Você costuma assistir às Olimpíadas? Mesmo quem não é fã de esporte se identifica com as competições e gosta de acompanhar e torcer. São as mais diversas modalidades, nos mais variados ambientes. O objetivo é sempre representar seu país com orgulho e, se possível, trazer uma medalha de ouro, prata ou bronze.
Entretanto, os jogos também pode ser muito importantes a fim de trazer ensinamentos. Podem ajudar, por exemplo, na hora de empreender. Assim como tem a opção de vender mais a partir de lições. Ou então impulsionar o número de vendas com aprendizados que os duelos dão.
As lições das Olimpíadas são extremamente importantes. Você pode levar seu empreendimento para outro nível. São ensinamentos muito bons, principalmente sobre vendas, gestão de equipes, entre outros. Quer saber como fazer isso? De que modo os jogos podem te ajudar? O que fazer para empreender com dicas olímpicas? Segue então a leitura.
Olimpíadas: 5 lições que você pode tirar a partir dos jogos para levar sua empresa a outro patamar
Os Jogos Olímpicos acontecem a cada quatro anos e são marcados por momentos inesquecíveis. Na edição de 2021, em Tóquio, inicialmente marcada para 2020, mas adiada pela pandemia de Covid-19, não tem sido diferente. Tanto as modalidades coletivas quanto as individuais rendem capítulos marcantes na história.
Esses momentos podem trazer importantes lições das Olimpíadas, as quais devem ser usadas na hora de empreender. Isso, com certeza, vai trazer um impacto positivo nas vendas. Acima de tudo, tende a interferir em todos os âmbitos do negócio, o que deve levar à melhoria nos indicadores.
Liderança
Em esportes coletivos, é muito comum a figura do capitão ou da capitã. Eles são os responsáveis por liderar o time, conversar com árbitros e adotar uma postura de liderança durante as competições. Nas Olimpíadas, ter alguém que lidera pode significar a glória eterna. Ao empreender, pode ser a chance de vender mais.
Um bom líder nunca deixa os comandados à deriva. Pelo contrário. Consegue orientar os colaboradores, dar explicações e ensinar. Tudo com um tom moderado, sem exageros. Isso permite que a equipe se mantenha unida e consiga alcançar os objetivos, principalmente com as vendas.
Não existe idade
Quando você tem um negócio, não existe limite de idade ou um mínimo para dar certo. Esse é mais uma das lições das Olimpíadas. Pode ser novo, mais velho. Ter 20 ou 40 anos. Não há um número certo para alcançar o sucesso. Nos Jogos, por exemplo, Rayssa Leal levou a medalha de prata no skate com 13 anos.
Ao mesmo tempo, ela competia com uma norte-americana de 34. Temos outros casos, como Marcelo Tosi, que aos 51 anos vai representar o Brasil no hipismo das Olimpíadas. Em um negócio, a situação é a mesma. O que importa é sua dedicação, seu trabalho e suas realizações no ambiente profissional.
Resiliência
Não são raras as imagens de superação em momentos olímpicos. Atletas que chegam ao limite físico e mental para trilhar o caminho do sucesso e chegar ao lugar mais alto do pódio. Eles são exemplos de resiliência, superam as adversidades a fim de conquistar seus objetivos.
Em uma empresa, ser resiliente pode ser o ponto de virada para vender mais. Dificuldade? Para vendedores com esse perfil elas até podem existir, mas não chegam a ser um problema. Isso porque eles vão encontrar uma forma de superá-la. Assim, impactando nas vendas e nos números de forma positiva.
Paixão e conhecimento
O que você vê no olhar dos atletas? E no olhar dos seus colaboradores? Todos possuem paixão e conhecimento por aquilo que fazem? Se a resposta for negativa, a chance de conseguir bons resultados diminui. Nas competições, por exemplo, quem não tem amor pelo que faz ou não sabe o que faz, dificilmente vai alcançar a glória eterna.
Isso também vale para os negócios. É mais uma das importantes lições das Olimpíadas. O vendedor que não demonstra amor pelo que faz, ou então mostra para o cliente não ter conhecimento, dificilmente vai efetuar as vendas. Pelo contrário, vai prejudicar os indicadores do empreendimento. Já aquele que é o oposto vai vender mais.
Planejamento
As Olimpíadas acontecem a cada quatro anos. É o período usado para os atletas como preparação e assim chegar às competições dentro do seu auge. Ninguém vai conseguir uma medalha de ouro da noite para o dia. Precisa ter treinamento, preparação e consciência de onde quer chegar. Ao empreender é a mesma coisa.
Você não vai ter sucesso com seu negócio se resolver abri-lo da noite para o dia. Precisa estudar muito, analisar o mercado, como vai se dar a operação, o que fazer. A partir de então dá para se planejar a fim de conseguir bons resultados. Senão, vai se transformar em uma dor de cabeça e se tornar o último colocado entre os concorrentes.
Inspiração nas Olimpíadas
Os jogos são uma importante fonte de inspiração ao empreender. Afinal, as competições reúnem países, atletas e delegações de todo mundo, sempre pautadas pela organização e planejamento. O resultado aparece nos números, que sempre espantam pelo tamanho da magnitude das Olimpíadas.
Na edição de Tóquio 2020, adiada para 2021, a organização precisou se reinventar. Devido à pandemia de Covid-19, as competições não tiveram a presença de público. Isso gerou impacto na venda de ingressos, pois a expectativa era vender mais que em outros anos, arrecadando 800 milhões de dólares.
Assim como os negócios tiveram que mudar a forma das vendas, essa é mais uma das lições das Olimpíadas. Sem a receita com ingressos, grande parte do dinheiro recebido veio através de patrocinadores. Os valores são os maiores já registrados nos Jogos Olímpicos – 3,1 bilhões de dólares.