Vendas: 5 passos para trilhar o caminho do sucesso na sua empresa

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Abrir a planilha com os indicadores da empresa e ver bons números nas vendas. Esse é o desejo de todo empreendedor e dono de negócios. Entretanto, para conseguir isso, não dá para apenas ficar de braços cruzados. Pelo contrário, tem que colocar a mão na massa a fim de impulsionar os números.

Existem algumas dicas que ajudam no dia a dia de trabalho. O que fazer para melhorar os resultados? De que modo dá para conseguir bons indicadores? Como vender um produto? Isso consegue ser feito pelos vendedores? Eles precisam de treinamento? Qual a chave para trilhar um caminho de sucesso?

São duvidas muito comuns nos negócios. Portanto, cabe ao gestor ou empreendedor decidir qual rumo vai tomar em sua vida. Ele sempre deve estar atento ao atendimento ao cliente e às vendas, pois traz impacto direto na empresa. Desse modo, há cinco passos que todos devem percorrer para alcançar outro patamar.

Vendas: 5 passos para trilhar o caminho do sucesso na sua empresa

1º passo: Contato inicial

O primeiro degrau para subir a escada e alcançar o sucesso é o contato inicial. Entenda mais sobre o cliente para saber como vender. O tipo de perfil da pessoa, mas também as características do produto. Então, o que ele pode oferecer? Como vão ser as vendas? Quais os diferenciais?

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Com essas informações em mãos, chegou a hora do atendimento ao cliente por meio da prospecção. O primeiro contato deve causar boas impressões por meio de uma comunicação cordial. Entretanto, não force negócios, pois às vezes o consumidor está “conhecendo terreno”. Mostre o produto e como ele pode acabar com os problemas.

2º passo: Entendendo o cliente

Feito isso, é hora de percorrer mais um trecho de olho no sucesso dos negócios. Fique atento para não perder o timing, pois o consumidor não deve ter fechado na primeira tentativa, então a segunda é fundamental. Desse modo, entenda o cliente para saber como vender e o modo certo de abordar.

Qual o principal problema dele, afinal? O que está procurando? Em alguns casos, pode ser que nem mesmo o seu produto consiga solucionar as objeções. Assim, o vendedor deve se colocar no lugar do outro e o tom de voz tem um papel essencial no bom atendimento ao cliente.

3º passo: Tom de voz certo

Por que o tom de voz vai ajudar no modo de como vender? Ele tem a capacidade de transmitir uma relação de confiança ou até mesmo descrédito para o cliente. Existe uma linha tênue entre mostrar conhecimento e hesitar em responder alguma dúvida, o que pode levar à interpretação sobre falta de conhecimento e afetar as vendas.

A linguagem precisa ser clara e direta entre as partes. A exemplo do que acontece em processos de comunicação, evitar ruídos faz a diferença. Portanto, a voz do vendedor nunca deve se sobrepor à do consumidor. Nada de interromper ou falar mais alto durante o atendimento ao cliente, pois traz uma imagem ruim.

4º passo: Ferramentas para ajudar

Hoje, existem ferramentas de tecnologia que podem ajudar a trilhar o caminho do sucesso. Elas possuem papel fundamental ao auxiliar na melhora dos indicadores. Uma parte delas funciona com base na nuvem, ou seja, só precisa do bom acesso à internet para funcionar. Sem necessidade de muitos equipamentos e uma super estrutura.

Independente do recurso, o objetivo é sempre o mesmo: melhorar o atendimento ao cliente e, consequentemente, aumentar o número de vendas dentro dos negócios. Garantir a boa comunicação ajuda a empresa a ter uma imagem de respeito perante a opinião pública, o que interfere nos indicadores e traz aspectos positivos.

5º passo: Pós-vendas

Já o último passo é justamente após efetuar as vendas. O cliente comprou, então acabou? Nada disso! Falta pouco para a empresa conseguir alcançar o sucesso. Acima de tudo, o pós-vendas é fundamental, pois ele vai ajudar na fidelização. Acontece após resolver as objeções do cliente ao descobrir como vender e o negócio ser concluído.

Nessa etapa, a união entre o time de vendas e o de marketing deve ser certeira. A relação harmoniosa entre as duas partes impulsiona estratégias para manter a satisfação do cliente e aprimorar processos na empresa. O vendedor então também deve pedir feedbacks, criar promoções, descontos e processos para melhorar a vida do consumidor.

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