Internet: entenda o que existe por trás da qualidade no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma pesquisa realizada pela Akamai, empresa de internet americana, qualificou o Brasil como o 9º país com maior tráfego. Ele aparece atrás dos Estados Unidos, mas à frente do Reino Unido. Mesmo assim, a qualidade da internet não reflete esse posicionamento.

O país é somente o 111º no ranking de velocidade, de acordo com o estudo Worldwide Broadband Speed League. A velocidade média de banda larga do usuário brasileiro é de 4,84 Mbps. Em Taiwan, lugar mais bem ranqueado, é de 85,02 Mbps. 

É Importante observar alguns aspectos que ajudam a entender um pouco mais a respeito da internet no Brasil. Neste post, apresentamos o que existe por trás dessa qualidade. Além disso, como ela pode impactar, inclusive, no território nacional, também nas televendas e no atendimento ao consumidor.

Fone.click A Telefonia do Futuro Chegou

Entenda o que existe por trás da qualidade da internet no Brasil

A Abranet (Associação Brasileira de Internet) defende que o problema de qualidade da internet brasileira está na infraestrutura. Para explicar como a infraestrutura da rede mal planejada pode ser um obstáculo, é necessário entender as três camadas do modelo hierárquico de rede. São as camadas de acesso, distribuição e núcleo.

  • Camada de acesso

A camada de acesso é responsável por fazer a interface com os dispositivos finais, como computadores, impressoras e telefones IP. Nessa camada, estão os roteadores, switches e hubs. Portanto, ela é responsável por fornecer o acesso à internet aos usuários.

  • Camada de distribuição

Por outro lado, a camada de distribuição controla o fluxo do tráfego da rede e determina os domínios de broadcast. A definição das redes locais virtuais (VLANs) ocorre nessa camada. Isso permite segmentar o tráfego em sub-redes separadas.

  • Camada de núcleo

Por fim, na camada de núcleo, há o backbone, que representa a “espinha dorsal” de uma rede de dados. Ele é composto por cabos e fibras ópticas terrestres de alta capacidade de transmissão de informações. É pelo backbone que passam todos os dados e tráfego dos clientes de banda larga de internet.

Muito se fala hoje da velocidade da internet oferecida pelas operadoras, mas o gargalo se encontra na camada de núcleo. Ou seja, não adianta as operadoras oferecerem maior velocidade de internet se não houver um backbone robusto, redundante e de alta velocidade para suportar a demanda.

Internet: entenda o que existe por trás da qualidade no Brasil

Regulamentação pela Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações é responsável por regulamentar e fiscalizar as operadoras de banda larga no Brasil. A Anatel defende que a velocidade mínima recebida pelo cliente deve ser de 40% da velocidade de internet contratada. Ou seja, se a velocidade ofertada é de 10 Mbps, o cliente deve receber, ao menos, 4 Mbps.

Além da garantia de velocidade mínima de conexão, as operadoras possuem outras obrigações técnicas. Considerando todas as conexões do usuário à internet, a média mensal não deve ser menor do que 80% da velocidade contratada. Se considerarmos a contratação da velocidade de 10 Mbps, a média mensal deve ser no mínimo 8 Mbps.

Fornecer a velocidade mínima permitida por lei não é a única preocupação das operadoras de banda larga. Garantir estabilidade de conexão e evitar perdas de pacotes transmitidos são outras exigências da Anatel. Assim, não traz interferência também para as televendas.

Impacto da qualidade da internet no Brasil

Quando se fala em lazer e internet, imediatamente pensamos em serviços de streaming, redes sociais e jogos eletrônicos. Só no Brasil, a Netflix já superou o número de assinantes da TV por assinatura – 17 milhões contra 15 milhões. Uma conexão lenta, entretanto, pode afetar as atividades no tempo livre.

Ao mesmo tempo, o maior impacto da qualidade da internet no Brasil está nas empresas. A digitalização é um processo que busca automatizar procedimentos e sistemas, algo muito importante. Por isso, a rede desempenha papel essencial, uma vez que o armazenamento em nuvem é a chave para a economia em armazenamento.

Portanto, considere os fatores que influenciam na qualidade da internet no Brasil. Observe em quais aspectos ela impacta. Isso é fundamental ao pesquisar e escolher um serviço de telecomunicação e telefonia. Assim, o objetivo é que os usuários não fiquem desamparados durante as televendas.

ADOTE UM SISTEMA NA NUVEM E BOMBE AS TELEVENDAS APENAS COM ACESSO À INTERNET

URA Fácil Transforme Agora Mesmo Seu Negócio

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Espere! Não vá embora agora!

Ganhe 50% de desconto em ferramenta para dobrar suas vendas, veja uma demonstração agora.

Espere não vá embora agora!

Responda os clientes com mais agilidade

Nunca mais deixe ninguém esperando por resposta.

Responda os clientes com mais agilidade Popup Empresa Digital