Redes sociais: em quais devo estar para meu negócio ter resultado com as vendas?

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Se não quiser ler, escute abaixo o texto sobre Redes Sociais.

Você já parou para pensar quanto tempo gasta com redes sociais? Hoje, estamos diariamente conectados, mas qual a função de WhatsApp, Instagram, Facebook e outros? Apenas conversar com amigos e familiares? Jogar? Assistir a vídeos? Tirar fotos? Isso é bastante comum.

Entretanto, muitas empresas mudaram seus negócios ao apostar nessas mídias. Vender nas redes sociais se tornou uma prática comum. Até mesmo necessidade, principalmente durante a pandemia de Covid-19. Isso porque os locais físicos precisaram ser fechados como medida de prevenção, então outras formas de negócio surgiram.

As redes sociais se tornaram muito importantes nas vendas e também no atendimento ao cliente. Por meio delas, é possível oferecer um atendimento multicanal. Você sabe o que isso significa? Estar presente em diferentes canais para atender os mais variados tipos de clientes. Assim, aumentando os números.

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É comum, portanto, surgir dúvidas. Em quais mídias devo estar? Como posso usar o WhatsApp de uma boa maneira? O Instagram serve apenas para fotos? O Facebook está ultrapassado como muitos dizem? Essas e outras respostas vamos dar ao continuar a leitura do texto.

Redes sociais: em quais devo estar para meu negócio ter resultado com as vendas?

Primeiro, você precisa entender: o que eu quero? Vender nas redes sociais? Oferecer um bom atendimento ao cliente? Divulgar meus produtos? Aumentar a comunicação com o cliente. Há diferentes mídias, portanto cada uma tem sua especificidade e saber a linguagem delas se mostra essencial para ter resultados.

Não adianta, por exemplo, querer abraçar o maior número possível e não ter “braço” para isso. Oferecer então um atendimento multicanal, se não tem como responder, não dê essa opção. Existem ferramentas que podem te ajudar com isso, como o peçaZap – VOCÊ PODE SABER MAIS SOBRE ELE AQUI.

Cada uma das redes sociais tem sua linguagem. Elas podem ser mais recomendadas para um serviço que outro. Portanto, fica difícil responder “em quais devo estar?” sem saber seu objetivo. Isso reforça as perguntas feitas logo no penúltimo parágrafo sobre os objetivos para seu negócio

Segredos para o WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta completa para quem deseja vender nas redes sociais. Dá para fazer o atendimento ao cliente, enviar imagens ou vídeos do produto, documentos a respeito dele. Tudo isso com apenas alguns toques e cliques na tela. Além disso, de modo instantâneo.

Hoje, 80% dos brasileiros usam a mídia uma vez por hora, pelo menos. Esse levantamento da Global Mobile Consumer Survey Brasil ressalta que a ferramenta é uma oportunidade boa, pois os clientes estão nela. Desse modo, você consegue atingir muito mais pessoas com sua estratégia.

Desse modo, dá para pensar em formas de se comunicar com o cliente. O WhatsApp deve fazer parte do seu pensamento nas vendas, principalmente para o atendimento multicanal. QUANDO SE USA O PEÇAZAP, POR EXEMPLO, A OPERAÇÃO É SEMELHANTE E DÁ PARA CENTRALIZAR TUDO EM UMA SÓ TELA.

Apostar no aplicativo de mensagens dá fôlego para seu negócio. Afinal, é muito mais simples resolver um problema ou efetuar uma venda por meio dele. Ninguém quer ficar esperando horas para fazer isso. Ou então até mesmo se deslocar para um lugar físico. Assim, dá opção de conforto e praticidade, fora uma comunicação certeira.

De olho nas imagens

Outra das redes sociais muito usada nos negócios é o Instagram. Ele dá um foco maior nas imagens, bem como é possível fazer vídeos curtos (Reels) ou até maiores (IGTV). Afinal, o aplicativo mostra ser uma ferramenta muito mais visual, possibilitando assim a divulgação de produtos por um bom método.

Além disso, mostra ser uma outra boa opção como atendimento multicanal. Isso porque dá para garantir um bom diálogo com o consumidor por meio de mensagens diretas ou até mesmo nos comentários em postagens. É outro local em que o diálogo se dá de modo instantâneo, principalmente se estiver em uma só tela.

Existe uma preocupação muito grande quanto às redes sociais. Várias pessoas buscam informações nesses lugares antes de efetuar uma compra. Essa é uma característica do consumidor 3.0, por exemplo. O Instagram frequentemente serve como mostra de autoridade de uma empresa. Isso reforça o cuidado que se deve ter.

Outras redes sociais

O Facebook é outra importante mídia para usar em estratégia de negócios. Ela ajuda muito por ser das mais antigas em que há pessoas de diferentes faixa-etária. Além disso, se mostra algo muito importante para usar como atendimento multicanal, pois tem o chat que serve para diálogo com o consumidor também.

Há ainda mais formas de se usar essa rede social. Por exemplo, grupos mostram um efeito positivo na comunicação, pois permitem interação entre diferentes indivíduos. Outra função é divulgar imagens e vídeos dos produtos, bem como a possibilidade de fazer textos maiores nas publicações.

Mídias como LinkedIn e TikTok também costumam fazer parte de estratégias de negócios. A primeira se mostra como importante para o mundo corporativo, principalmente na hora de fazer networking, buscar parcerias e ofertar conteúdos que ajudem no ambiente profissional.

Já a segunda caiu nas graças da população, principalmente dos mais jovens. São vídeos curtos que podem ser consumidos de maneira rápida. Desse modo, ele serve para divulgar informações sobre o seu produto. Ajudando assim na hora de vender nas redes sociais. Tem ainda o YouTube para vídeos mais longos.

Qual a melhor então?

Não tem uma resposta fácil ou genérica. Tudo depende da sua estratégia para vender nas redes sociais e o modo como você pretende alcançar objetivos. O WhatsApp sempre é uma boa alternativa para o atendimento ao cliente, pois muitas pessoas o usam. Além disso, se trata de um meio de fazer negócios através das mensagens instantâneas.

A pessoa precisa entender que as mídias possuem linguagens diferentes na hora de se comunicar com seu público. Acima de tudo, diferentes formas de se abordar o conteúdo presente nelas. Então, o WhatsApp vai ser diferente do Instagram, que muda para o Facebook e o LinkedIn, e assim por diante.

O importante é assimilar ideias como essa. Desse modo, dá para potencializar os ganhos com as redes sociais. Elas se transformam em verdadeiras aliadas ao longo do processo de vendas. Se uma empresa não faz parte das mídias, hoje, ela com certeza está atrasada em relação à concorrência.

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