O Natal é a época do ano mais esperada pelo comércio, principalmente pelo alto movimento. Desse modo, existe a expectativa de vender mais e ter bons números em 2021. Afinal, o último ano foi bastante impactado pela pandemia de Covid-19, então existe a busca por recuperar o tempo perdido.
Uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) com o SPC Brasil apontou que as compras de Natal devem movimentar R$68,4 bilhões na economia. Dados assim ressaltam a importância que a festa de fim de ano tem para os lojistas e donos de empresas.
Portanto, todos os lugares precisam procurar formas de prestar um bom atendimento ao cliente e se diferenciar da concorrência. Em uma época tão vistosa para todos, encontrar meios de melhorar as vendas e ainda garantir a satisfação do consumidor se tornam essenciais.
Natal: descubra como garantir um bom atendimento ao cliente para ter excelentes resultados no fim de ano
A verdade é que o Natal de 2021 deve ter um ponto bastante comum com o do ano passado: o poder do ambiente digital. Desse modo, as compras de Natal online devem ser altas e até mesmo o Papai Noel já precisa se preparar para um aumento nos pedidos feitos em lojas virtuais e redes sociais.
De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de e-Commerce), o setor online teve crescimento de 72% em seu faturamento em 2021. A tendência é que o ritmo alto do e-commerce se mantenha para as festas de fim de ano. Ou seja, quem não estiver no ambiente digital vai perder a chance de vender mais.
Com isso, no Natal desse ano, os donos de lojas e empresas têm que se preocupar com dois fatores. O atendimento físico, mas também o online. Oferecer meios de garantir uma boma experiência de compra em ambos os locais mostra ser essencial para almejar bons resultados.
5 dicas para um bom atendimento ao cliente no fim de ano
1. Saiba para quem é o presente
Entender o cliente sempre se mostra fundamental. Entretanto, no Natal, isso se torna ainda mais importante. Afinal, o ambiente é concorrido e as pessoas estão em busca de presentes. Portanto, o atendente tem que ouvir mais e falar menos com o consumidor.
Descobrir quem exatamente vai ganhar o presente faz toda diferença na estratégia de vendas. Desse modo, dá para entender o perfil da pessoa, sua personalidade e o que pode ou não gostar. As chances de efetuar as vendas são maiores, garantindo assim também a satisfação do consumidor.
2. Espírito de Natal
O Natal tem toda uma simbologia em relação ao espírito e as diferentes formas de enxergar o mundo. Portanto, os vendedores também devem incorporar na hora de vender mais e prestar um bom atendimento ao cliente. As festas, geralmente, remetem a momentos felizes e de empolgação.
Não dá para imaginar, por exemplo, um vendedor que está fora do clima. Emburrado, sem motivação ou algo assim. Situações assim são sentidas pelos consumidores e podem até mesmo afastar as pessoas do seu comércio. Você não quer ter as vendas prejudicadas dessa forma, quer?
3. Invista na personalização
A época das compras de Natal é diferente. Não dá para tratar como algo comum. Ter uma loja decorada e enfeitada para as festas mostra que você gosta dessa época do ano. Isso vai fazer a diferença no atendimento ao cliente. Pode não parecer, mas muitas pessoas costumam reparar nisso.
Luzes, enfeites, gorros de Papai Noel. Parecem coisas simples, mas que significam vender mais ou não. Tem muito a ver com o tópico anterior sobre o espírito natalino. Se o seu comércio também não estiver ambientado, qual imagem você vai passar para seu cliente? Isso não é legal.
4. Promoções de Natal
Como está a situação da sua loja? Dá para fazer boas promoções? Se a resposta for positiva, então não pense duas vezes em avaliar promoções para turbinar as compras de Natal. Faça questão de ressaltar que é um preço exclusivo para essa época do ano específica.
Isso desperta um senso de urgência na pessoa. Que ela vai ficar sem o produto ao passar o Natal. Ajuda a estimular as vendas. Com os gatilhos certos, as chances de vender mais também aumentam.
5. Atendimento multicanal
O e-commerce segue em alta e assim deve permanecer para as compras de Natal, como citado anteriormente. Desse modo, oferecer um atendimento ao cliente bom no ambiente digital se torna essencial. Deixar alguém se resposta ou demorar para responder não fazem parte dos planos.
Hoje, existem diferentes plataformas que ajudam nessa tarefa. O peçaZap, por exemplo, permite estar onde os clientes estão. Além disso, integrar diferentes canais, como WhatsApp, Facebook, Instagram, chat do site, e-mail. Desse modo, você oferece diferentes possibilidades para seu consumidor.
Faça isso para aumentar as vendas no fim de ano
Um bom atendimento ao cliente vai garantir a satisfação do seu consumidor. Acima de tudo, impulsionar o número de vendas dentro do seu negócio, principalmente no Natal. Portanto, adotar algumas práticas essenciais vai ajudar a turbinar os números nas festas de fim de ano.
Ofereça diferentes formas de pagamento
O fim do ano é uma época marcada pelos presentes e as compras de Natal, mas também muitas pessoas estão se planejando para 2022. Portanto, é essencial oferecer diferentes formas de pagamento, como dinheiro, cartão de crédito ou débito, PIX, boleto, carnê, transferência bancária, entre outros.
Invista em uma vitrine que chame atenção
Isso vale para ambiente físico ou digital. Ter uma vitrine valoriza seus produtos. Podem ser os próprios produtos na loja física, mas também boas imagens para as redes sociais. O Instagram, por exemplo, é uma rede social altamente recomendada para quem valoriza fotos na hora de vender mais.
Use muito bem as redes sociais
As redes sociais são importantes aliadas para as compras de Natal. Elas podem ajudar os negócios tanto no ambiente físico quanto no online. Portanto, todo negócio deve investir em meios assim. O WhatsApp pode ser usado para atendimento ao cliente, enquanto o Facebook e o Instagram são bons para vendas e divulgação.
Treine o discurso dos colaboradores
Ter os colaboradores com um discurso bem alinhado faz diferença na hora de vender mais. Desse modo, não significa repetir sempre a mesma coisa, mas sim se adaptar à cada necessidade. No Natal, é muito comum diferentes clientes aparecerem com diferentes desejos. Assim, é papel do vendedor entender cada um.
Não tenha medo da tecnologia
Existem diferentes tecnologias que podem ajudar no dia a dia. O peçaZap, por exemplo, é uma solução de atendimento multicanal para oferecer diferentes opções de canais para seu cliente. Já o Televendas Fácil torna a gestão muito mais profissional por meio de relatórios personalizados. Dá para saber como está o desempenho dos colaboradores.