Chatbot: tudo que você precisa saber sobre a automatização do atendimento para ter sucesso em seu negócio

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Toda empresa procura formas de atender o cliente. Independente do segmento, esse é um objetivo buscado em todas as esferas. Afinal, faz toda diferença na opinião sobre o negócio. Entretanto, nem sempre dá para investir em recursos humanos sempre. Por isso, há tecnologias que trazem uma resposta automática aos consumidores.

Hoje, as pessoas querem agilidade na comunicação. Uma solução rápida dos problemas ou das dúvidas. Estamos na era em que o instantâneo faz parte das relações. Então, fica difícil de imaginar que isso seria diferente nas vendas. Uma dessas tecnologias é o chatbot.

Você sabe como funciona? De que maneira o chatbot pode impactar em sua estratégia? Como a automatização vai te ajudar a aumentar as vendas? Qual o objetivo ao usar em sua empresa?

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Chatbot: tudo que você precisa saber sobre a automatização do atendimento para ter sucesso em seu negócio

Imagine a seguinte situação. Um restaurante começa a ter sucesso com pedidos pelo WhatsApp. Entretanto, não tem recursos financeiros para contratar alguém que fique o dia todo na rede social. Portanto, a alternativa é possuir uma espécie de WhatsApp automatizado.

Assim que recebe uma mensagem, envia outra na sequência informando o cardápio. O pedido do cliente então pode ser feito por ali mesmo. Basta digitar alguns números, seguir as instruções e pronto. Tudo muito simples e rápido. Esse é o funcionamento básico de um chatbot.

Com um robô de atendimento, a empresa pode atender o cliente em qualquer hora ou dia. Ele fica disponível de segunda a domingo durante as 24 horas. Pode ser, por exemplo, apenas para informar o horário de funcionamento. O intuito assim é sempre dar algum tipo de resposta.

De que forma a automatização atua? Através do uso de inteligência artificial. Então, o WhatsApp automatizado e outros serviços buscam atender clientes, dar informações, vender produtos, tirar dúvidas, resolver problemas. Podem funcionar então nas redes sociais ou mensagens próprias.

Chatbot

Foco em ter um bom atendimento ao cliente

Uma pesquisa feita pela PwC, empresa especialista em prestação de serviço, apontou a experiência de compra como um fator decisivo para as vendas. Segundo o levantamento, 89% dos brasileiros colocam o ponto como principal na hora de escolher um lugar para comprar um produto ou serviço.

Por isso, o chatbot ajuda a melhorar. Ele proporciona atendimento mais rápido e ágil. Assim, o cliente não precisa ficar esperando, muitas vezes, para solucionar um problema. Ou então fazer a própria comunicação. A automatização permite que tudo aconteça de modo simples e rápido.

Com o robô de atendimento dá para ter uma comunicação boa. Se isso satisfazer o consumidor, ponto para a marca. Afinal, a pessoa vai contar a outras que gostou da forma como tudo foi conduzido. Portanto, aumentam as chances de aumentar as vendas e melhorar os números.

Entretanto, caso o chatbot não esteja ativo e aconteça uma demora, isso pode ser muito prejudicial. Ao contrário da situação anterior, o usuário vai contar a outros que não se sentiu satisfeito. Com isso, a possibilidade de negócios diminui. Então vira uma bola de neve de problemas que podem ser evitados.

Redes sociais como aliadas para resposta automática

Uma estimativa aponta que 3,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo estão em, pelo menos, uma rede social. Por isso, usar o WhatsApp automatizado ou qualquer outro robô de atendimento nelas pode surtir efeito para seu negócio. Afinal, seus consumidores provavelmente estão presentes nesse meio.

Nos últimos anos, mídias como WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter deixaram de ser apenas para entretenimento. Elas possuem papel importante na estratégia de negócio, pois são um caminho mais fácil para chegar ao consumidor. Além disso, o chatbot também pode ser usado nelas.

Hoje, existem tipos diferentes de serviços de automatização por meio das redes sociais. Portanto, podem ser usados em marcas de diferentes segmentos. Dá para fazer uma pesquisa de satisfação. Ou então pegar pedidos de um restaurante. Agendar consultas ou procedimentos médicos. Entre outras funções.

Estar nas redes sociais se tornou essencial para a sobrevivência dos negócios. A Buffer fez levantamento e apontou que 73% das marcas tiveram experiências positivas no marketing por esse canais. Além disso, 57% das empresas os usam como forma de vender mais, de acordo com o Centro Regional de Estudos do Brasil.

Uso para melhorar resultados no e-Commerce

A automatização do atendimento também no e-Commerce já é tendência entre as empresas. Fica muito fácil lembrar de uma empresa que oferece suporte através da inteligência artificial que dá a resposta automática. Isso acontece em praticamente todos os lugares, principalmente para dúvidas rápidas.

Então, o funcionamento se dá como um FAQ, que compila perguntas frequentes. Entretanto, as respostas acontecem em tempo real e não ficam previamente disponíveis. A Netshoes, por exemplo, resolve 6 a cada 10 demandas através de um serviço de resposta automática.

O e-Commerce ainda está em expansão, por isso a concorrência tende a aumentar. No ano passado, houve aumento de 73,88% pelo índice MCC-ENET na área, principalmente pela pandemia de Covid-19. Se você possui um negócio na área, busque maneiras de atender melhor o público. O chatbot, por exemplo, aparece como solução.

Redução nos custos da empresa

Quando você tem um robô de atendimento pode pensar que o investimento é alto. Entretanto, essa percepção só acontece logo de cara. Depois de um tempo, dá para perceber a redução nos custos da empresa. Isso então resulta em melhora na saúde financeira de sua empresa.

Otimizar os gastos se torna essencial para o bom funcionamento de qualquer lugar. Ao adotar uma espécie de WhatsApp automatizado, os atendentes humanos podem focar em problemas mais complexos. Assim, vão buscar a satisfação dos clientes em outras frentes. Isso então pode resultar em melhores números.

Chatbot humanizado

Toda empresa precisa se preocupar com o atendimento ao cliente, como já citado. Por isso, uma alternativa é buscar humanizar o atendimento. Cordialidade e educação são dois pontos fundamentais, pois ajudam na comunicação com o cliente. O atendente precisa se sentir no lugar do outro, conversar mesmo e não pensar apenas na venda.

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Assim, consegue entender quais as dores do consumidor. Mais que isso, estar inserido no problema. O robô de atendimento, por exemplo, tem como ser humanizado. Mesmo em mensagens dá para procurar acertar na estratégia. Usar emojis, falar em tom mais descontraído, programar o tipo de conteúdo enviado. Tudo é possível por meio das configurações de automatizam que facilitam o diálogo entre as partes.

Em casos do tipo, a empresa precisa estar atenta ao formar um chatbot humanizado. Alguns pontos devem ser observados na automatização pela tecnologias. São fatores como o tom de voz, a forma de dialogar, a clareza nas informações e também o aspecto visual. Tudo isso traz resultados para seu negócio.

Portanto, o chatbot pode ser adotado em um WhatsApp automatizado, por exemplo. Além disso, dá para integrar com outras plataformas a fim de facilitar a comunicação. O objetivo é ter resposta automática para melhor atendimento ao cliente. Sem isso, seu negócio pode sair prejudicado.

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