Se preferir, ouça o texto sobre técnicas de vender por telefone!
Quantas vezes uma empresa já te ligou para oferecer um produto? Aposto que foram várias. Entretanto, se não adotar técnicas de vendas corretas, dificilmente alguém vai ter sucesso com isso. Vender por telefone costuma ser uma alternativa, principalmente para quem deseja expandir os negócios.
As televendas não têm barreira geográfica, por exemplo. Dá para uma empresa estar em São Paulo e alcançar um consumidor do Norte do país. Ao mesmo tempo, a comunicação com o cliente não pode ter erros. Afinal, não existe o “olho no olho”, então a informação tem que estar clara, sem rodeios.
Vender por telefone parece algo simples, mas a pessoa deve estar preparada para a rejeição. Nem sempre as vendas vão prosperar. Isso acontece por diferentes motivos, como o serviço de telefonia, o diálogo com o consumidor, barreiras do próprio indivíduo, entre outras.
Portanto, se quiser aumentar as televendas, a empresa tem que seguir algumas dicas valiosas a fim de alcançar os resultados esperados. Separamos técnicas de vendas que com certeza farão os números triplicarem. Acima de tudo, o negócio vai colher os resultados dessas práticas.
Vender por telefone: 7 técnicas valiosas que nunca te ensinaram para triplicar seus números de maneira simples
Antes de ver as técnicas de vendas abaixo pense: como estão os números do seu negócio? Em que pontos posso melhorar? O que posso fazer? Ter autocrítica também é muito importante, pois assim você enxerga problemas de modo diferente e, assim, dá para impulsionar os números.
1. Use um bom serviço de telefonia
Problemas com operadoras de telefonia são bem comuns em que tenta vender por telefone. Ruídos na ligação, chamada que cai a todo momento, dificuldade para entender o outro lado. Esses são só algumas das dificuldades que empresas costumam encontrar na comunicação com o cliente.
Desse modo, o lugar deve pesquisar bastante para usar um bom serviço de telefonia. Hoje, existem recursos melhores que os tradicionais. O fone.click, por exemplo, consegue reduzir custos e tem instalação mais simples. Além disso, seu funcionamento se mostra fácil. Apostar em tecnologias assim rende lucros ao negócio.
2. Perguntas são essenciais
Principalmente se você estiver na primeira abordagem das televendas, perguntar é um ato fundamental a fim de entender melhor qual o perfil do cliente. Não tenha medo de questionar. Perguntas assim ajudam ao longo do processo, pois dão maior dimensão de quem é a pessoa do outro lado da linha.
Atitudes assim ajudam a tornar o processo mais fácil e assertivo. Em televendas, manter um bom diálogo através de um tom de voz equilibrado ajuda a impulsionar os números. Se você entender o perfil de quem você está tentando vender, as coisas tender a ficar menos complicadas.
3. Escute as gravações já feitas
Ao vender por telefone, você deve pensar em gravar as ligações. Não apenas como uma forma de se proteger de ações ou algo do tipo, mas também como aprendizado. Faça isso e aproveite o tempo livre para ouvi-las novamente. O que você pode tirar de lição delas? Dá para melhorar em algum ponto?
Situações do tipo oferecem a chance de melhora no processo de negociação. Essa é uma técnica de vendas que não vai servir para o momento, porém para o futuro. A empresa identifica o que fez de errado ou então aquele ponto que dá para se desenvolver e focar seus esforços naquilo. Portanto, evite problemas com telefonia.
4. Apresente soluções
Na esteira do tópico anterior, ao perguntar mais sobre os clientes, você vai poder pensar em técnicas de vendas a fim de alcançar seus objetivos. Acima de tudo, identificar os problemas te fará saber mais sobre o consumidor. Isso então permite um atendimento muito mais certeiro, assim como dá para apresentar soluções.
Quando você apresenta soluções, as chances de vender por telefone aumentam. Afinal, o cliente fica sem justificativa para tentar objeções. O problema está resolvido, então não há desculpa para não fechar o negócio.
5. Use gatilhos mentais
Se gatilhos mentais já são recomendados pessoalmente, imagine ao tentar negócio por meio da telefonia. Sem o “olho no olho”, esse recurso passa a ser essencial. Há diferentes formas de atrair o cliente através dessas dicas que buscam facilitar a tomada de decisão do consumidor na hora das vendas.
Há diferentes formas de uso, como o gatilho da escassez, que mostra para a pessoa que a oferta está acabando. Ainda tem, por exemplo, o da urgência, em que o negócio está relacionado ao tempo. Provas sociais, humanização, reciprocidade são outras alternativas semelhantes.
6. Entusiasmo e inspiração
Ao vender por telefone, o tom de voz faz total diferença em um negócio. Se o vendedor não mostrar entusiasmo e inspiração, como vai convencer o cliente? Essa é uma das técnicas de vendas que qualquer pessoa ao entrar em uma empresa deve saber. Se transparecer uma falta de empolgação, só irá atrapalhar.
Imagine uma pessoa que liga e ouve alguém desanimado do outro lado. Assim como a empolgação pode ser contagiante, a melancolia também pode. Além disso, ainda corre o risco de passar a imagem de que o serviço ou produto ofertado não é bom, pois não anima nem mesmo o vendedor.
7. Siga o roteiro
Em televendas, ter um roteiro pode ajudar na condução do diálogo com o cliente. Entretanto, o vendedor precisa estar atento e usar o script apenas como base. Desse modo, entender também o contexto conforme a conversa se desenrola. Em alguns casos, por exemplo, as orientações podem mudar.
O roteiro, portanto, deve servir como um apoio na hora de vender por telefone. Mas, não pode ser a única forma de orientar uma conversa. Cabe à pessoa que tenta a venda entender qual a melhor forma de abordagem em cada situação. Isso sim vai ajudar a melhorar os números.
Dica extra: recursos de telefonia para as vendas
A tecnologia pode ser uma importante aliada na hora das vendas. Isso vale também ao usar a telefonia, pois existem duas plataformas extremamente úteis. Uma é o peçaZap, que vai ajudar bastante no atendimento ao cliente e, portanto, aumentar os números nos negócios.
Há ainda o fone.click, um conceito moderno e inovador de telefonia. Ou seja, você vai vender por telefone e reduzir os custos. Além disso, esqueça os problemas comuns de operadoras tradicionais. Ruído na comunicação, dificuldade de estabelecer uma chamada, cobranças indevidas. Nada disso acontece e ainda ajuda nas televendas.