Vender por telefone: 5 dicas para bombar com empréstimos consignados

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São muitas as pessoas que procuram fazer empréstimos com finalidades diversas. Comprar ou reformar um imóvel. Adquirir um veículo. Abrir uma empresa. Obter capital de giro. Pagar outras dívidas. Todos são motivos. Uma das formas é o empréstimo consignado. Você pode, então, vender por telefone!

Essa modalidade é destinado a diferentes tipos de funcionários. Podem ser do setor privado ou do público. Além disso, também são permitidas vendas a aposentados e pensionistas. Isso pode acontecer pelo telefone ou então pessoalmente.

Vender por telefone: 5 dicas para bombar com empréstimos consignados

1. Faça uma apresentação adequada

Inicialmente, é necessário que o operador de televendas saiba apresentar o serviço. Portanto, chame a atenção do cliente ao mostrar como o empréstimo consignado pode ajudá-lo.

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Da mesma forma, as pessoas estão ocupadas. Assim, elas não se sentem dispostas a ficarem presas ao telefone escutando um operador falar de serviços que não interessam a elas.

Por esse motivo, o atendente deve iniciar a conversa se apresentando. Pergunte se a pessoa dispõe de alguns minutos para que seja feita a apresentação do serviço. Caso não disponha de tempo, pode marcar horário para um novo contato. Ou então ligue em outro momento para tentar vender por telefone.

É importante que a apresentação sobre empréstimo consignado seja objetiva e clara, porque atenderá às expectativas e necessidades do cliente.

2. Ofereça e armazene informação de boa qualidade

Essa dica complementa a anterior, pois é preciso oferecer informação de boa qualidade para despertar o interesse do ouvinte. Para vender empréstimos consignados por telefone, a informação fornecida pode ser um diferencial significativo. Isso considera que existem diferentes instituições oferecendo esse serviço.

Contar com bons parceiros de mailing é uma boa solução. Ou seja, alguém que ajude na propaganda e no marketing. É importante não apenas transmitir, mas recolher informações valiosas sobre o cliente e o mercado e reuni-las em um banco de dados para consulta nas televendas.

Desse modo, acumular bons dados torna mais fácil passar informações de boa qualidade aos clientes. Assim, pode facilitar a venda por telefone.

3. Escolha cuidadosamente o cliente

As informações sobre diferentes pessoas vão ajudar a selecionar o cliente ideal. É aquele que apresenta o perfil certo para receber propostas de empréstimos consignados. Entretanto, algumas pessoas, não estão interessadas em fazer empréstimos, independentemente de sua situação financeira.

Embora não seja tão simples assim separar em grupos as pessoas que desejam e aquelas que não querem de forma alguma fazer empréstimos, é importante estudar o perfil de cada uma delas.

No caso de empréstimos consignados, há, portanto, duas classes de clientes. Aposentados e servidores públicos. Algumas empresas privadas também permitem que o funcionário faça empréstimos desse tipo. O desconto das parcelas acontece, então, diretamente na folha de pagamento.

Assim, no Brasil, a quantidade de aposentados que faz empréstimos é alta. Como o desconto é feito automaticamente, a instituição corre riscos menores e oferece juros mais baixos às vendas. Então, o empréstimo consignado costuma ser a melhor solução para servidores público e aposentados. Os juros do empréstimo pessoal, geralmente, são mais altos.

4. Treine constantemente sua equipe

Para aumentar as chances de vender empréstimos consignados por telefone, é interessante treinar bem a equipe de operadores. Assim, eles precisam conhecer bem o assunto, saber todas as opções de pagamentos e taxas de juros. Porque poderão identificar bem os potenciais clientes. É preciso paciência para desenvolver o poder de persuasão em televendas.

Na verdade, oferecer empréstimos não é uma tarefa que todos gostam de fazer. Bem como não é todo mundo que gosta de realizar cobranças.

O treinamento e a capacitação vão ajudar a empresa a ter melhores resultados. Ou seja, a conquistar uma taxa de retorno mais satisfatória com as vendas.

5. Utilize a tecnologia adequada

A empresa, entretanto, precisa ter tecnologia apropriada para o melhor atendimento. Os softwares devem oferecer aplicações como URA, PABX, atendimento eletrônico, gravação de chamadas e telas, call center e contact center, integração entre o sistema de computadores e o sistema de telefonia, entre outros.

Portanto, deve se considerar o uso de uma plataforma inteligente unificada e do atendimento multicanais. Também é importante utilizar CRM, um sistema para gerenciar o relacionamento com o cliente de televendas.

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