Quando você tem um call center, precisa estar atento a diversos pontos. Informações dos clientes. Situação dos colaboradores. Organização do dia a dia. Além disso, a legislação merece atenção, pois qualquer desacordo pode trazer dores de cabeça ao dono do televendas.
Por isso, há um indicador que serve para ilustrar. O nome dele é Situação de Conformidade. Ele desempenha papel fundamental em relação à cultura organizacional de uma empresa. Por isso, é muito importante entender o que ela quer dizer. Quais as situações então em que costuma ser usada.
O que é Situação de Conformidade?
A Situação de Conformidade é cumprir com os requisitos específicos e particulares dos itens de uma norma. Ou seja, você deve seguir o que a legislação pede. No caso do call center, há a lei 6.523, de 31 de julho de 2008.
Essa legislação ajuda a nortear as ações em um televendas. Se alguma situação se opõe à normal, ela não é mais uma Situação de Conformidade. Ela recebe então o nome de Situação de Não Conformidade. Apesar de parecer algo fora do comum, pode acontecer de encontrar casos assim.
Lei vigente
O importante ao ter uma legislação com a do call center é definir regras. Assim, você estabelece limites e ações para os colaboradores de uma área. Descobrir uma situação contrária à norma pode ser bom para um negócio.
Imagine que você tem um problema e não consegue achar a causa. Então, logo depois percebe que tudo acontece devido à não conformidade. Você resolve o problema para, enfim, poder voltar à rotina do televendas. Assim, pode focar no que importa: vender mais.