Se preferir, ouça o conteúdo sobre discurso de elevador e aprenda como pode ajudar seu negócio.
Quanto tempo demora a conversa em um elevador? Segundos? Minutos dependendo do movimento? Apenas alguns instantes? Tudo costuma ser muito rápido ao entrar no meio de locomoção de um edifício. Em vendas, existe um método que ajuda a impulsionar os números: o discurso de elevador.
Se você fizer de modo correto, dá para despertar interesse na outra pessoa sobre o seu produto. Ao mesmo tempo, o vendedor tem que aliar essa tática a um bom atendimento ao cliente. Desse modo, vai garantir eficiência, pois aumentam as chances de vender mais.
Você tem que ser objetivo em um discurso de elevador. O importante é sempre treinar a objetividade na hora das vendas. Nada de enrolar o cliente ou falar muito. Lembre que são apenas alguns momentos antes de o elevador chegar ao seu destino.
Portanto, siga a leitura do texto e saiba como ele pode ser essencial ao seu negócio. O discurso de elevador surgiu no século XIX com a ascensão do capitalismo nos Estados Unidos. Houve a necessidade de aumentar a rede de relacionamentos para expandir as vendas. O termo ficou ainda mais popular depois dos anos 2000 com a evolução das startups.
Discurso de elevador: entenda o conceito e como ele pode ser essencial para seu negócio
O discurso de elevador nada mais é que a apresentação rápida de um produto. Em alguns instantes, o atendente já busca despertar interesse no consumidor. Acima de tudo prima pela objetividade. Por meio de uma fala breve, mostra como o serviço pode ser importante para resolver um problema.
Entretanto, para ter sucesso e aumentar as vendas, a pessoa tem que ser alguém confiante. Ter segurança na hora de conversar com o outro. Assim, demonstrar que sabe o que está dizendo. É uma chance única de vender mais por meio de uma comunicação instantânea e alinhada.
Uma coisa fundamental é sempre ter um discurso de elevador claro na mente. Quando os passos são definidos, então fica mais fácil de ter sucesso na estratégia. Nunca esqueça de entregar uma informação valiosa no atendimento ao cliente. Desse modo, ele tem como te contactar se houver interesse (veja mais sobre o discurso de elevador abaixo).
Roteiro para um discurso de elevador
Na hora de tentar despertar interesse do cliente por meio dessa estratégia de vendas, o vendedor tem que ser rápido e eficiente. Portanto, ter um roteiro na cabeça sempre ajuda a se organizar melhor. Isso porque dá orientação ao modo de agir a fim de conquistar os objetivos.
- Apresentação (conte quem é você e sua empresa em poucas palavras)
- O produto (o que sua empresa oferece? Como vai ajudar a resolver um problema?)
- Última informação (dê um cartão ou seus dados para a outra pessoa)
Ao seguir esses três passos, você garante um atendimento ao cliente objetivo. Se concretizar em vendas, pode ter certeza que deu resultado e foi eficiente. Entretanto, caso não dê certo, não é hora de se desmotivar. Pelo contrário, deve alinhar as etapas com o intuito de vender mais em outra oportunidade.
Escrever um roteiro significa colocar a comunicação com a outra pessoa em ordem. Desse modo, dá para não se enrolar na hora de despertar interesse. Mais que isso, a organização ajuda a prender atenção da pessoa. Assim, posteriormente, levar a um bom atendimento ao cliente e aumento nas vendas.
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Vai ajudar assim a “quebrar o gelo”. Afinal, é o primeiro contato com uma pessoa cujo objetivo é se tornar um consumidor. De acordo com o HubSpot, 42% dos vendedores consideram a prospecção como parte mais difícil das vendas. Portanto, ter algo em que se apoiar só traz benefícios.
Não é uma venda logo de cara
Grande parte do sucesso no discurso de elevador se dá por entender que não se trata de vendas. Afinal, apesar de a objetividade ser necessária, é quase impossível efetuar um negócio em segundos assim. Portanto, o real valor deve ser despertar interesse no consumidor. Então, ele pode comprar na sequência ou até saber mais.
Os erros são normais no início. Entretanto, a prática vai te levar à perfeição na hora de tentar vender mais. A partir do momento em que você chamar atenção do consumidor, ele vai querer saber mais do produto. Assim, preste um bom atendimento ao cliente para emplacar as vendas de modo eficiente e certeiro, tendo bons resultados (veja mais abaixo).
5 características que todo vendedor precisa ter
Para fazer um bom discurso de elevador, o vendedor tem que apresentar algumas boas características. Sem elas, a chance de despertar interesse se torna muito difícil. Acima de tudo, o resultado não vai ser o esperado e as vendas não vão acontecer. Isso então pode causar problemas para o seu negócio. Veja abaixo as principais qualidades necessárias.
- Confiança
- Inteligência
- Boa oratória
- Ser extrovertido
- Flexibilidade
Algumas dessas qualidades podem não aparecer logo de cara. Cabe ao profissional buscar caminhos para desenvolver habilidades. Assim, uma dica é sempre treinar o que for falar. Vale não apenas para o discurso em si, mas também na tentativa de vendas de qualquer produto independente do momento.
Um discurso de elevador leva a gerar uma boa impressão em menos de um minuto. Todo profissional tem que melhorar todos os dias a fim de obter bons resultados. Acima de tudo, despertar interesse no consumidor. Quando isso é bem feito, o resultado pode ser sentido por meio dos indicadores ao vender mais.