Para que uma empresa possa crescer e atender bem seus clientes, é essencial ter um sistema de comunicação eficiente. Por telefone ou pela internet, os clientes têm que conseguir resolver problemas ou conseguir informações de uma forma fácil e rápida. Por isso, a telefonia digital possui papel essencial no dia a dia das televendas.
Ela serve para facilitar a comunicação dentro e fora da empresa. Além disso, melhora o atendimento prestado aos seus consumidores. Isso é importante em um mundo onde basta uma simples chateação para migrar à concorrência.
Assim, a telefonia tradicional é cara e tem custo alto de manutenção. Já o serviço VoIP traz várias vantagens e hoje pode ser encontrado em companhias de todos os tamanhos. Varia das menores às multinacionais. Tecnologias como a banda larga melhoraram o cenário de adoção com a telefonia na nuvem.
O serviço também é facilmente escalável. Assim, supre necessidades de um crescimento de postos dentro da empresa. Mas, ainda existem várias outras vantagens. No post, veremos porque cada vez mais empresas estão utilizando o sistema de telefonia digital.
Telefonia digital: tudo o que você precisa saber sobre o tema
A sigla VoIP significa Voice over Internet Protocol, (ou Voz por protocolo de Internet). Na verdade, o VoIP é o conceito da tecnologia da transmissão. Já a telefonia IP é o sistema. Trata-se de um sistema de telefonia na nuvem. Portanto, somente o acesso à internet é necessário para o funcionamento.
Inicialmente, os sistemas de telefonia digital eram bem limitados. Mas, hoje, sabemos como são ricos em recursos e acessíveis. Eles fornecem excelente qualidade de voz e têm a capacidade de crescer à medida que seu negócio se expande.
Já a telefonia tradicional, ou analógica, é baseada na Rede Telefônica Pública Comutada. Ou seja, cabos de cobre e fibra óptica. Por não compartilhar da mesma estrutura física da internet, ela se torna mais cara na instalação, manutenção e valores cobrados pelas chamadas.
Alguns especialistas dizem, por exemplo, que este tipo de telefonia vai acabar em alguns anos nos EUA e na Austrália. No Brasil, a Anatel começou a discutir o fim das concessões de telefonia fixa pelo desinteresse dos consumidores.
Vantagens do sistema VoIP
1. Diminuição dos custos
A telefonia digital tem uma série de vantagens sobre o sistema de telefonia tradicional. Nesse sentido, a principal razão para que tantas empresas estejam optando por utilizar a digital é o custo. O VoIP é muito barato. A depender de para onde e como vai fazer as chamadas, pode ser usado gratuitamente.
O grande diferencial da telefonia IP é que ela adiciona valor à infraestrutura existente, sem custos adicionais. O VoIP transmite os sons por meio da infraestrutura de internet padrão, usando o protocolo IP. Ou seja, você pode se comunicar sem pagar nada a mais do que a sua conta de Internet mensal.
Nas empresas, o sistema VoIP garante uma maneira de reduzir os custos de comunicação sem um alto investimento em hardware. Também não gasta com manutenção de uma equipe de suporte de TI fixa. Tudo pode ser feito a partir de um provedor de telefonia internet de sua própria confiança e sistemas em tempo real, por exemplo.
2. Mobilidade
Qualquer pessoa da empresa que esteja conectada à internet pode acessar. Não é necessário estar no ambiente corporativo. Assim, se o seu negócio é baseado em vendas, seus funcionários comerciais terão uma mobilidade maior. Eles, então, podem otimizar o tempo entre as visitas para fazer contato com outros clientes.
Outra funcionalidade portanto é o serviço de transferência de chamadas oferecido pela plataforma, ajudando também nas televendas. Além disso, se um executivo precisar de uma videoconferência de qualquer lugar, é possível por meio da web com o mesmo serviço de telefonia digital.
3. Recursos adicionais
Atualmente, os clientes não estão necessariamente no escritório o dia todo. Você, muito possivelmente, também está. Por isso, gerencie chamadas, mensagens de texto e outros recursos com o serviço de telefonia digital.
Ao contrário de telefones tradicionais, a telefonia digital permite responder aos clientes que utilizam um número local ou número VoIP que suporta SMS. Existem ainda muitos outros recursos disponíveis, como, por exemplo, o correio de voz, o encaminhamento e o autoatendimento.
4. Segurança
A segurança é sempre fundamental ao falar de informações de uma empresa. Assim como a telefonia convencional está suscetível a invasões, grampos e outros problemas de segurança, a telefonia digital também pode ser alvo de ataques.
Isso, entretanto, apenas se a empresa não se preocupar com a segurança do seu sistema, pois conter as invasões é muito simples.
Ao projetar uma rede de telefonia na nuvem, deve-se levar em consideração diversos componentes. Entre eles, o acesso à internet, protocolos de segurança e treinamento. Todos são necessários assim para a rede operar no máximo da qualidade técnica e de segurança, podendo levar o atendente a focar nas vendas.
5. Melhor atendimento ao cliente
Como a telefonia na nuvem pode ajudar a melhorar o serviço de atendimento ao cliente? A primeira coisa que você precisa saber então é que se você tem um telefone fixo, analógico e já usado para SAC, não vai precisar mudar. É possível conectá-lo ao PABX IP para impulsionar as televendas desse modo.
Além de integrar seu sistema VoIP com uma plataforma CRM e dar todas as informações para a equipe de televendas, ainda traz mais vantagens. Pode colocar chamadas em espera com música de fundo ou uma mensagem institucional de forma mais fácil do que em uma URA, por exemplo. Assim, pode falar de novos serviços, promoções e comemorar datas especiais como o Dia do Cliente.
Ao decidir migrar da telefonia analógica para a telefonia digital, contrate então uma empresa capaz de desenvolver plataformas inteligentes de comunicação unificadas. Desse modo, garanta segurança e disponibilidade do serviço. Esse investimento inicial trará retorno rápido e duradouro, de forma eficiente e segura para as vendas.
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O Televendas Fácil, por exemplo, permite flexibilidade no trabalho. Assim, garante agilidade ao trabalho pela produtividade dos colaboradores e satisfação dos clientes. Isso resulta em aumento nas vendas e melhora na reputação do negócio.
Há uma série de funcionalidades importantes, como a possibilidade de acompanhar e gravar as chamadas em tempo real, discador automático, relatórios personalizados, entre outros, a fim de simplificar o dia a dia de trabalho.
Trata-se de uma ferramenta de telefonia na nuvem. Ou seja, a única condição é o acesso à internet. Não é preciso ter uma mega-estrutura. Assim, há economia com os gastos, algo saudável para sua empresa. Porque o time pode focar nas vendas do seu serviço.