Robô de WhatsApp: o que é e como funciona?

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O WhatsApp é uma ferramenta que se popularizou rapidamente. A princípio, era muito usado para bate-papos e conversas informais. Com o tempo, os recursos tiveram outras finalidades, inclusive para atender às necessidades de empresas e profissionais autônomos.

Logo, um dos recursos incríveis do aplicativo é o Robô de WhatsApp. Ao acompanhar o post, você vai entender mais sobre a ferramenta. Não apenas ela em si, mas seu funcionamento e sua importância. Ganhou importância no mundo dos negócios, pois pode aumentar as vendas.

Robô de WhatsApp: entenda o que é e como funciona

Aplicativos com recursos de perguntas e respostas já são comuns. Entre esses recursos estão o Ed, um robô que responde perguntas. Há também o aplicativo SimSimi. Além de tirar dúvidas sobre determinados assuntos, ainda faz piadas. É principalmente um caso de WhatsApp Automatizado.

Entretanto, saiba que os modelos de Robô de WhatsApp fazem mais do que isso. Eles podem compreender mensagens de texto e efetuar outras atividades úteis, como é o caso do Max, um dos robôs pioneiros nesse quesito. Pode ser um importante aliado para vendas.

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O Max ajuda o grupo a coordenar eventos como uma de suas funcionalidades. Basta enviar “Evento em” com a data e o horário para que o Max inicie seu trabalho. Para essa função, é necessário adicionar o número dele ao grupo.

Então, os membros que desejarem participar do evento devem enviar a palavra “Dentro”. O Max faz a contagem das pessoas e envia um resumo atualizado. Se a pessoa não quiser participar, deve enviar a mensagem “Fora”. É uma ferramenta para automatizar.

Vantagens do WhatsApp automatizado e outros recursos

Mensagens personalizadas

A empresa pode cadastrar no próprio aplicativo uma resposta automática de acordo com sua proposta de negócio e comunicação. Ou seja, é possível trabalhar mensagens específicas para o tipo de público que será atendido a fim de aumentar vendas, bem como personalizar o conteúdo para torná-lo correspondente com o questionamento realizado.

Redução no tempo de espera

Muitas vezes, é impossível dedicar um longo tempo para responder clientes. Se não houver uma equipe destinada a esta função, o consumidor espera várias horas, às vezes dias, pelo retorno. Com o WhatsApp automatizado, o tempo de espera reduz. Mesmo que uma solução imediata não seja possível, o cliente será sinalizado a respeito e ficará mais tranquilo com a resposta automática, pois não se sentirá ignorado.

Relatórios de métricas

Periodicamente, a empresa solicita relatórios sobre as métricas das mensagens enviadas, recebidas e entregues. Assim, será possível traçar uma estratégia mais assertiva para o uso e descobrir como o consumidor está sendo impactado. A ferramenta poderá ser melhor aproveitada e o atendimento cada vez mais profissional.

Utilidade do Robô de WhatsApp para as empresas

O Robô de WhatsApp pode ser ótima ferramenta aos gestores. Com ele, é possível marcar encontros, reuniões, palestras e outros eventos, além de transmitir comunicados interna ou externamente.

Esta é uma forma de agilizar as tarefas e aumentar a eficiência, já que o robô não leva em conta a distância, nem está preso a horários rígidos para marcar os eventos. Assim, o robô também serve para solucionar conflitos, como cancelamentos e atrasos apenas usando o WhatsApp.

Há, então, uma perspectiva de que o recurso contribua para aumentar a produtividade e melhorar a interação entre funcionários e gestores. Agora, isso muda a visão das empresas em relação ao aplicativo. Muitas vezes, ele foi apontado como responsável pela improdutividade e pelo desinteresse no trabalho.

Entretanto, o Robô de WhatsApp também pode ter uso limitado para questões de trabalho. Agendamento de reuniões; envio de mensagens para tirar dúvidas sobre atividades; comunicados gerais (que geralmente dependiam do uso de murais); entre outras. Tudo, enfim, depende da tecnologia para as vendas.

Quando usar mensagens automáticas?

A resposta automática por meio de mensagens pode ser utilizada quando não houver disponibilidade para que o cliente seja atendido. O robô de WhatsApp pode ser usado na ausência de funcionários e horários fora do comercial, pois auxiliam no atendimento.

É importante, porém, repassar diariamente todas as conversas para verificar se os clientes conseguiram resolver o que precisam com este tipo de atendimento ou se ainda aguardam por instruções mais direcionadas. Em alguns casos, a resposta automática não é suficiente.

Se este for o caso, é interessante providenciar um contato mais próximo, principalmente em casos de reclamações. Aos poucos, a tecnologia avança para que essas mensagens fiquem mais inteligentes e forneçam uma ajuda ainda mais aprofundada, para favorecer tanto empresa quanto consumidor.

Busca por uma solução de Robô de WhatsApp?

Hoje, existe uma ferramenta responsável por dar apenas um número de celular para todos os vendedores. Isso facilita a comunicação com os clientes, tornando-a mais ágil e rápida, o que possibilita também potencializar as vendas. Trata-se de uma forma de WhatsApp Automatizado, portanto.

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