Como melhorar o atendimento? Essa é uma pergunta feita por muitos gestores. Acima de tudo, o atendimento ao cliente pode trazer resultados concretos para dentro dos negócios. Portanto, muitos apostam em uma Plataforma de Comunicação e Atendimento a fim de melhorar os indicadores.
Entretanto, nem sempre essas ferramentas entregam o esperado. Pelo contrário. Às vezes, podem até mesmo atrapalham a comunicação. Desse modo, interferindo também nas vendas. O líder da empresa precisa encontrar formas de ter recursos que entreguem o prometido nos anúncios.
Hoje, têm muitas tecnologias com base em Telefonia na Nuvem. A Plataforma de Comunicação e Atendimento então funciona apenas graças à internet. Assim, não precisa de muitos equipamentos, pois o funcionamento se dá sem eles mesmo, bem como não necessita de uma estrutura.
Plataforma de Comunicação e Atendimento: 6 pontos que você deve ficar atento antes de contratar uma
1. Integração com CRM
Ter uma Plataforma de Comunicação e Atendimento que integre CRM (Customer Relationship Manager) se tornou fundamental para as vendas. Em casos mais complexos, há várias etapas em que os clientes costumam fornecer muitas informações sobre interesse e comportamento.
Então, ter esses dados ajuda no atendimento ao cliente, pois aumenta o relacionamento com o consumidor. Além disso, a ferramenta permite centralizar informações, o que permite traçar um perfil do indivíduo, dando mais chances de conversão e vendas. Além disso, dá a chance de um bom diálogo entre as partes.
2. Serviços automáticos
A automatização é um processo muito importante que também atua na Telefonia na Nuvem. Ela pode substituir a ociosidade, um terror para os gestores das empresas. Afinal, não tem como aproveitar oportunidades com o tempo perdido. Portanto, serviços automáticos dão a possibilidade de otimizar tarefas do dia a dia.
Para aumentar a eficiência do setor, a Plataforma de Comunicação e Atendimento deve ter recursos automáticos. Adotar esses elementos traz rapidez, precisão e controle. Assim, dá para obter retornos ainda melhores e consolidar os resultados em meio aos negócios.
Essa automatização pode ser de diferentes formas. Discadores automáticos, URA (Unidade de Resposta Audível), mensagens via WhatsApp, chatbot, entre outros. Tudo deve ser voltado então para melhorar as vendas e a forma de atendimento ao cliente.
3. Integração de Plataformas
Nem sempre há muitos colaboradores. Portanto, integrar diferentes plataformas deve ser uma funcionalidade disponível. Assim, o gestor consegue ficar por dentro de tudo que acontece, principalmente com as vendas e o desempenho dos colaboradores.
Ao mesmo tempo, redes sociais se tornaram formas de bom atendimento ao cliente. Quando há a integração, você consegue colocar a Plataforma de Comunicação e Atendimento para trabalhar ao lado de mídias do tipo, como chats do Facebook, Instagram, WhatsApp. Ajudando então no relacionamento entre as partes.
Hoje, ferramentas do tipo são muito importantes, pois a maior parte das pessoas está conectada na internet e querem meios fáceis de se comunicar. Desse modo, entraram como forma de estratégias de vendas nos negócios. Acima de tudo, os locais entenderam o jeito certo de aliar as plataformas no dia a dia a fim de tirar o melhor delas.
4. Tempo de instalação
Em meios tradicionais, o tempo de instalação costuma ser demorado. O que pode levar à burocracia e demoras sem necessidade. Essas trazem impactos então no dia a dia das empresas, pois afeta a rotina. Muitas vezes, diminui a produtividade dos colaboradores, bem como as vendas. Tudo em virtude da demora na instalação.
Portanto, tenha uma Plataforma de Comunicação e Atendimento que seja simples. As que contam com Telefonia na Nuvem, por exemplo, tem instalação rápida. Como só precisa de internet para funcionar, não perde tempo para regular todos os equipamentos ou adequar a estrutura a ela. Isso então não muda o trabalho.
5. Possibilidade de relatórios
Como melhorar o atendimento? Tem como ter mais vendas? Há várias formas de responder. Uma delas se dá em corrigir o errado e aperfeiçoar o que está certo. Mas, para que as coisas não sejam feitas no escuro, o melhor é ter dados sobre o tema e o desempenho de cada setor.
Observe então se a Plataforma de Comunicação e Atendimento oferece a chance de ter relatórios personalizados. Eles vão ajudar a medir o desempenho dos colaboradores e a situação em seu negócio. Dá então métricas importantes para entender se há alguma melhoria a ser feita.
6. Custo-benefício com Telefonia na Nuvem
Finanças sempre pesam em uma empresa. Portanto, analise qual o custo-benefício da sua plataforma. Ela atende tudo que você precisa, mas é muito cara? Ou então é muito barata, entretanto faltam recursos? Tudo isso precisa ser colocado na ponta do lápis antes de tomar uma decisão sobre o tema.
Analise as vantagens oferecidas. Ao mesmo tempo, veja quais os preços de cada um. Pode parecer um gasto no início, mas com o tempo se mostra como um investimento para ter bons resultados. Isso então vai ser percebido por indicadores, principalmente quanto às vendas e o atendimento ao cliente.