Comunicação entre matriz e filiais: 5 dicas para melhorar e impulsionar os negócios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Tratando-se de comunicação entre matriz e filiais, um dos principais desafios é superar a distância física. Ela pode fazer com que as pessoas tenham percepções diferentes do que está sendo falado. Assim, há a chance de interferir no diálogo entre as duas partes.

Neste contexto, é preciso ressaltar a importância da comunicação uniforme e alinhada com os objetivos da organização. Desse modo, o fortalecimento e o crescimento do negócio se dá de forma saudável e sustentável.

Assim, a adoção dos direcionamentos da matriz ajudam, inclusive, na percepção de qualidade da empresa. Ao mesmo tempo, transmite ao público credibilidade.

5 dicas de como melhorar a comunicação entre matriz e filiais para impulsionar os negócios

1. Aposte nos Procedimentos Operacionais Padrão (POP)

A implantação do POP na organização deve ser considerada para padronização de rotinas. É um método simples, pois inclui informações de cada processo da empresa.

Fone.click A Telefonia do Futuro Chegou

Além disso, o POP serve de base para o mapeamento de como determinada função deve ser executada. Sem essa estrutura, as estratégias operacionais entre matriz e filial tornam-se impraticáveis. Isso prejudica a comunicação.

2. Fique atento ao sistema utilizado

Trabalhar com um sistema integrado colabora para a obtenção de melhores resultados. Pela unificação das informações entre a matriz e filiais e o controle permanente de demandas, você terá melhorias na gestão. Isso então gera ganhos, inclusive, de agilidade na tomada de decisões.

Entretanto, é importante focar no uso correto do sistema, pois de nada adianta ter os números e dados se eles não forem confiáveis. Com os dados alimentados e indicadores calibrados, a gestão da empresa estará pronta para um processo de tecnologia da informação.

3. Mantenha uma comunicação ativa

Manter uma comunicação interna eficiente e, principalmente, estabelecendo canais adequados como e-mail, jornais, murais e intranet, é uma ação fundamental no processo de melhoria da relação entre matriz e filiais.

Os veículos de comunicação possibilitam a troca da informação entre setores. É um pilar a ser observado para que o processo de integração entre matriz e filial seja efetivo.

Ações voltadas ao público externo também colaboram para isso, pois tornam a marca mais valorizada e auxiliam a disseminação dos valores de sua empresa.

A comunicação na empresa deve girar em torno de duas estruturas básicas entre matriz e filiais. Primeiramente, a manutenção da identidade da organização. Na sequência, o padrão de qualidade já conquistado na matriz.

4. Otimize a comunicação de sua empresa por meio de plataformas inteligentes

Realizar contatos por intermédio de soluções de telefonia é uma boa solução para integrar a comunicação entre matriz e filiais. Essas ferramentas podem tornar a comunicação interna da sua empresa mais simples, objetiva e com menos custos.

5. Treine os colaboradores

Distâncias físicas podem implicar em diferenças culturais. Por isso, é muito importante manter os colaboradores alinhados com os objetivos da organização e fomentar o espírito de pertencimento ao negócio.

Portanto sempre treine a liderança e oriente a multiplicar informações de modo correto. Assim, zelar pelos valores da organização.

TENHA UMA PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA E MELHORE O ATENDIMENTO

Comunicação entre matriz e filiais: 5 dicas para melhorar e impulsionar os negócios

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Aumente a produtividade do seu time!

Acompanhe o desempenho em tempo real por meio de relatórios personalizados e tenha muito mais eficiência em seu negócio.

Precisa de ajuda em seu negócio?

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Faça parte de nossa lista VIP!

Precisa de ajuda em seu negócio Empresa Digital VulcaNet