Presente em nosso dia a dia, o WhatsApp é uma tecnologia muito acessada pelos consumidores. Há mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo. É uma marca impressionante para o aplicativo, que já alcançou 120 milhões de pessoas somente no Brasil.
Rapidamente, ele se tornou aliado das vendas, principalmente em tempos de pandemia. Um recurso utilizado nesse aspecto é o WhatsApp Business, responsável por proporcionar atendimento rápido e ágil aos clientes. É essencial para negócios que buscam impulsionar números.
Não é novidade que funcionários usam essa função no dia a dia de trabalho. Entretanto, como administrador da empresa, você deve ficar atento. Isso porque eles não devem usar o número pessoal para realizar o processo no aplicativo. Continue a leitura e confira dicas de como não deixar isso acontecer.
WhatsApp para empresas: entenda porque seus funcionários não devem usar o número pessoal para vendas
1. Amigos, amigos….
O velho ditado é muito real. “Amigos, amigos, negócios à parte”. Os funcionários não podem ter os amigos do churrasco aos finais de semana junto ao cliente fundamental às finanças do negócio. Isso, portanto, não cabe no mesmo espaço de WhatsApp.
Além disso, há outro ponto. Informações fundamentais e até mesmo sigilosas podem ser levadas a outros lugares. Desse modo, um aparelho de uso pessoal não tem a mesma segurança que aquele usado exclusivamente para fins profissionais. Portanto, há grandes chances de a tecnologia causar problemas.
2. Distrações no aplicativo
Ainda na linha do tópico anterior, ter esses dois grupos no mesmo WhatsApp é um sinal de que podem haver distrações. Às vezes, um amigo manda algo no horário de trabalho. Isso tira a atenção do seu funcionário, fazendo ele perder a produtividade com uma piada ou um convite ao happy hour.
Desse modo, sempre há risco de deixar de lado o atendimento ou até mesmo uma oportunidade de venda. Existe a possibilidade, assim, de o desempenho cair devido às conversas com amigos no aplicativo. Você vai perceber o resultado nos números ao fim do mês.
3. Horário do WhatsApp
Também merece atenção por parte do administrador. Com o WhatsApp pessoal usado no trabalho, seu funcionário então pode receber mensagens de um cliente fora do horário comercial para sanar uma dúvida ou resolver problemas. Portanto, isso foge do seu controle de supervisão. O WhatsApp para vendas precisa ser usado durante o expediente.
Existem duas alternativas. O colaborador optar por deixar de lado a mensagem para o dia seguinte é a primeira. Enquanto a outra é responder naquele momento. Só que tem um problema na segunda escolha. Há a chance, por exemplo, de configurar como hora de trabalho. Então, abre a possibilidade de problemas na esfera trabalhista.
4. Sem controle
Ao permitir o uso do WhatsApp pessoal para vendas no dia a dia de trabalho, você não consegue encontrar uma forma de supervisionar. Fica quase impossível conferir se o trabalho tem sido realizado de maneira correta, porque não há a mesma possibilidade de controle.
Não tem chance de acompanhar as conversas, o atendimento e a jornada de compra. É uma missão bastante complicada mensurar os resultados. Além disso, também avaliar o desempenho do vendedor ao fim do mês pela tecnologia ao voltar o WhatsApp para empresas.
5. Internet
É comum ter instabilidade quanto ao uso da internet móvel. Principalmente dependendo o lugar onde a pessoa está. Às vezes, o celular pessoal pode ter um plano menos abrangente que o profissional. Então, isso acarreta em problemas no WhatsApp, como demora para envio ou recebimento de mensagens.
São pequenos detalhes que podem fazer a diferença na hora de concluir o negócio em seu WhatsApp para vendas. Assim, impulsionar os números. Seu concorrente pode responder mais rápido, com um bom atendimento pelo aplicativo e largar na frente, mas com certeza não é o que você deseja para o seu negócio. Quer crescer ainda mais.
peçaZap é chave para solucionar problemas
Entretanto, sabemos que medidas do tipo podem ser caras ao implantar o WhatsApp para empresas. Ela vai precisar de planos de celular e banda larga que cumpram as necessidades. Além disso, ainda fornecer um aparelho com o aplicativo a cada um. Por isso, o PeçaZap é a solução mais prática!
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A ferramenta permite centralizar suas vendas em uma única tela. Não apenas o WhatsApp ou WhatsApp Business, mas também outras redes sociais como Facebook, e-mail, entre outras. Você verá todos os seus clientes em um único local com distribuição automática aos vendedores. O objetivo, então, é potencializar suas vendas. Acesse agora mesmo e contrate!
Aumente as vendas e garanta resultados
Portanto, há várias formas de aumentar as vendas com o WhatsApp. Uma delas é o WhatsApp Business, voltado somente para empresas. Entretanto, tem outras maneiras também de alcançar esse objetivo. O sistema de atendimento peçaZap, por exemplo, tem funções parecidas ao WhatsApp Business, mas melhores.
- Número único para toda a empresa.
- Opção de automatizar e classificar as mensagens.
- Criar respostas automáticas.
- Acompanhar métricas e estatísticas sobre as conversas.
- Centralização de todos os canais de atendimento em um único local.
- Melhor organização dos atendimentos.
- Melhor gestão, acompanhamento de atendimento de equipe.
- Acesso ao histórico das conversas.