Você já viu aqui a importância das redes sociais dentro de uma estratégia de vendas. Elas deixaram de ser apenas para entretenimento e ganharam papel notável nas empresas. Entretanto, uma em particular se destaca com sucesso no mundo corporativo: é o LinkedIn.
Criada em 2002, nos Estados Unidos, cresceu bastante nos últimos anos. O motivo? A possibilidade de usar para aumentar vendas, fazer networking, criar uma rede de contatos, divulgar trabalhos. Isso porque a mídia passou a ter um caráter de ajuda na gestão empresarial.
De que modo isso acontece? O LinkedIn tem diversas utilidades. Mais recentemente, abriu até mesmo então a possibilidade de fazer anúncios segmentados por meio dele. Portanto, a exemplo de outras redes sociais, ele também tem a chance de melhorar os indicadores das empresas por meio de ações pontuais.
Siga a leitura do texto e descubra dicas de como potencializar a rede a seu favor. Você vai conseguir aumentar vendas, bem como trazer resultados tanto na gestão empresarial quanto na gestão de pessoas, além da possibilidade de conhecer novos profissionais e prospectar parcerias.
Linkedin: 5 dicas para você potencializar a rede a seu favor no trabalho
1. Caráter empresarial
Pense sempre em adotar um tom de empresas mesmo em seu perfil no LinkedIn. Nada de postar fotos com os amigos ou familiares, ou publicações assim. Use um tom mais formal e de seriedade, pois isso passa credibilidade a outros profissionais que possam entrar em contato com você ou até mesmo clientes.
2. Aumentar vendas
Ao contrário de outras redes sociais, que já são usadas também nos negócios, essa foi criada com a finalidade de uma boa gestão empresarial e criação de contatos. Esses contatos podem se tornar potenciais consumidores da sua empresa, assim como há a possibilidade de fazer anúncios segmentados e assertivos.
3. Divulgue seu trabalho
Se você escreve textos, poste. Caso trabalhe com fotografia, poste. Faz parte de uma construção, de um time engajado, o que for. Sempre poste no LinkedIn qual o seu trabalho. Use assim o espaço que a mídia te dá para divulgar aquilo que você ou sua empresa faz. Isso então leva mais pessoas a conhecerem o trabalho.
4. Histórico profissional
Em uma rede social voltada para a gestão empresarial, é necessário você informar os conhecimentos e as experiência que você construiu ao longo da carreira. Existe um campo apenas para isso. Entretanto, não minta. Desse modo, seja honesto e forneça informações sólidas sobre as empresas em que você trabalhou.
5. Seja ativo no LinkedIn
Não adianta criar um perfil e ficar parado esperando as coisas acontecerem. Desse modo, você não vai conseguir aumentar vendas, conhecer novos profissionais ou divulgar seu trabalho. Portanto, dê as caras. Mostre que está ativo, curta postagens, faça comentários, publique conteúdos. Assim, é essencial para ter resultados.
LinkedIn como ferramenta do mundo empresarial
O LinkedIn é uma rede que se tornou muito popular nos últimos anos. Para se ter ideia do impacto nas empresas e no modo de atuar, há mais de 575 milhões usuários cadastrados, dos quais 260 milhões são ativos, por exemplo. Somente no Brasil, o número de pessoas que usa chega próximo dos 34 milhões.
Um outro dado importante para ajudar na performance da gestão empresarial se dá por meio do tempo de uso. Quem entra diariamente, fica, em média, 17 minutos na plataforma. Ou seja, quem busca aumentar vendas, encontrar novos profissionais e fazer contatos precisa encontrar formas de aparecer nas redes sociais.
Ele vai ajudar bastante a aumentar vendas. Como? De acordo com pesquisa do HubSpot, o LinkedIn aparece como a número um entre as redes sociais na geração de leads. Desse modo, aparece como 277% mais eficaz em comparação ao Facebook e ao Twitter quanto à geração de leads para o time comercial.
Dá para entender como é fundamental usar a mídia ao seu favor, principalmente para as empresas que trabalham com integração entre os departamentos de marketing e comercial. Com maior geração de leads, portanto, maior chance de ter bons números e uma gestão empresarial eficiente.
O que não fazer na rede social?
As boas práticas do LinkedIn aumentam as chances de obter resultados com a ferramenta. Desse modo, você pode aumentar vendas, melhorar os indicadores das empresas, contratar novos profissionais e fazer contato com outras pessoas a fim de ter parcerias de sucesso.
Entretanto, não esqueça que algumas ações podem não ser bem recebidas, principalmente em um mundo corporativo marcado pela gestão empresarial profissional e de credibilidade. Portanto, separamos alguns conselhos do que não fazer nessas redes sociais para não te atrapalhar.
- Cuidado com erros gramaticais e de digitação
- Não entre em discussões acaloradas na plataforma
- Evite fazer publicações políticas que possam causar polêmica
- Não fique transitando por áreas que você não tenha experiência
- Sua foto de apresentação em festas de amigos e família
- Deixar o campo de experiências muito vago
Conselhos assim ajudam a mostrar como o LinkedIn devem ser usado a fim de alcançar os objetivos propostos. Principalmente para quem trabalha com vendas, unir a tecnologia ao dia a dia pode ser essencial. O Televendas Fácil, por exemplo, é uma plataforma que permite aprimorar a gestão empresarial e trazer mais eficiência.