Guia completo de Comunicação e Atendimento para Redes de Supermercados

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Para uma empresa ser bem sucedida, a rede de comunicação dela precisa ter bons resultados. Acima de tudo, o relacionamento faz toda diferença. Com a gestão de um supermercado não é diferente. Você precisa encontrar formas para garantir um bom atendimento ao cliente.

Assim, isso vai respingar também na reputação. Quando o atendimento é bom, então a empresa melhora sua imagem. Caso contrário, a credibilidade ficada. Não é isso que ninguém quer, pois pode atrapalhar a gestão e trazer consequências negativas para o empreendimento.

Confira então um Guia Completo de Comunicação e Atendimento para Redes de Supermercados. Ele vai te ajudar a melhorar os números através de uma boa gestão. Além disso, garantir um atendimento feito de modo correto para melhorar os negócios.

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Guia completo de Comunicação e Atendimento para Redes de Supermercados

O atendimento pode mudar a gestão de um supermercado. Se um cliente entra e não é bem atendido, então ele conta para amigos e familiares. Apesar de a comunicação ser importante no relacionamento, nem sempre ela recebe a devida atenção. Isso acontece por uma série de motivos.

Custo elevado

Uma companhia tem custos elevados com a comunicação interna. Isso acontece porque a instituição contrata um plano fixo de telefonia empresarial. Quando o pacote excede, o valor da conta fica alto, inviável para os negócios. Fica muito fácil perder o controle, pois há um alto número de ramais e ligações feitas.

Deficiência no atendimento ao cliente

Atualmente, é fundamental que a experiência do cliente com a empresa seja a melhor possível, pois a falta disso pode resultar na perda da credibilidade do negócio. Contudo, um serviço de telefonia ruim pode levar ao insucesso. Imagine o consumidor ligar ao distribuidor e ter que esperar muito tempo. Ou então a ligação ficar ruim.

São situações assim que afetam a imagem do atendimento. A comunicação fica extremamente prejudicada. Sem a presença de um sistema automatizado, o vendedor não consegue ter rapidez, o que provoca também a insatisfação por parte do consumidor, algo que atrapalha a gestão.

Atendimento ao Cliente

Falta de integração da estrutura de telefonia

Outro problema enfrentado nas empresas é a falta de integração da infraestrutura de telefonia. Por exemplo, algumas redes de franquias possuem várias sedes e escritórios. Entretanto, muitos não tem um sistema que unifique os ramais, o que atrapalha o atendimento e a comunicação interna. Há ainda tecnologias diferentes para também integrar.

Manutenção

A administração e manutenção de uma estrutura de telefonia dá trabalho, pois envolve um circuito interno de cabos e conexões que percorre toda a empresa. Assim, essa estrutura sofre com problemas, o que compromete a qualidade na comunicação. Sem a manutenção certa, as empresas gastam uma fortuna com situações desse tipo.

Recursos tecnológicos

Hoje, as formas de comunicação mudaram. Tanto nas relações pessoais quanto nos negócios. Algumas empresas, entretanto, ainda não avançaram com a tecnologia. Por isso, enfrentam o desafio de não conseguir se conectar remotamente com os colaboradores. Assim, perdem espaço no mercado.

Plataformas para um atendimento multicanal

Com o avanço de tecnologias, hoje existem várias ferramentas a fim de oferecer um atendimento multicanal. O que isso significa? A empresa não tem apenas o telefone para a comunicação, mas também outras formas. O atendimento nos negócios pode se dar por redes sociais, e-mails, chats, entre outros.

Vantagens das plataformas

  • Facilidade de implementação
  • Sistema na nuvem (não depende de estruturas, apenas do acesso à internet)
  • Otimização do tempo
  • Aumento na produtividade
  • Integração entre matriz e filiais
  • Relatórios personalizados
  • Acompanhamento em tempo real do desempenho
  • Flexibilidade (permite trabalhar de onde estiver)
  • Redução de custos a curto prazo
  • Mais agilidade na hora de responder o cliente

Desse modo, adotar plataformas assim melhoram o atendimento ao cliente. São ferramentas como PABX IP e Ura, que serve para filtrar os consumidores de acordo com os interesses. Isso então possibilita um melhor atendimento, pois as demandas são direcionadas. Além disso, há também o CTI, que leva à integração entre telefonia e internet.

Sem elas, os negócios podem sofrer com velhos problemas, como a demora no atendimento. Hoje, o cliente busca rapidez na resolução dos problemas. Ele procurou se informar, então quer respostas logo, é o que chamamos de Consumidor 3.0. Se não se sentir satisfeito, vai migrar para concorrência.

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Impacto financeiro

Logo de cara, a mudança para uma plataforma de atendimento multicanal já traz impactos financeiros nos negócios. O supermercado não precisa gastar com equipamentos de telefonia. Somente ter acesso à internet já basta. Então, dá para coletar os pedidos dos clientes, por exemplo, por mensagens.

O retorno financeiro do investimento vai ser percebido nos números. Ao migrar da plataforma tradicional para o sistema de atendimento na nuvem, dá para visualizar melhor os indicadores. Assim, promover novas estratégias e corrigir o que tem dado errado na comunicação com o consumidor para um melhor atendimento ao cliente.

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