Toda empresa se preocupa com o atendimento. Principalmente porque reflete na reputação da opinião pública. Se o atendimento não for bom, os clientes migram para a concorrência. Com isso, conquista uma imagem negativa e há perda na parte financeira.
Existem diversos agentes no processo. Por exemplo, você já ouviu falar dos Usuários Finais? Eles são uma parte importante nas empresas. Fica difícil imaginar que qualquer marca sobreviva sem eles. Isso porque estão relacionados à experiência de compra.
O que são os Usuários Finais?
O Usuários Finais são clientes internos e externos. Assim, podem ser consumidores, empresas, lojas, organizações de campo, varejistas, distribuidores e especialistas que constituem um canal de distribuição. Os internos são os colaboradores, enquanto os externos é o consumidor.
Você já percebeu que os dois têm importância? O cliente interno faz as coisas acontecerem. Se ele não conseguir vender, seu negócio fica prejudicado. Por isso, precisa prestar atenção a ele. Já o cliente externo paga pelo seu produto, então também faz seu negócio funcionar.
Foco nos dois tipos
Como administrador, é preciso pensar em ambos. O cliente interno e o cliente externo possuem papel decisivo. Sem eles, seu negócio não conseguiria prosperar. Um por garantir o atendimento, enquanto o outro por comprar. Valorize os dois em sua empresa.
Hoje, existem recursos aos dois tipos. A Telefonia na Nuvem, por exemplo, alia produtividade ao bom atendimento. Portanto, os clientes tendem a ficar satisfeitos. O melhor é que funciona de modo simples. Não precisa de muitos equipamentos. Em suma, apenas o acesso à internet.