Para garantir um atendimento adequado, a telefonia deve ser assim uma das preocupações estratégicas mais importantes para o gestor de uma empresa. Deve pensar então em questões como eficiência, custos e quantidade de recursos disponibilizados por cada solução, de modo que seja possível atender às exigências de cada negócio.
Desse modo, duas soluções se destacam no mercado: a Plataforma de Telefonia e o PABX convencional. Muito distintas entre si, elas têm vantagens e desvantagens. Portanto, leve em conta na hora de escolher a mais indicada em cada caso. Isso pode afetar o atendimento e as vendas em um negócio, por exemplo.
Plataforma de Telefonia e um PABX convencional: quais as diferenças entre os dois?
A Plataforma de Telefonia é um solução moderna de comunicação que vai além do uso convencional da telefonia. Permite o uso da telefonia IP e se trata de uma solução que possui diversos recursos para a realização e recebimento de chamadas de maneira mais inteligente, com o objetivo de tornar as empresas assim mais eficientes.
Entre as vantagens estão questões como a diminuição dos custos, melhor possibilidade de integração com outros sistemas, como ERP, CRM e etc, além de escalabilidade e ganho em eficiência. Desse modo, a Plataforma de Telefonia pode trazer importantes resultados.
Suas desvantagens podem incluir questões de gestão de pessoas. Por exemplo, uma eventual necessidade de treinamento, especialmente quando os colaboradores estão pouco ambientados ao uso de tecnologias.
O que é um PABX convencional?
O PABX convencional também é conhecido como Central Telefônica, utilizado largamente nas corporações. Mais limitado que uma Plataforma de Telefonia, pois normalmente usa tecnologias analógicas que dificultam a implementação de recursos adicionais e automação de processos.
A tecnologia então se torna mais vantajosa quando a empresa não precisa de nenhum tipo de inteligência atrelada às ligações que entram e saem. Além disso, não necessita de treinamento para realizar um bom atendimento.
Quais as diferenças entre as duas opções?
A principal diferença está nos recursos avançados. No PABX convencional, o funcionamento se dá como uma central que funciona analogicamente. Assim, os recursos ficam mais limitados, porém simples de usar. Já a plataforma de telefonia é mais completa e oferece um atendimento versátil.
O avanço tecnológico rapidamente vem ampliando a adesão à Plataforma de Telefonia IP para as empresas que buscam automação de processos, controle de chamadas, gestão de atendentes, automação de televendas, gravação de chamadas, gravação de telas, URA, CTI, entre outros recursos presentes no VoIP, por exemplo.
Vale dizer ainda que a Plataforma de Telefonia é mais indicada para empresas que usam a tecnologia como parte do seu cotidiano, facilitando a implementação da solução. As diferenças então entre uma Plataforma de Telefonia e um PABX convencional vão desde a instalação da solução até na quantidade de recursos disponíveis.