Canais de atendimento 0800: por que não atendem chamadas de celular?

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Os canais de atendimento 0800 são bastante populares, tanto nos serviços públicos quanto nos privados. Sem que haja custos para o cliente, a solução permite que as pessoas liguem a um órgão ou empresa, tirem dúvidas ou resolvam problemas.

Contudo, vale dizer que é muito comum que as únicas chamadas atendidas pelas centrais de atendimento ou call center sejam aquelas realizadas por meio de telefones fixos. Quando os celulares são empregados, o processo sequer é iniciado, o que pode trazer prejuízo no atendimento ao cliente caso ele não saiba o que fazer.

Para entender porque isso acontece, veja uma análise sobre o tema e conheça as opções mais certeiras para as chamadas de celular. Principalmente, qual o melhor número para usar nos canais de atendimento e como a telefonia digital pode ser útil para seus negócios.

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Canais de atendimento 0800: por que não atendem chamadas de celular?

Embora haja a ideia de que o canal 0800 é gratuito, ele é, na verdade, pago pela empresa que o oferece no mercado. Ou seja, a empresa que atende a chamada arca com cada ligação recebida, financiado o contato estabelecido pelo cliente.

O preço para cada solicitação do tipo é diversa, de acordo com a origem. Enquanto as de telefone fixo trazem valor padrão, as que são feitas por número de celular contam com tarifa adicional.

Portanto, elas não são atendidas naquele canal, visto que custam mais caro para o negócio, o que derrubaria fortemente sua lucratividade e a rentabilidade, além de prejudicar o atendimento ao cliente.

Como proceder com chamadas de celular para número 0800?

Dentro dos canais de atendimento 0800, é fundamental bloquear qualquer tipo de chamada via celular. Orientar os colaboradores não é suficiente, por exemplo. Isso porque os custos poderão ser muito mais elevados ao final.

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Aquele impedimento deve ser feito o quanto antes. Isso porque apenas um pequeno número de atendimentos mais longos feitos a partir de celulares já pode ser o bastante para multiplicar o valor a pagar.

Ao mesmo tempo, um empreendimento não poderá desconsiderar o celular como um meio de comunicação. Considerando-se que em 2020 foram mais de 234 milhões de  linhas móveis no Brasil, segundo a Anatel, é necessário buscar novas formas para quem usa o canal.

Quais soluções oferecer para quem faz contato via celular?

Já que impedir que pessoas via celular entrem em contato com a empresa de todas as formas pode prejudicar a satisfação, é necessário buscar alternativas. Nesse sentido, juntamente do número 0800, vale a pena oferecer opções como o formato 4004 ou o 3003.

No caso das linhas 0300, o custo é fixo, independentemente da área ou do horário da ligação. Assim, as chamadas de clientes mais distantes custará o mesmo que as locais. Embora essa seja uma opção muito vantajosa, ela está entrando em desuso como forme de canais de atendimento.

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Já os prefixos 4004 e 3003 são equivalentes e correspondem a linhas nacionais, garantindo total abrangência. Neste caso, quem faz a chamada pagará sempre como se fosse local. Já a empresa que recebe precisa pagar a diferença.

Essas opções são mais convenientes para os clientes que ligam de seus celulares, porque permitem um rateio dos custos. Assim, a empresa não precisa arcar com todo o valor e ainda há um estímulo ao uso responsável dos números. Além disso, estimula aqueles consumidores que querem outras opções além do número 0800.

Busca por uma solução para seu problema?

A plataforma URA Fácil possui como funcionalidade o número 0800 e também o 4003 com tarifas reduzidas. O objetivo é possibilitar, através de um menu personalizado, um atendimento ao cliente melhor. É a chance de você turbinar as vendas e impulsionar os números ao fim do mês na chamada.

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