Gestão de equipes: saiba como lidar com funcionários ociosos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um time produtivo ajuda no sucesso do empreendimento. Se os funcionários ficam ociosos por longos período, entretanto, há uma perda na capacidade produtiva. Esse é um problema grave e que deve ser solucionado de forma eficiente pela gestão de equipes dentro dos negócios.

Todo empreendedor precisa se perguntar: meus funcionários passam muito tempo ociosos? Uma resposta positiva passa por mudanças que devem ser feitas na gestão empresarial. Assim, corrigir o que tem dado errado, bem como aperfeiçoar o que já funciona em relação aos indicadores da empresa.

Gestão de equipes: saiba como lidar com funcionários ociosos

Determine as prioridades para as atividades

Muitas vezes, os colaboradores entram em um ciclo de ociosidade porque não conseguem definir o que fazer na sequência. Em um ambiente com múltiplas etapas para conclusão de uma tarefa, como o call center, é comum que os funcionários percam muito tempo até criar um fluxo de trabalho.

Centralize suas vendas em 1 tela com peçaZap

A melhor maneira de evitar o problema é definir quais são as atividades prioritárias nos negócios. Padronize e especifique o que deve ser feito e em qual ordem. No call center, por exemplo, aponte se é mais importante zerar a fila ou realizar campanha ativa. Desse modo, aumentam as chances de acertar nos indicadores.

Crie cronogramas que otimizem o tempo

Além disso, a gestão de equipes também passa pela elaboração de cronogramas completos. Preveja então a demanda para o time e crie um planejamento. É uma forma de estabelecer prioridades e garantir cumprimento de prazos e objetivos dentro dos negócios.

Durante a elaboração do cronograma, pense em formas de otimizar o tempo. Distribua assim a jornada de modo a criar ciclos produtivos nos funcionários. Entretanto, sem esquecer das pausas necessárias. Ao montar um mapa de como usar tal recurso, o desperdício pelo ócio é reduzido por meio de gestão empresarial.

Gestão de equipes: saiba como lidar com funcionários ociosos

Estipule metas desafiadoras e alcançáveis para uma gestão de equipes mais eficiente

A motivação e o engajamento são componentes essenciais de uma gestão de equipes. Já que a intenção é combater o ócio, nada melhor que oferecer situações desafiadoras para os colaboradores. Defina metas desafiadores, que exijam dedicação e produtividade. Mas, que sejam alcançáveis, pois senão o efeito será inverso. Comunique as metas e crie sistemas de recompensa nos negócios para aqueles com melhor desempenho.

Entenda os motivos da ociosidade

Mesmo com um bom planejamento, a gestão de equipes pode não conseguir vencer o ócio de forma completa. Quando isso acontece, o provável é que tenha causas ocultas no ambiente de trabalho. Pode ser o clima organizacional, sobrecarga de função e até falta de recursos adequados.

Com uma visão honesta e aprofundada dá para corrigir os problemas e favorecer o aumento de desempenho. Isso pode ser feito ao interpretar indicadores ou então em conversas com os colaboradores.

Faça um controle preciso de atividades

Uma boa gestão de equipes também inclui um acompanhamento consistente. Para garantir que todas as ações têm tido resultados esperados, implemente um controle de atividades. Portanto, esse vai ajudar a analisar os indicadores para tomada de decisões na gestão empresarial.

Em um televendas, por exemplo, há como verificar o volume de chamadas, de contatos bem-sucedidos e de feedback positivo. Com o controle do que tem sido feito, há máxima visibilidade sobre os níveis produtivos. Combater a ociosidade então é essencial nos negócios.

OBTENHA RELATÓRIOS PERSONALIZADOS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE DO SEU TIME

Televendas Fácil Esqueça PABX Telefone ou Operadoras

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Espere! Não vá embora agora!

Ganhe 50% de desconto em ferramenta para dobrar suas vendas, veja uma demonstração agora.

Espere não vá embora agora!

Responda os clientes com mais agilidade

Nunca mais deixe ninguém esperando por resposta.

Responda os clientes com mais agilidade Popup Empresa Digital