Tratando-se de comunicação entre matriz e filiais, um dos principais desafios é superar a distância física. Ela pode, por exemplo, fazer com que as pessoas tenham percepções diferentes do que está sendo falado. Assim, há a chance de interferir no diálogo entre as duas partes.
Neste contexto, é preciso ressaltar a importância da comunicação uniforme e alinhada com os objetivos da organização. Desse modo, o fortalecimento e o crescimento do negócio se dá de forma saudável e sustentável.
Assim, a adoção dos direcionamentos da matriz ajudam, inclusive, na percepção de qualidade da empresa. Ao mesmo tempo, transmite ao público credibilidade.
5 dicas de como melhorar a comunicação entre matriz e filiais para impulsionar os negócios
1. Aposte nos Procedimentos Operacionais Padrão (POP)
A implantação do POP na organização deve ser considerada para padronização de rotinas. É um método simples, pois inclui informações de cada processo da empresa.
Além disso, o POP serve de base para o mapeamento de como determinada função deve ser executada. Sem essa estrutura, as estratégias operacionais entre matriz e filial tornam-se impraticáveis. Assim, isso prejudica a comunicação.
2. Fique atento ao sistema utilizado
Trabalhar com um sistema integrado colabora para a obtenção de melhores resultados. Pela unificação das informações entre a matriz e filiais e o controle permanente de demandas, você terá desse modo melhorias na gestão. Isso então gera ganhos, inclusive, de agilidade na tomada de decisões.
Entretanto, é importante focar no uso correto do sistema, pois de nada adianta ter os números e dados se eles não forem confiáveis. Com os dados alimentados e indicadores calibrados, a gestão da empresa então estará pronta para um processo de tecnologia da informação.
3. Mantenha uma comunicação ativa
Manter uma comunicação interna eficiente e, principalmente, estabelecendo canais adequados como e-mail, jornais, murais e intranet, é uma ação fundamental no processo de melhoria da relação entre matriz e filiais.
Os veículos de comunicação possibilitam a troca da informação entre setores. É um pilar a ser observado para que o processo de integração entre matriz e filial seja efetivo.
Ações voltadas ao público externo também colaboram para isso, pois tornam a marca mais valorizada e auxiliam a disseminação dos valores de sua empresa.
A comunicação na empresa deve girar em torno de duas estruturas básicas entre matriz e filiais. Primeiramente, a manutenção da identidade da organização. Na sequência, o padrão de qualidade já conquistado na matriz.
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4. Otimize a comunicação de sua empresa por meio de plataformas inteligentes
Realizar contatos por intermédio de soluções de telefonia é uma boa solução para integrar a comunicação entre matriz e filiais. Essas ferramentas então podem tornar a comunicação interna da sua empresa mais simples, objetiva e com menos custos.
5. Treine os colaboradores
Distâncias físicas podem implicar em diferenças culturais. Por isso, é muito importante manter os colaboradores alinhados com os objetivos da organização e fomentar o espírito de pertencimento ao negócio.
Portanto sempre treine a liderança e oriente a multiplicar informações de modo correto. Assim, zelar pelos valores da organização.