Gestão de clientes: 5 erros que sua empresa deveria evitar

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A gestão de clientes precisa ser pensada por todo tipo de empresa. Isso se torna essencial em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador. Assim, gerir os clientes para manter um relacionamento contínuo e promissor buscado a todo momento pelos negócios.

Dessa forma, estar atento a erros na gestão de clientes é uma forma de permitir maior rentabilidade e resultados para a empresa. Portanto, atitudes do tipo contribuem para o crescimento de vendas. Então decidimos citar erros que podem afetar diretamente uma organização.

Gestão de clientes: 5 erros que sua empresa deveria evitar

Esquecer do cliente após efetuar a venda

O relacionamento com seu cliente termina quando ele compra e vai embora? Algo pode estar errado com sua empresa e o próprio atendimento ao cliente. É muito importante estar atento ao pós-venda, já que ele é essencial para garantir que o cliente volte e se torne fiel.

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Portanto, você pode coletar informações básicas sobre o consumidor. Nome, telefone, e-mail. Elas irão possibilitar um novo contato em outro momento. Veja abaixo o passo a passo de um bom exemplo.

  1. O cliente procura sua empresa para contratar um produto ou serviço.
  2. Após a venda, algumas informações básicas sobre ele são coletadas, como por exemplo, o e-mail.
  3. Três semanas depois, sem o cliente precisar retornar retornar, uma mensagem eletrônica é enviada oferecendo um desconto especial personalizado (como um voucher com 10% de desconto).

Assim, a possibilidade do cliente voltar é maior, sendo que o custo para buscá-lo é menor que propagandas convencionais. Mantenha uma comunicação moderada, enviando e-mails apenas com autorização. Os benefícios serão sentidos e você pode usar ferramentas de telefonia para complementar essa estratégia.

Fazer as perguntas no momento errado

Antes de realizar qualquer pergunta, questione a si mesmo se esse é o momento certo. Desta forma, você consegue valorizar o produto ou serviço ofertado. Isso então permite que o cliente tenha uma impressão correta. O atendimento ao cliente tem mais chances de ter sucesso.

Você deve fazer questionamentos sobre formas de pagamento, por exemplo, apenas em momentos adequados. Ou seja, quando esclarecer todas as dúvidas apresentadas pelo cliente. Dessa forma, uma gestão de clientes eficiente permite o bom resultado da negociação.

Esquecer das redes sociais da empresa

Hoje, a empresa que não usa as redes sociais está em desvantagem. No mundo atual, a velocidade das informações que a internet oferece se tornaram essenciais para os negócios. O atendimento ao cliente, por exemplo, passa por isso, já que o brasileiro está em média, diariamente, 3h31 nas mídias.

Portanto, os negócios precisam investir em formas de manter contato. Acima de tudo, publicar atualizações nas redes sociais a fim de criar um laço de relacionamento com seus clientes. É importante, pois também não há barreiras físicas ou de distância. Assim, dá para se comunicar independente do lugar e fortalecer a gestão de clientes.

Realizar um atendimento ao cliente robotizado

Ninguém se sente confortável quando o atendimento ao cliente se dá de forma mecanizada. Em situações assim, dá a impressão de que se está conversando com uma máquina. Portanto, garanta que os meios de contato, principalmente pelo telefone, possuam uma comunicação simples e direta.

Isso pode ser por mensagens eletrônicas parecidas a uma conversa normal. Enquanto também tem formas de se comunicar por meio de mensagens de texto que garantem também um atendimento mais humanizado. Assim, o cliente percebe que a empresa tem características humanas, o que dá uma impressão melhor.

Não personalizar

Chamar pelo nome faz toda diferença, não é mesmo? Por isso, toda empresa precisa buscar uma personalização dos contatos ao fazer o atendimento ao cliente. Procure manter um bom relacionamento com os consumidores, sabendo dos interesses e anseios, mesmo ao usar ferramentas de comunicação.

Um tratamento personalizado assim garante um diferencial competitivo. Portanto, nunca vai deixar de ser visto com bons olhos pelos clientes. Desse modo, a imagem dos negócios perante a opinião pública melhora.

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