Processo de vendas: conheça as 6 etapas para turbinar seus números

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Ao abrir um negócio, boa parte das estratégias são voltadas para vendas. Elas possuem papel de protagonistas no sucesso de uma empresa, pois garantem lucratividade e manutenção das despesas. Assim, o planejamento se torna fundamental para o sucesso.

Ter bons resultados nesse aspecto significa também um impulsionamento na sua marca. Assim, há uma reputação melhor, um maior destaque no mercado e aumento nos recursos para investimento e crescimento do negócio. Com isso, os indicadores apresentados também são bons.

Existem etapas no processo de venda que são essenciais para qualquer empresa. A partir delas, as chances de colher os frutos futuramente aumentam consideravelmente, pois o foco está em trilhar esse caminho.

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Processo de vendas: conheça as 6 etapas para turbinar seus números

1) Prospecção

É o primeiro passo no processo de vendas. Responsável por encontrar oportunidades adequadas. Não acontece a abordagem de qualquer cliente, mas sim de potenciais interessados em adquirir algum produto, seja naquele momento ou então em um futuro próximo.

Na prospecção, os perfis de consumo interessantes para a marca vão ser traçados. É necessário descobrir as principais características deles e planejar listas com os chamados “prospects”, ou seja, oportunidades de negócio. Por isso, a importância de um bom planejamento por meio dos indicadores.

2) Qualificação

Cada etapa do processo de vendas consiste em filtrar. Nessa, o vendedor precisa entender então que existem consumidores com maior potencial que outros. Um pode estar comparando preços, enquanto outro já quer fechar negócio – esse último, naturalmente, é considerado mais qualificado que o outro.

Essa qualificação acontece através de uma pontuação interna que ajuda a definir as estratégias ao longo do processo. Através de variados critérios, os pontos sinalizam quem possui maior valor. Assim, tem mais chances de se tornar cliente. Os indicadores, portanto, vão te ajudar com isso no planejamento.

Vendas

3) Apresentação

No terceiro estágio das vendas, acontece uma abordagem ativa por parte do atendente. A ideia é agir sobre quem apresentou maior potencial. Essa parte do processo é altamente comercial, pois busca mostrar a empresa, o produto, os benefícios e a solução para as principais dores do cliente.

O objetivo é chamar atenção e despertar interesse. Uma atuação personalizada por parte do vendedor faz total diferença, pois torna a apresentação mais humanizada e a pessoa “do outro lado do balcão” se sente inserida. Mais que vender, o profissional precisa reconhecer as necessidades encontradas para, assim, aumentar a conversão.

4) Negociação

Não é sempre que acontece a negociação, mas existe a possibilidade. Muito comum naquelas vendas que exigem mais do vendedor, por exemplo. O cliente aparenta assim indecisão quanto à possibilidade de adquirir o produto. Flerta com a ida para a concorrência, por isso é fundamental manter o contato com ele.

Essa fase exige atenção e destreza, porque as necessidades dos dois lados serão colocadas à mesa nos negócios. É preciso encontrar um equilíbrio nos negócios, mesmo que isso às vezes signifique quebrar objeções e ceder uma parte.

5) Fechamento

O momento tão aguardado pelo vendedor e o próprio cliente. É a hora do “sim”. As duas partes concordaram com as propostas feitas por ambos os lados, e o usuário decide ficar com o produto ou então contratar o serviço.

A partir daí, o vendedor deve repassar todas as condições estabelecidas na fase de negociação. Isso inclui preços, prazos e quantidades. Assim, não há qualquer margem para dúvidas ou reclamações posteriores em relação aos negócios.

6) Pós-venda

Engana-se quem pensa que o processo de vendas termina com o fechamento de negócio. O pós-venda, também chamado de customer success, é fundamental, pois 89% dos usuários, segundo pesquisa da PwC, consultoria especializada em prestação de serviços, afirmaram que a experiência faz toda diferença no momento da compra. Ou seja, o acompanhamento precisa ser constante para gerar fidelidade.

Aquela empresa que faz uma grande venda para um cliente corporativo, por exemplo, deve se preocupar com a boa utilização dos recursos e com a implementação adequada por meio do planejamento. Demonstrar interesse no sucesso do cliente contribui para satisfação elevada e melhora a imagem do negócio.

Dicas para manter a produtividade de sua equipe

  • Tenha processos bem definidos com planejamento.
  • Defina objetivos claros e acompanhe a evolução.
  • Estabeleça metas.
  • Use indicadores para saber como está o desempenho.
  • Monte um roteiro de atendimento para sua equipe.
  • Faça uma comunicação clara com os colaboradores.
  • Seja um gestor presente durante as vendas.
  • Tenha encontros periódicos para fortalecer as relações.
  • Ofereça feedbacks, sejam eles positivos ou negativos.
  • Atualize constantemente os resultados dos colaboradores.
  • Busque formas de bonificações (dinheiro, viagens, brindes, folgas remuneradas).

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Imagine então ver os números subindo e ainda facilitar o processo de vendas por meio dos indicadores. Isso é possível graças à plataforma Televendas Fácil, responsável por flexibilizar o trabalho através de um sistema de telefonia sem fio muito utilizado por equipes de telemarketing, call center e SAC (serviço de atendimento ao consumidor).

Além disso, a ferramenta possui múltiplos recursos para trazer diversas vantagens na hora de contratar um potencial cliente. Destaque para o discador automático para otimizar o tempo, por exemplo. Tem também acompanhamento em tempo real das ligações; redução de gastos com telefonia e relatórios personalizados dos negócios.

Motivos para migrar ao sistema de nuvem

  • Melhor escalabilidade, de acordo com a sazonalidade dos negócios e necessidade de tráfego.
  • Flexibilidade na interação com outros sistemas, como a URA (Unidade de Resposta Audível), que oferece sistema auto-atendimento para o televendas.
  • Melhor base de dados dos clientes, quando integrando o televendas em nuvem ao CRM, permitindo gerenciamento mais completo.
  • Visão mais completa do comportamento do cliente e de sua jornada de compra, garantindo, assim, adotar estratégias para melhorar o processo de conversão com televendas em nuvem.
  • Rastreamento dos funcionários com televendas em nuvem para gestão de equipe de vendas a distância mais eficiente. Pois, quando se sabe o que cada um está fazendo é mais fácil mensurar a produtividade e realocar colaboradores conforme demanda.
  • Concentrar todos os dados da sua equipe e informações de clientes em um único lugar, recurso importante para fazer assim uma excelente gestão de equipe de vendas a distância.
  • Maior produtividade da equipe que pode trabalhar de onde quiser com maior flexibilidade.
  • Disparada na frente dos concorrentes, pois permite agilidade nas ligações para as vendas e ainda retornar as ligações não atendidas a fim de melhorar os números por meio de planejamento.
  • Acompanhamento dos indicadores e das chamadas em tempo real para identificar o que tem dado certo ou não nos negócios.
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