Call center: 5 maneiras de recompensar a equipe e mantê-la motivada em busca de resultados para seu negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Quem não gosta de receber um elogio, não é mesmo? O elogio serve como combustível para o dia a dia dentro de uma empresa. Isso ajuda a motivar os colaboradores, que trazem importantes resultados para as vendas. Serve em qualquer segmento, desde o Call Center até qualquer outro.

Entretanto, para atingir feitos, é fundamental saber como gerenciar equipes. Acima de tudo, encontrar formas de como motivar equipes. Um time satisfeito com o trabalho, fica unido e pode se fechar para conquistar os objetivos em prol dos negócios. Consequentemente, melhorando até mesmo o desempenho pessoal.

Dados assim se refletem por meio dos indicadores. Em um Call Center, situações assim são comuns. Cabe ao gestor saber a maneira correta de recompensar os colaboradores, faz parte da gestão empresarial. Se eles ficarem satisfeitos, com certeza vão se sentir mais empenhados para as vendas. Portanto, é fundamental seguir dicas importantes.

Call center: 5 maneiras de recompensar a equipe e mantê-la motivada

Ter um Call Center costuma ser sinônimo de desafios. Nem sempre os colaboradores ficam satisfeitos, principalmente devido ao estresse que pode ocorrer no ambiente de trabalho. Não à toa, há dados sobre o turnover, ou seja, a rotação de funcionários dentro de empresas do setor.

Fone.click A Telefonia do Futuro Chegou

Um levantamento da Contact Bel, empresa de análise, apontou que empresas de pequeno porte têm, em média, 17% de turnover. Esse índice sobe para 37% nas de médio porte, e 44% em de grandes portes. Portanto, o desafio dos gestores ao gerenciar equipes é saber como motivar equipes e diminuir números assim.

Há uma série de maneiras de conseguir melhorar os resultados dos indicadores em um negócio. Pode ser em um Call Center ou em qualquer outro segmento. Portanto, seguir algumas dicas ajuda a trazer bons números, melhorar o clima organizacional e garantir as vendas tão necessárias nesses ambientes.

1. Imponha metas

Um bom planejamento com objetivos claros e certeiros ajuda na resposta dos colaboradores. Eles sempre terão norte para se guiar dentro do Call Center. Mesmo em dias ruins, vão compensar com muito esforço nos outros. As metas, entretanto, devem ser desafiadoras, mas não impossíveis, pois senão pode ter um efeito contrário.

Além disso, é muito importante procurar formas de como motivar equipes. Deixar os colaboradores com afinco e bom humor, promovendo premiações e desafios, principalmente envolvendo bonificações, aumento salarial, ou dias de folga. Com isso, nunca terão motivos para boicotar tarefas, impactando também nos indicadores.

2. Recompense o trabalho coletivo

Ao gerenciar equipes, um gestor precisa entender que cada time se comporta de modo diferente. Não se pode comparar uma meta do departamento de vendas com o de cancelamento, por exemplo. Então, procure alinhar os objetivos de cada setor e manter as metas possível de serem batidas.

Quando você recompensa o trabalho coletivo em um Call Center, tem resultados imediatos, pois se torna algo rentável também para a corporação. É interessante premiar, por exemplo, com um happy hour. Assim, a sintonia da equipe pode melhorar. Focados no mesmo objetivo, as chances de colher frutos são maiores que individualmente.

3. Faça feedbacks

Gerenciar equipes consiste também em oferecer feedbacks. Por isso, mantenha uma constante comunicação com os profissionais da empresa. Elogie, dê parabéns, mas não deixe de apontar erros e acertos. Como motivar equipes desse modo? Existe muita dificuldade em adotar o tom correto em casos assim.

Há um equívoco quando as falhas são mostradas de forma muito esparsa, ou seja, ampla e sem foco. Isso confunde os colaboradores, atrasa o projeto e pode prejudicar indicadores. Portanto, o gestor deve conhecer muito bem o proposto e auxiliar o funcionário com outros caminhos a seguir para alcançar as vendas.

Assim, caso o supervisor não atenda as expectativas no Call Center, aproveite a oportunidade para promover internos para a função. Desse modo, dá credibilidade ao trabalho promovido por eles, motivação extra e a possibilidade de um plano de carreira para conquistar bons resultados nos negócios.

4. Invista em treinamentos

Mesmo com incentivo ao gerenciar equipes, os gestores podem encontrar um problema: o colaborador se sentir incapaz de fazer um trabalho. Isso pode acontecer, então cabe aos líderes saber como lidar. Uma forma é treinar os colaboradores, assim não corre o risco de afetar as vendas.

Promova então palestras, treinamentos específicos, cursos voltados para o setor. Além disso, dá para distribuir materiais físicos e virtuais para leitura e capacitação. Estratégias assim ajudam a gerenciar equipes, porque elas conseguem entender melhor os projetos, bem como o que deve ser feito.

5. Planejamento

Nenhum colaborador gosta de trabalhar sem um norte. Portanto, metas, feedbacks, treinamentos e recompensas só podem ser vistos a partir de um planejamento. Esse ajuda dentro de um Call Center a trazer mais organização, além de influenciar nos indicadores, pois ajuda a direcionar tarefas e alinhar expectativas.

O planejamento então serve para gerenciar equipes ao se tratar de uma estratégia de motivação. Afinal, todos vão saber onde podem chegar, o que fazer, assim como a forma que isso deve ser feito. Portanto, os resultados vão ser percebidos nos indicadores da empresa.

MODERNIZE O ATENDIMENTO EM SEU NEGÓCIO COM EXCELENTE CUSTO-BENEFÍCIO

Call center: 5 maneiras de recompensar a equipe e mantê-la motivada em busca de resultados para seu negócio

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Aumente a produtividade do seu time!

Acompanhe o desempenho em tempo real por meio de relatórios personalizados e tenha muito mais eficiência em seu negócio.

Live especial para você!

Assista 100% gratuita e online para descobrir como aumentar as vendas e a taxa de comparecimento em laboratórios e clínicas!

É HOJE, dia 30, às 21h!

Popup Live Novembro

Precisa de ajuda em seu negócio?

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Faça parte de nossa lista VIP!

Precisa de ajuda em seu negócio Empresa Digital VulcaNet