Rápido, simples e imediato. Assim podemos definir o WhatsApp, um dos aplicativos mais utilizados no Brasil. Foram essas características que chamaram a atenção de grandes empresas. Assim, elas transformaram a plataforma de mensagens em um canal de relacionamento com os clientes.
Hoje, o aplicativo é utilizado em estratégias de marketing e vendas. O objetivo é humanizar o atendimento. Isso porque oferece maior agilidade e assertividade nas respostas. Elas podem ser feitas com o robô de WhatsApp ou não.
Quer saber como ter respostas automáticas no WhatsApp? Como elas podem ajudar seu negócio no dia a dia? Como conquistar um cliente assim? Ou então tornar aquele usuário como potencial consumidor? Então, leia o texto abaixo.
WhatsApp automatizado: entenda o que é e como pode ser aliado a seu negócio
Tornar o WhatsApp uma ferramenta de atendimento eficiente pode envolver a integração da plataforma com sistemas já existentes. Isso permite então o atendimento de qualidade e o entendimento do cliente sobre sua necessidade. Desse modo, essas duas nuances irão caminhar juntas.
A utilização do aplicativo de maneira automatizada também pode ser feita em processos de vendas ou atendimento. O desenvolvimento se dará por de chatbots. Assim, os textos são entregues ao cliente sem nenhuma intervenção humana. Somente o robô de atendimento trabalha.
Rapidez e agilidade no WhatsApp
Quando você escolhe um WhatsApp automatizado, é capaz de centralizar os canais de atendimento. Desse modo, está buscando oferecer maior rapidez e agilidade. Ele consegue integrar uma série de redes sociais. Portanto, todas ficam em um só lugar.
Desse modo, é possível dividir as diferentes demandas de um único número para todos os vendedores. Isso proporciona maior produtividade, pois ninguém fica sobrecarregado e os atendimentos conseguem ser feitos muito mais rapidamente.
Mensagens personalizadas
A empresa pode cadastrar no WhatsApp algumas respostas automáticas de acordo com sua proposta e linha de comunicação. Então, é possível trabalhar mensagens específicas para o tipo de público que será atendido, assim como personalizar o conteúdo para corresponder ao questionamento feito durante as vendas.
Chatbots exercem função
Uma função bastante apresentada é a utilização de chatbots. Trata-se de ferramentas que respondem de maneira automática aos questionamentos dos clientes. As respostas podem ser programadas de acordo com o tipo de pergunta feita, pois funciona como um robô de WhatsApp.
Eles também podem tornar o processo no WhatsApp automatizado, proporcionando rápido atendimento. Os chatbots informam até mesmo sobre o horário de funcionamento. É importante quando mensagens são enviadas fora do horário. Assim, o cliente não fica no “vácuo” e sempre há uma resposta.
Relatórios personalizados
É possível também gerar relatórios. Isso se dá pela ferramente centralizadora de canais de atendimento. Ela ainda torna o WhatsApp automatizado. Eles são importantes a fim de definir estratégias, bem como acompanhar o desempenho dos vendedores.
Os relatórios ajudarão a identificar o que está errado e corrigir, por exemplo. Ao mesmo tempo, se estiver muito bom, os indicadores serão responsáveis pelo aperfeiçoamento daqueles processos. Por isso, a importância do robô de atendimento.