Quando você abre uma empresa, precisa contratar colaboradores. O processos costuma ser difícil, pois encontrar o candidato ideal nem sempre é fácil. Você tem que ter pessoas voltadas para os mesmos objetivos em seu negócios, senão as coisas devem ir muito mal.
Um indicador, por exemplo, ajuda a mostrar como está a situação dos colaboradores. É o de Rotatividade. Muito usado em empresas de call center, mas também em outros lugares, independente do segmento.
O que é Rotatividade?
Rotatividade são as desvinculações voluntárias ou involuntárias do pessoal. Se houver um número muito na empresa, alguma coisa pode estar errada. A alta Rotatividade de colaboradores não é um bom sinal.
Ela pode acontecer por diferentes motivos nos negócios. Falta de produtividade. Proposta da concorrência. Salários não compatíveis com a realidade. Por isso, você precisa entender as causas disso. Assim, tentar encontrar formas de diminuir o índice.
Impacto no dia a dia
No dia a dia, portanto, a Rotatividade traz consequências importantes para a gestão. A primeira delas é o alto número de saídas e entradas. Com isso, você não consegue formar um time de verdade. Os colaboradores estão sempre mudando e as coisas começam do zero.
Acima de tudo, isso afeta a produtividade nos negócios. Porque toda vez que alguém começa, precisa entender os processos, bem como a rotina. Isso leva um tempo. Além disso, talvez você precise retirar um dos colaboradores para explicar, então ele também tem suas tarefas prejudicadas.