O uso da telefonia ainda é um recurso de extrema importância dentro das empresas. Entretanto, as suas faturas são um grande contratempo.
No entanto, as chamadas apresentam uma forma bastante dinâmica de se comunicar no ambiente intraempresarial e externo. Por isso, os custos com telefonia não devem se tornar um impasse para quem deseja continuar oferecendo esse serviço ou implementá-lo no seu negócio.
Investir em estratégias de gerenciamento é a chave para redução de custos com telefonia. Então, se você pretende continuar usufruindo das vantagens do serviço telefônico sem grandes gastos, confira já nossas dicas. Elas vão te ajudar a ter uma ótima gestão empresarial, assim como pensar na telefonia na nuvem.
Telefonia: 6 dicas de redução de custos para o seu negócio
1.Ter uma equipe treinada para telefonia
Para colocar em prática qualquer plano, é necessário que todos os envolvidos estejam bem instruídos de quais são os problemas e qual a melhor forma de resolução. Então, é ideal que se façam discussões com todos os funcionários a respeito da necessidade de mudança e o que essa nova situação vai alterar no trabalho de cada um.
Em mudanças assim, é comum ocorrer desentendimentos, o que pode ser prejudicial dentro de uma empresa. Para evitar esse tipo de situação, é importante deixar claro como você quer que funcionem as alterações e entrar em acordo com o operador.
Para que haja sucesso nos resultados, é preciso total harmonia durante os processos de gestão empresarial, principalmente ao mudar para a telefonia digital.
2. Analisar faturas de telefonia
Analisar os dados é muito importante para que seja possível controlar os valores de cada ligação e descobrir, a partir disso:
- Quais delas são de maior custo.
- Possíveis erros durante as chamadas.
- Demais situações que geram gastos desnecessários.
Esse tipo de análise deve ser feita cotidianamente para que seja possível comparar os resultados e identificar os problemas. Desse modo, se torna mais fácil não perder o controle dos gastos nas ligações, bem como a redução de custos por meio de um sistema de telefonia na nuvem.
3. Aperfeiçoar os processos internos
Para atingir os resultados esperados, é importante conhecer os pontos que podem estar retardando o andamento dos negócios. O aperfeiçoamento das ferramentas internas de trabalho podem ser a chave para aumentar a produtividade das máquinas e ser um estímulo então para os funcionários.
É possível integrar plataformas ou atualizar sistemas que vão melhorar o andamento dos seus serviços. Assim, erros e falhas funcionais ou operacionais podem se tornar menos frequentes.
4. Contratar um serviço de comunicação unificada
Investir em um serviço de comunicação unificada é essencial na melhoria do gerenciamento, assim como no bom funcionamento das suas ferramentas de trabalho.
Com essa solução, portanto, dá para conciliar em apenas uma plataforma serviços de telefonia, chamadas de vídeo e mensagens de texto. Em apenas um espaço, você consegue:
- reduzir o custo fixo com telefonia;
- integrar matriz e filiais;
- acompanhar a tarifação em tempo real do negócio;
- se escolher um bom servidor, você consegue todos esses recursos 24 horas por dia.
O objetivo de quem oferece esse serviço é sempre otimizar seus recursos financeiros, agilizar a tomada de decisões, adicionar valor a seus negócios. Desse modo tornar sua gestão empresarial mais eficiente. Resultados que tornam a integração desse serviço assim um diferencial positivo com a telefonia digital.
5. Utilizar o sistema PABX
É uma das soluções mais importantes e funcionais dentro de uma empresa que faz uso da telefonia. Seu objetivo portanto é conectar os telefones internos, o que facilita a comunicação entre funcionários.
O PABX funciona então como uma central de telefones dentro de uma rede corporativa. Uma função interessante desse sistema é que ele pode substituir os serviços de operadoras de telefone para a comunicação no meio organizacional.
Hoje, é possível contratar diferentes tipos de serviço PABX. Descubra o que melhor se adapta às suas necessidades, para então usufruir de todas suas vantagens por meio da gestão empresarial com a telefonia digital.
6. Descentralizar os gastos
Em grandes e médias empresas, é comum a presença de diversos setores. Portanto distribuir os pontos de atendimento entre os setores e descentralizar a fatura faz com que os gastos sejam analisados e controlados de forma mais fácil.
São muitas as estratégias para reduzir as despesas com a telefonia e, se bem aplicadas, os resultados são efetivados de forma rápida e eficaz. Portanto, basta analisar e decidir qual dica se encaixa melhor no andamento da sua empresa. Nesse momento, é importante contar com a ajuda de profissionais para que haja bons resultados.