Por que substituir o PABX convencional por PABX IP/Híbrido?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A comunicação no atendimento ao cliente é de fundamental importância para a empresa se tornar competitiva. Com as tecnologias disponíveis, já é possível otimizar a comunicação nas centrais. Um bom exemplo é o PABX, que pode ajudar com o atendimento e as vendas.

Entretanto, há um questionamento. Por que substituir o PABX convencional por PABX IP/Híbrido? Isso acontece principalmente pelo desenvolvimento de novas tecnologias. O recurso mostra um sistema centralizado que recebe e distribui ligações telefônicas a partir de diferentes ramais.

Esse sistema permite que sejam feitas ligações internas ou externas ao mesmo tempo. Torna então a comunicação empresarial mais prática no dia a dia. Dá para funcionar com base na telefonia na nuvem, ou seja, só precisa da internet para um bom funcionamento. Assim, dispensa equipamentos ou uma estrutura.

Por que substituir o PABX convencional por PABX IP/Híbrido?

O PABX híbrido

O PABX IP/híbrido é uma tecnologia que unifica a tecnologia analógica, digital e IP. Assim, seu funcionamento ocorre por módulos prontos que recebem troncos de comunicação e suas placas. O objetivo então é conectar ambos entre os ramais analógicos ou entre as operadoras de telefonia.

Fone.click A Telefonia do Futuro Chegou

Portanto, o PABX híbrido efetua o cálculo de rota mais curta para cada chamada. Permite, desse modo, uma gestão de dados e ligações mais eficaz. Isso pode acontecer no formato de vídeo ou áudio. Em suma, consegue trazer melhorias na comunicação para o atendimento nos negócios.

A redução de custos

O uso do PABX híbrido promove, em médio e em longo prazo, a diminuição de gastos e um ótimo retorno sobre o investimento. Com todos os ramais unificados, é possível efetuar chamadas gratuitas entre os diferentes setores dentro e fora da empresa matriz. Desse modo, a conta mensal de telefone tende a ser mais baixa.

O PABX IP também envolve custos baixos de manutenção, o que ajuda a economizar dinheiro. E como as ligações de longa distância são feitas pela rede IP, a tarifa é menor ou, em alguns casos, não existe.

A melhoria na transmissão dos dados

A transmissão digital permite que o processo de comunicação usufrua de uma significativa melhoria. Os recursos aplicados na tecnologia IP e o tempo dispendido com ela são, aproximadamente, 50% menores que nos processos de PABX convencional.

A gestão otimizada

A configuração e os ajustes relativos à manutenção são efetuados por meio de uma interface acessível, muito intuitiva. Até quem não é um profissional de instalação consegue realizar modificações básicas, se for necessário. Com isso, focar nas vendas com mais afinco.

Por meio do painel de gestão, é possível acompanhar a situação do sistema de telefonia com transparência e rapidez. Isso é mais difícil quando se faz uso de um sistema PABX tradicional.

A unificação dos ramais e a facilidade em sua alteração

O PABX híbrido permite unificar todos os ramais, sejam de telefonia IP, sejam de telefonia convencional. Dessa maneira, não é preciso modificar o número de nenhum funcionário, não importando em qual setor ele atua ou passe a atuar.

Sempre que for necessário, remova ou acrescente telefones ou ramais IP associados ao PABX. Essa estratégia é útil para quem pretende modificar seu número. Também ajuda caso o sistema PABX precise de algum conserto. Neste caso, a empresa não terá problemas com a manutenção, suspendendo as operações temporariamente, por exemplo.

Na verdade, se surgirem problemas em um ramal específico ou na rede, a empresa poderá identificar e realizar correções com rapidez, reduzindo os riscos e prejuízos para a corporação.

O aumento da produtividade

O sistema PABX IP/híbrido também favorece a produtividade da organização por meio da UC, ou seja, das comunicações unificadas. É permitido acessar dispositivos móveis para usar as opções que o sistema oferece.

A chamada pode, por exemplo, ser redirecionada para um dispositivo móvel se a pessoa não estiver em seu ramal no momento da ligação. Isso sem considerar horário ou lugar, já que a mobilidade não está sujeita a essas limitações.

Como resultado, a produtividade tende a aumentar. Afinal, os funcionários acessam o sistema em qualquer lugar em que se encontram, e não apenas dentro da empresa. Essa mobilidade é interessante para quem atua com Tecnologia da Informação no setor de negócios, vendas, contratos, suporte aos clientes, e assim por diante.

A otimização no atendimento ao cliente

O PABX híbrido também é uma ótima solução para os empreendedores que desejam aprimorar ao máximo seu atendimento ao cliente. Com a ajuda do PABX IP, dá para implantar a URA, que se caracteriza por uma gravação personalizada para efetuar o atendimento das ligações telefônicas.

Isso acontece pela telefonia na nuvem ao precisar só da internet. O cliente é direcionado para o setor específico onde deseja realizar a demanda. Desse modo, sem passar por muitos atendentes. Com a URA, o atendimento fica mais rápido e satisfatório, pois filtra melhor.

A utilização de imagens

As videochamadas são recursos digitais que crescem no mercado, proporcionando a visualização de imagens em tempo real durante a conversa. Com o sistema de telefonia na nuvem, as imagens em tempo real são fáceis de acessar e favorecem uma aproximação mais estreita entre as pessoas.

O melhor desempenho

Como se trata de um sistema que integra diferentes soluções (daí o nome híbrido), o PABX IP/híbrido oferece um padrão de desempenho mais satisfatório, de melhor qualidade. A boa performance está na facilidade do uso, rapidez na efetivação de processos, bem como a necessidade apenas da internet para funcionar a telefonia na nuvem.

A interligação entre a sede e as filiais

Outra vantagem em adotar o PABX híbrido é que ele melhora a comunicação entre os setores da empresa matriz e com os setores de suas filiais, estejam elas em qualquer local (até fora do país). Isso tende a impactar as vendas, pois as estratégias passam a ser melhor alinhadas.

Para que seja possível essa interação, basta que as empresas filiais estejam ligadas à empresa matriz por uma plataforma IP usada pelo sistema. Não há custo adicional sobre as ligações e chamadas telefônicas.

Vale a pena usar o PABX híbrido

Enfim, o PABX IP/híbrido oferece todas as vantagens do sistema tradicional acrescidas de outros benefícios. Existe mesmo a possibilidade de moldar a central de acordo com o perfil de cada negócio, ou seja, uma customização eficiente. A tecnologia tende a melhorar as empresas

O PABX híbrido é uma alternativa sofisticada ao PABX tradicional, pois funciona a partir da telefonia na nuvem. O seu custo-benefício se tornará evidente em médio e em longo prazo, mas a satisfação dos clientes internos e externos será imediata. Desse modo, o resultado também pode aparecer nas vendas e nos indicadores da empresa.

FILTRE OS CLIENTES POR NECESSIDADES E AUMENTE AS VENDAS EM SEU NEGÓCIO

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Aumente a produtividade do seu time!

Acompanhe o desempenho em tempo real por meio de relatórios personalizados e tenha muito mais eficiência em seu negócio.

Live especial para você!

Assista 100% gratuita e online para descobrir como aumentar as vendas e a taxa de comparecimento em laboratórios e clínicas!

É HOJE, dia 30, às 21h!

Popup Live Novembro

Precisa de ajuda em seu negócio?

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Faça parte de nossa lista VIP!

Precisa de ajuda em seu negócio Empresa Digital VulcaNet