O bom atendimento telefônico ajuda nos serviços prestados aos consumidores. É preciso então contar com uma equipe preparada e boa estrutura para tirar dúvidas e resolver problemas. Assim, o objetivo tem que ser a satisfação do cliente. Mas, é possível alinhar cordialidade e eficiência nas televendas?
Para conseguir um bom atendimento telefônico é preciso cuidado na comunicação. Isso então faz diferença na hora de vender por telefone. Uma das alternativas para ter sucesso se dá pelo Atendimento Humanizado, pois interfere na relação com o consumidor. Como então conseguir isso?
Atendimento telefônico: como ser cordial com eficiência?
Material humano
A comunicação entre as pessoas pode ser uma atividade complexa. Nem sempre dá para transmitir uma mensagem e fazer a outra pessoa compreender. Quando não existe a comunicação visual, como no caso do atendimento telefônico, a complexidade pode ser maior. Em televendas, somente a voz é usada.
Os atendentes então precisam alinhar agilidade no atendimento ao cliente, paciência e clareza da mensagem. Portanto, é fundamental usar linguagem formal ao vender por telefone. Isso tende a transmitir respeito e seriedade para o cliente. Devem evitar, portanto, gírias e brincadeiras, assim como ruídos que interfiram na comunicação.
Treinamento de equipes
O treinamento e a capacitação dos atendentes são essenciais para garantir um Atendimento Humanizado. Por meio dele, a equipe recebe informações sobre tom de voz a ser usado nas televendas, bem como o ritmo de fala. A ansiedade, por exemplo, pode comprometer a dicção, o que atrapalha o diálogo.
Além disso, através da capacitação, a equipe recebe informações sobre o tempo de espera e da chamada para solução de um problema. Isso então é muito importante ao vender por telefone, pois envolve a satisfação dos clientes.
Transparência e empatia
Vale salientar que agilidade na chamada não significa pressa no atendimento. É necessário que o atendente deixe o cliente expor suas questões, sem interromper e se coloque no lugar dele. Faz parte de estratégias de um Atendimento Humanizado, pois uma resposta incompleta pode deixar um mal-entendido.
Estimule então a transparência para que a situação real seja exposta para o cliente ao vender por telefone. Portanto, cultive uma postura prestativa. Um atendente que demonstre interesse e iniciativa pelo problema do cliente faz com que ele se sinta acolhido e motivado em relação à empresa.
Uso da tecnologia
A tecnologia deve ser usada em favor da empresa. Uma boa estrutura no setor de atendimento ao cliente facilita e agiliza o trabalho do call center. Investir em tecnologia garante conforto e segurança para as partes. A otimização dos atendimentos dá menos ociosidade aos colaboradores e melhora a produtividade.
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Ferramentas de automatização e apoio
Invista em ferramentas de automatização para otimizar o atendimento ao cliente e as televendas. A Ura (Unidade de Resposta Audível), por exemplo, direciona o cliente ao setor mais conveniente. Além disso, dá para digitar opções enquanto a pessoa está ao telefone, otimizando tempo e agilizando processo.
A ferramenta promove gestão da qualidade do atendimento. Com ela, dá para monitorar, gravar e avaliar o que precisa corrigir e melhorar nos atendimentos. Assim, verifica se as boas práticas acontecem. Acompanhar o atendimento telefônico então dá dimensão de como estão os resultados positivos.