O sucesso da sua empresa está diretamente ligado à eficiência da equipe comercial. Se os profissionais não aproveitam cada oportunidade de vendas como deveriam, seu negócio é quem mais perde. Desse modo, dá para fazer com uma boa gestão empresarial e o treinamento correto dos colaboradores.
Pense nos resultados do seu time e responda com sinceridade: seus vendedores têm oportunidades, mas não se dedicam como o esperado? Prometem algo, mas entregam um efeito diferente e aquém? Então é hora de mudar esse panorama para alavancar as vendas em seu negócio.
Mais do que fazer com que os colaboradores trabalhem as chances, torne a equipe uma caçadora de oportunidade de vendas. Os vendedores não apenas aproveitarão, como serão grandes responsáveis pela captação de novos negócios.
Oportunidade de vendas: torne sua equipe caçadora e alcance resultados incríveis
Torne o processo de vendas eficiente
Um processo comercial burocrático, com muitas etapas ou sem padronização impede que os vendedores atuem da melhor maneira. Se eles tiverem que tomar decisões sem a base adequada, por exemplo, não haverá consistência de efeitos obtidos por meio das vendas.
Para favorecer a geração e a captação de oportunidade de vendas é interessante aumentar a eficiência da etapa de vendas. Tenha uma abordagem estruturada, padronizada e que possa ser cumprida em grande escala. Assim, todos ficarão motivados a buscar novas possibilidades. Isso acontece pela gestão empresarial.
Tenha um programa de CRM
O uso da tecnologia é cada vez mais importante no processo comercial. Assim, por meio dos recursos dá para conhecer o cliente e tomar decisões de maneira rápida. Para criar uma equipe caçadora de oportunidade de vendas, adote então um programa de CRM (Customer Relationship Management).
Ele ficará responsável pelo registro das principais informações dos clientes e servirá para dar direcionamento de atuação. A equipe de colaboradores poderá abordar as pessoas de forma eficiente e, eventualmente, conquistará mais conversões que tendem a resultar em vendas por meio de um bom atendimento.
Utilize outros sistemas eficientes
Embora o CRM seja muito relevante, não é a única ferramenta a ser aplicada. Para aumentar a capacidade do time de forma consistente implemente então outros sistemas que ajudem na comunicação e na gestão empresarial. O PABX é um jeito de automatizar a comunicação via telefone e garante o registro de dados indispensáveis.
Também dá para recorrer a uma Unidade de Resposta Audível (URA), que acelera as campanhas e traz novas oportunidades. Um sistema de Computer Telephony Integration (CTI) oferece a integração entre telefonia e computação, o que gera então resultados ainda melhores.
Incentive o trabalho em equipe
Conquistar nova oportunidade de vendas não é uma função para ser executada de forma isolada. A verdade é que todos devem ter os objetivos estratégicos da organização em mente e, a partir disso então, consolidar novos efeitos positivos. Isso pode acontecer então por meio de um bom atendimento.
Para reforçar esse aspecto de sinergia e integração, a gestão tem que incentivar o trabalho em equipe. Estimule a competitividade saudável, mas também demonstre a necessidade dos colaboradores se ajudarem pelo objetivo comum, que é o sucesso do empreendimento.
Apresente quais são as prioridades
Se um vendedor perde muito tempo com alguém que não tem o perfil de compra ou que não quer ser ajudado, ele desperdiça tempo, dinheiro e a chance de aproveitar o potencial. Portanto, é necessário deixar claro quais são as oportunidades que devem receber prioridade no atendimento.
Isso pode ser feito ao definir o cliente ideal ou ao estabelecer quais são as características que qualificam uma pessoa como potencial compradora. Ao qualificar as chances conforme elas aparecem, a equipe se torna mais capaz de se dirigir até as melhores possibilidades.
Faça um treinamento de vendas
Todas as ações anteriores são importantes, mas não terão os efeitos maximizados se os vendedores não forem qualificados. É relevante então que os profissionais saibam como atender os clientes, como prospectar oportunidades e como conseguir o fechamento da etapa.
Realize treinamentos sobre diversos temas, como novas técnicas de venda e abordagens para favorecer o discurso. Também pense assim em formas de estimular a autonomia e obter uma atuação consistente durante o atendimento e as vendas.
Ao transformar a sua equipe em uma caçadora de oportunidade de vendas, o negócio conseguirá se desenvolver e atingir novos resultados. Portanto, ao empregar essas dicas, você terá efeitos melhores em seu negócio.