Gestão de clínicas: o que fazer para aumentar a taxa de comparecimento aos exames?

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Se preferir, ouça o conteúdo para aumentar a taxa de comparecimento aos exames na gestão de clínicas.

Para quem trabalha com clínicas e exames, o não comparecimento dos pacientes pode criar uma dor de cabeça. Esse é um fator que merece atenção na gestão de clínicas. Antigamente, lugares assim ligavam às pessoas para confirmar a presença, mas hoje a tecnologia pode ter uma nova aliada: o WhatsApp.

Hoje, ele pode ajudar no atendimento ao cliente. Trazer respostas rápidas e um meio mais simples de entrar em contato com o indivíduo. Não precisa mais gastar com telefone e nem nada do tipo. Desse modo, dá para pensar em alternativas a fim de ter sucesso e trazer mais pessoas para os exames.

Um ponto importante é também a automatização. Algo bem legal para a gestão de clínicas, pois permite a confirmação ou não de um compromisso em apenas alguns instantes. Entretanto, para isso, precisa de um sistema de atendimento, como o peçaZap, por exemplo, ou até mesmo o RoboChat.

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Continue a leitura do texto e entenda mais sobre a gestão de clínicas e como aumentar a taxa de comparecimento vai ser essencial para o laboratório. Acima de tudo, como prestar um bom atendimento ao cliente pode fazer a diferença a fim de melhorar os indicadores e ter bons números.

Gestão de clínicas: o que fazer para aumentar a taxa de comparecimento aos exames?

Como está o comparecimento aos exames e às consultas da sua clínica ou laboratórios? Fazer uma gestão de clínicas eficiente passa por saber a saúde dos indicadores. O que tem dado certo, assim como aquilo que deve melhorar. O primeiro passo é entender: quais os motivos fazem alguém cancelar?

  • Falha no atendimento ao cliente
  • Demora para responder no WhatsApp
  • Imprevistos do paciente
  • Localização da clínica
  • Horário de trabalho
  • Esquecimento
  • Descontentamento dos pacientes
  • Não cumprimento de prazos
  • Longo tempo de espera

Repare então que muitos desses problemas são comuns. Uma boa gestão de clínicas consegue resolver por meio da tecnologia ao prestar um atendimento ao cliente eficiente. Assim, de que modo isso pode acontecer? A tecnologia vai ajudar por meio da automatização, garantindo respostas rápidas e bons resultados.

Indicadores mostram saúde do negócio

Assim como em qualquer empresa, com laboratórios e clínicas não é diferente. Os indicadores possuem papel essencial, pois servem para mostrar o que está certo ou não. No caso específico da gestão de clínicas, há alguns particulares que ilustram o cenário.

  • No-show de pacientes
  • Tempo de espera
  • Taxa de ocupação das agendas
  • Tempo de consulta/realização do exame
  • Satisfação do paciente

Esses tópicos, portanto, ajudam a entender como está uma clínica. Ter um no-show não é bom, por exemplo, assim como o tempo de espera também não deve ser alto. Por outro lado, a satisfação do paciente precisa ter níveis elevados, então a necessidade de agregar o WhatsApp e outras tecnologias no atendimento.

Desse modo, a taxa de ocupação das agendas pode ser grande, mas deve ser organizada. Não dá para marcar muitas pessoas em um mesmo dia, sobrecarregar e, assim, demorar mais que o esperado. Tudo isso atrapalha os indicadores, bem como pode diminuir a taxa de comparecimento. Não é o que você quer.

Tecnologia no agendamento

Desse modo, o principal ponto de ajuda no aumento do comparecimento às consultas e aos exames se dá na parte do agendamento. Use o WhatsApp para fazer isso. Com uma ferramenta, você consegue fazer a automatização desse serviço e, assim, enviar para os pacientes sobre o compromisso com a clínica.

Nem mesmo para pessoas que tenham dificuldade em usar o WhatsApp se torna um impeditivo. Por que? Simples, ao prestar esse atendimento ao cliente, a plataforma se mostra intuitiva. Tudo fica muito bem explicado e dá para aumentar a taxa de comparecimento apenas com alguns toques, em poucos segundos.

O agendamento, por exemplo, tem que ser rápido e eficiente. Quando você usa a tecnologia, as respostas rápidas acontecem de maneira automática. Portanto, dá para personalizar com o que quer que apareça, informações como nome, telefone e confirmação do horário para comparecimento à clínica.

Seguir algumas dicas pode ser essencial para ter sucesso e evitar dores de cabeça com o agendamento de pacientes. Lembre que o processo deve ser simples em meio à gestão de clínicas.

  1. A automatização vai te ajudar. Envie lembretes automáticos sobre a consulta ou o exame.
  2. Use o WhatsApp a fim de falar com seu cliente e confirmar o comparecimento.
  3. Faça a confirmação de modo rápido, sem muitos campos a preencher ou teclar.
  4. Tenha um bom atendimento ao cliente para o deixar satisfeito.
  5. Um software, como o peçaZap te ajuda com a comunicação.

peçaZap ajuda no atendimento ao cliente

Uma solução para a gestão de clínicas se dá por usar o peçaZap. Essa ferramenta funciona 100% na nuvem, então o laboratório ou a clínica não vão precisar de novos equipamentos ou uma super estrutura. Somente o acesso à internet, portanto, já basta para a máxima performance.

Dá ainda para organizar os pacientes por setores. Se você tem uma série de exames na clínica, isso então auxilia no processo de organização. A plataforma permite categorizar as pessoas, agilizar os processos de atendimento ao cliente, dar respostas rápidas, ter um único número de WhatsApp para toda clínica e segmentar.

O trabalho se torna mais simples no dia a dia e a gestão de clínicas eficiente. Seu laboratório vai conseguir aumentar a taxa de comparecimento e ainda ter maior gerenciamento durante o dia a dia por meio da tecnologia e da automatização, transformando assim o peçaZap em seu aliado.

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