Redes Sociais: tudo que você precisa saber para alcançar o sucesso com as mídias em sua estratégia de negócios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O que você faz nas redes sociais? Usa o WhatsApp para conversar com os amigos? Curte a foto daquela paquera no Instagram? Esses são hábitos comuns da rotina hoje em dia. Isso levando em conta a popularidade que mídias assim ganharam nos últimos anos, principalmente com a tecnologia se tornando comum a nós.

Para se ter ideia, um dado da Emarsys, empresa de marketing, aponta que 3,2 bilhões de pessoas no mundo estão conectadas a plataformas como Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram, entre outras. Desse modo, ressalta o impacto que elas causaram na rotina das pessoas e a importância que têm.

Um número alto assim chamou atenção das empresas. Então, pensaram em como usar redes sociais nas estratégias de negócios. De que modo poderiam vender nas redes sociais. Encontraram, portanto, um terreno fértil para crescer e melhorar a comunicação, o atendimento ao cliente e os números.

Centralize suas vendas em 1 tela com peçaZap

Redes Sociais: tudo que você precisa saber para alcançar o sucesso com as mídias em sua estratégia de negócios

Estar nas redes sociais já representa um ponto importante para os negócios. O Brasil é o terceiro povo que mais consome conteúdo em mídias como WhatsApp, Instagram e outras. São, em média, 3h45 todos os dias, atrás apenas de nações como Indonésia (4h40) e China (4h), segundo a consultoria App Annie.

Sem barreiras físicas, os negócios conseguem impactar ainda mais pessoas. Acima de tudo, a empresa precisa ter planejamento para saber como usar redes sociais. O que deve ser mais importante? Vender nas redes sociais? Melhorar o atendimento ao público? Interagir com os consumidores?

Perguntas assim sempre devem ser feitas. Em suma, elas servem como um norte para tomada de decisões e ações. Antes de qualquer coisa, pense em como as mídias podem ser usadas. Cada uma tem um tipo de linguagem, uma forma de abordar, que varia do WhatsApp ao Instagram, do YouTube ao TikTok, por exemplo.

Vantagens de usar redes sociais na empresa

  • Engajamento com os clientes
  • Melhora na comunicação com o consumidor
  • Conhecimento sobre o público-alvo
  • Agregar valor à marca
  • Chance de aumentar as vendas
  • Divulgação ampla de conteúdos
  • Fidelização do cliente
  • Entre outras

Cuidado com a linguagem

Um texto muito grande não fica legal nos stories do Instagram, não é mesmo? Assim como um vídeo muito curto não tem necessidade de estar no YouTube. Para vender nas redes sociais, a empresa precisa entender qual o tipo de linguagem que deve abordar em cada caso, assim dá para traçar melhor a estratégia

O WhatsApp, por exemplo, é muito útil para diálogo por meio de mensagens rápidas, além de criar uma conexão com o consumidor. Por outro lado, o Facebook pode ser usado a fim de se comunicar em grupos de nichos específicos. Já o Instagram ajuda na divulgação, principalmente, de imagens, e vídeos rápidos com os stories.

Por sinal, os vídeos rápidos também podem ser usados pelo TikTok, enquanto o YouTube usa filmagens mais longas. Tem ainda o Twitter, responsável por informar em poucos caracteres. O LinkedIn é mais usado no mundo executivo, com temas profissionais e a tentativa de estabelecer conexões entre colaboradores.

Assim, tudo deve ser levado em conta ao aprender como usar redes sociais e conseguir vender nas redes sociais. Sem uma linguagem certa, a empresa pode cometer erros. Isso então vai impactar nas ações, bem como nos indicadores, trazendo pontos negativos para o negócio. Não é o que você quer, certo?

Que tipo de conteúdo usar?

O que fazer nas redes sociais? Essa é sempre uma dúvida comum em quem resolve investir nelas. Não apenas com anúncios, mas também em conteúdos orgânicos. Os conteúdos são vários e a empresa deve aproveitar os recursos que cada uma das mídias possibilita usar.

  • Imagens bem feitas
  • Vídeos com legendas
  • Gifs
  • Carrosséis de imagens
  • Divulgação de posts de blog
  • Memes
  • Infográficos
  • Postagens com CTAs que estimulem interação

Em situações assim, é muito importante testar o que dá melhor resultado. Portanto, não tenha medo de diversificar os tipos de postagem. O que der certo, replique. Entretanto, aquilo que não for bem, encontre formas de aperfeiçoar ou então não faça mais aquele tipo de conteúdo.

Investimentos em marketing

Hoje, há uma série de anúncios que podem ser feitos por meio das redes sociais. Eles então ajudam seu negócio a melhorar os números com uma boa estratégia. Investir nessas mídias é mais barato que publicidade em outros meios, como televisão, rádio e outros veículos de comunicação.

Além disso, dá para segmentar e atingir o público certo. Isso porque ao vender nas redes sociais, há ferramentas que permitem coletar informações de potenciais consumidores. Desse modo, você entende melhor o seu público-alvo, bem como pode direcionar melhor os anúncios.

Na mídia tradicional, não tem como diferenciar de modo tão preciso o público a receber o anúncio. Você faz estudos baseados em dados mais genéricos. Portanto, são formas de publicidade mais caras e que ainda não dão a certeza do retorno, pois não tem como haver precisão. As mídias digitais então ajudam nesse aspecto.

Hoje, por exemplo, a maior parte dos anúncios se dá por meio de conteúdos nas redes sociais. Essas postagens atingem um público especificado. Desse modo, tem como melhorar o direcionamento e, consequentemente, ter melhores resultados nos indicadores e nas vendas.

Atendimento ao cliente

Um ponto importante de como usar redes sociais diz respeito ao atendimento ao cliente. Se o consumidor fica satisfeito, então a imagem dos negócios pode melhorar. Afinal, ele vai transmitir a outras pessoas, principalmente familiares e amigos que podem se interessar a consumir na empresa ou contratar um serviço.

Redes Sociais: tudo que você precisa saber para alcançar o sucesso com as mídias em sua estratégia de negócios

Com cada vez mais pessoas conectadas, os lugares precisam pensar em formas de não apenas vender nas redes sociais, mas também se comunicar. O diálogo se torna muito mais acessível ao consumidor, que pode perguntar, por exemplo, pelo WhatsApp ou Instagram e ter uma resposta simples, sem complicação.

Hoje, os indivíduos buscam resolver problemas e tirar dúvidas de modo rápido. Não querem mais burocracia ou demora para situações assim. Portanto, o negócio precisa encontrar formas de como usar redes sociais a seu favor. Pode ser com o auxílio de plataformas que integrem mídias como WhatsApp ou Instagram, ajudando na comunicação.

Um diálogo bem feito reflete na experiência de compra dos consumidores. Aí a importância de investir não apenas nas redes sociais, mas em formas de garantir um bom atendimento ao cliente. Uma pesquisa da PwC, empresa especialista em consultoria, mostra que 9 em cada 10 brasileiros diz que a experiência impacta na compra de um produto.

Redes sociais agregam valor à marca

Vender nas redes sociais desponta como uma boa alternativa para geração de conteúdo. Podem ser postagens com imagens, vídeos, o que a empresa achar interessante conforme a mídia indicada. O objetivo deve ser gerar engajamento com o público, além de mostrar conhecimento sobre o assunto.

Desse modo, mais pessoas podem curtir, compartilhar e comentar, e, consequentemente, outras pessoas vão ficar sabendo a respeito da sua empresa e o conhecimento que ela tem naquela área. Um cliente que se interessa por seu produto ou serviço, com certeza vai pesquisar mais. Então, ao ver as redes sociais, isso pode te ajudar.

Quando você produz conteúdo relevante ao público, há construção de autoridade. Aproveite assim para estar presente no maior número possível de mídias. Mas, sempre faça um bom trabalho. Só comece a produzir imagens, vídeos, carrosséis, se for dar conta ou tiver pessoas para isso. Se não, essa autoridade fica prejudicada.

Engajamento com o público

Curtidas, comentários, compartilhamentos. Essas são algumas das métricas que podem ajudar ao vender nas redes sociais. Entretanto, toda empresa precisa saber como interpretar os dados, pois eles podem servir como um bom termômetro a respeito da situação dos negócios.

Além disso, as ferramentas permitem interagir com as pessoas. São mídias que dão mais proximidade. Bastam algumas mensagens, um clique ali e outro ali para ter contato com a empresa. Pode ser uma boa alternativa a fim de fidelizar o consumidor e, com isso, garantir que ele volte a comprar na empresa.

Uma boa comunicação em mídias como WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outras, ajuda a alavancar os resultados dentro da uma empresa. Isso faz parte da garantia de um bom atendimento ao cliente. Portanto, transmitindo também a outras pessoas, que podem simpatizar muito com o empreendimento.

Já tentou automatizar?

Para melhorar o atendimento ao cliente, principalmente ao vender nas redes sociais, uma alternativa pode ser automatizar. Como funciona? É bem simples. Um robô de atendimento faz o trabalho do atendente, muito útil para tirar dúvidas rápidas, solucionar problemas simples, ou até mesmo comprar sem complicação.

Desse modo, o negócio consegue funcionar 24 horas por dia e sete dias na semana aliado ao modo de como usar redes sociais integrando nos diferentes meios. Assim, há muito mais chances de conseguir novos clientes, pois eles nunca vão ficar sem resposta e, ao mesmo tempo, não há qualquer barreira na comunicação, já que se torna automatizada.

TENHA UM ATENDIMENTO RÁPIDO E DISPONÍVEL A QUALQUER HORA PARA AUMENTAR SUAS VENDAS

Automatize seus atendimentos com o RoboChat

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Espere! Não vá embora agora!

Ganhe 50% de desconto em ferramenta para dobrar suas vendas, veja uma demonstração agora.

Espere não vá embora agora!

Responda os clientes com mais agilidade

Nunca mais deixe ninguém esperando por resposta.

Responda os clientes com mais agilidade Popup Empresa Digital