O cotidiano das empresas costuma ser bastante movimentado. Por esse motivo, muitos lugares adotam ferramentas que otimizem processos. Assim, dá para oferecer melhor atendimento ao cliente. O mais popular deles é a automatização, então ocorrem envios de mensagens automáticas no WhatsApp, por exemplo.
Funciona então como um robô de atendimento. Inúmeras negociações, respostas para dúvidas, resolução de problemas. Tudo isso pode ser feito graças ao processo da tecnologia. Desse modo, acaba resolvendo de modo muito mais rápido, o que garante a satisfação do cliente.
Mesmo em mensagens automáticas no WhatsApp, as configurações permitem um atendimento ao cliente de modo humanizado. Então, dá para estreitar as relações com os consumidores, assim como com a própria ferramenta, que tem muitas vantagens.
Mensagens automáticas no WhatsApp: confira as vantagens para os negócios
Mensagens personalizadas
As mensagens automáticas no WhatsApp podem ser personalizadas. Portanto, de acordo com sua proposta de negócio e linha de comunicação. É possível então trabalhar mensagens específicas para o tipo de público que você fará o atendimento ao cliente. Também dá para personalizar conteúdo durante a automatização.
Redução no tempo de espera
Muitas vezes, não dá para dedicar um longo tempo para responder clientes. Assim, se não houver uma equipe para função, o consumidor espera várias horas ou dias por um retorno. Isso afeta a reputação do seu negócio. Entretanto, a automatização ajuda a dar, pelo menos, uma sinalização sobre a situação. Desse modo, não há como ignorar o cliente.
Relatórios de métricas da automatização
Periodicamente, a empresa pode solicitar relatórios sobre as métricas de mensagens enviadas, recebidas e entregues pelo robô de atendimento. Assim, será possível traçar uma estratégia mais assertiva para o atendimento ao cliente. A ferramenta então poderá ser melhor aproveitada e o atendimento mais profissional, o que garante a satisfação do público.
Vale destacar a segurança do WhatsApp ao passar pela automatização. As mensagens, portanto, são criptografadas. Desse modo, o histórico de conversas mantido e não há necessidade de estabelecer grupos ou conversas secretas para que haja confiança durante o contrato.
Quando utilizar esse recurso?
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Use as mensagens automáticas no WhatsApp, portanto, quando não houver disponibilidade para atender o cliente. Aposte na automatização se houver ausências de colaboradores. Ou então em casos de demandas fora do horário comercial. O robô de atendimento resolve de modo rápido.
Repasse então diariamente todas as conversas para verificar se os clientes resolveram tudo com esse tipo de atendimento ou se ainda aguardam por instruções mais direcionadas. Se for o caso, providencie um contato mais próximo, principalmente em reclamações. Isso ajuda no atendimento ao cliente.