O planejamento é essencial em um call center. Em todas as áreas, você precisa estar atento aos próximos passos. Isso pode então trazer impacto direto na produtividade dos colaboradores. Se ela não estiver boa, são os números que vão sentir, pois não conseguirão os resultados esperados.
Portanto, estratégias são fundamentais para as televendas. Elas vão ser responsáveis por definir os próximos passos. Como conseguir isso. De que maneira deve ser feito. Um recurso muito usado no dia a dia é o Plano de Capacidade. Em suma, você sabe o que significa? Como pode ser usado?
O que é o Plano de Capacidade?
O Plano de Capacidade também recebe o nome de Plano de Dimensionamento. Normalmente, é criado com muita antecedência do período em que está planejado. O objetivo é levar em conta o tempo requerido para recrutar e capacitar pessoal adicional. Ou então gerar espaço de trabalho adicional.
Desse modo, o Plano de Dimensionamento é diferente da programação que determina quando trabalhará o pessoal existente. Em casos assim, os dados precisam estar à mostra, pois permite uma decisão mais certeira. Independente do segmento, a empresa precisa saber quanta demanda consegue atender.
Efeito no dia a dia
Quando você tem noção da demanda, o Plano de Capacidade fica muito mais fácil. Agora, imagine que os números não estão disponíveis. Não dá para mensurar quanto é possível atender. Então, pode pegar acima do possível. Assim, o atendimento será ruim. Isso afeta a credibilidade da marca, porque não há organização.
Portanto, busque formas de ter organização quanto aos indicadores. Esses números vão te ajudar muito nas vendas e também em como atender o cliente. Assim, você vai colher os frutos com muito sucesso e garantir a produtividade.