorar a comunicação, mais personalizada de acordo com o perfil do consumidor. Assim, dá para mostrar as opções mais adequadas e aumentar a satisfação.

3. A retenção de clientes

Os custos com retenção de clientes são menores que os custos com captação. A Inteligência Artificial na empresa pode contribuir para fidelizar mais clientes à medida que eles se identificam com o atendimento mais humanizado do robô assistente e com a eficiência desse atendimento. Isso gera redução de custos.

Apesar de muitas pessoas não se sentirem à vontade conversando com assistentes virtuais, outra parte dos consumidores prefere essa opção, pois ela é geralmente mais ágil. Portanto, tende a cometer menos erros e as suas explicações costumam ir direto ao ponto para o suporte e as vendas.

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4. A automatização dos negócios

Outra vantagem da Inteligência Artificial na empresa é que você tem uma automatização. Isso então traz benefícios como mais rapidez, redução de custos, mais produtividade, satisfação da equipe e dos clientes, entre outros. Dá para eliminar erros, retrabalhos e aumentar as vendas.

Desse modo, o sistema automatizado representa ganho de competitividade em um mercado muito concorrido. Muitas vezes, a tecnologia ofertada é o principal diferencial entre uma empresa e sua vizinha. Assim, pode provocar efeitos nos resultados de cada uma delas.

5. A redução de custos

Com o tempo, em médio ou longo prazo, a Inteligência Artificial na empresa poderá ajudar a reduzir custos. A conexão entre todos os dispositivos dispensa o ajuste da iluminação local conforme quantidade de pessoas, definição de temperatura, acústica em sala de reuniões, entre outras funções.

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Portanto, esse tipo de tecnologia funções que vão além do atendimento ao cliente. Elas podem assim interagir de forma plena com todos os setores da empresa. Isso resulta em indicadores favoráveis para os negócios e as vendas.

Prepare-se para implementar inteligência artificial na sua empresa

Diante dos benefícios, nada mais resta a não ser implementar a Inteligência Artificial na empresa. Isso deve ser feito considerando etapas como:

  • Discuta assim com a sua equipe a tecnologia mais adequada para a empresa (pesquise e faça comparações entre os recursos oferecidos no mercado).
  • Defina os principais objetivos (o motivo pelo qual está implementando a IA, o que pretende alcançar, as metas durante determinado período e outros pontos).
  • Faça um teste com os clientes para ver o que eles acham do novo sistema (mesmo que não agrade, na primeira tentativa, você pode reformular o sistema até que ele atenda o perfil do público-alvo).
  • Aprimore sempre o sistema, pois a IA tende a se desenvolver à medida  que é ensinada, enriquecendo o seu vocabulário e ampliando a sua capacidade de resolver questões de forma autônoma (sem a necessidade de intervenção humana).
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