Imagine a seguinte situação: você é dono de uma empresa e aposta suas fichas em um produto específico. Investe parte do capital financeiro nele, além de dispender tempo. Entretanto, o cenário de gestão de vendas não está como gostaria. Não consegue alavancá-las e os estoques seguem cheios. Isso então atrapalha os negócios.
É um cenário bastante comum. Os vendedores e atendentes podem até mesmo entrar em pânico com a situação, pois sentem que o trabalho não está o ideal. Mas, é preciso respirar fundo e ter calma. Não há motivo para pânico. Todo empreendedor precisa ter boa gestão de vendas para assim alcançar os objetivos.
Há estratégias simples de serem implementadas durante o dia a dia que são baseadas nos indicadores de cada empreendimento. Então, você tem a chance de potencializar suas vendas e impulsionar os números do seu negócio. Portanto isso impacta no sucesso dos negócios.
Gestão de vendas: 5 estratégias infalíveis para melhorar com produtos e serviços
Planejamento
É uma palavra que parece simples para qualquer empresa, mas poucas fazem de maneira adequada. A falta dele deixa atendentes e vendedores perdidos, pois não há objetivos claros ou números a alcançar. Segundo a consultoria especializada Sales Hacker, 74% das empresas não fazem boa gestão dos indicadores de vendas.
Trace metas dentro da realidade. Seja ambicioso na medida certa para colher os frutos. Isso passa então por uma estratégia de negócio bem definida. Sente-se com seus profissionais para discutir onde pretendem chegar. A boa performance operacional vai ampliar a negociação dos produtos e serviços. Gestão de vendas ajuda muito.
Organização
Muito semelhante ao tópico anterior, a organização e a gestão de vendas ajudam a centralizar informações. Ter ambas em um único lugar, portanto, otimiza o tempo. Além disso, evita gastos com tarefas desnecessárias, podendo se concentrar no que realmente importa: vender.
Um exemplo é quando os atendentes usam redes sociais para vender. WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail. Todos são recursos para atingir este objetivo. Concentrar em um único lugar então auxilia no processo. O peçaZap dá a oportunidade de unir em uma única tela os negócios por esses canais – conheça mais sobre a ferramenta.
Estruturação
As etapas de vendas precisam estar estruturadas para que os vendedores e atendentes realizem o trabalho. Isso eleva a chance de alcançar um bom resultado com indicadores, pois os processos internos são bem definidos, dando a oportunidade de oferecer experiência agradável ao cliente na tentativa de conquistar sua preferência.
Qualquer falha nesse fluxo de trabalho possui a tendência de interferir nos números finais e, consequentemente, levar a problemas. Por isso, a estruturação interna da empresa é essencial. O cliente percebe quando um negócio é desorganizado, passa a sensação de descredibilidade e afeta a imagem perante o consumidor.
Finanças
É claro que o aspecto financeiro não poderia ficar fora ao falar sobre gestão de vendas. Parece um ponto básico, entretanto muitas empresas não conseguem se organizar quanto à entrada e saída de dinheiro. Isso interfere diretamente na engrenagem de funcionamento do trabalho.
Uma boa gestão de vendas significa monitorar diariamente o que é vendido. Além disso, o percentual de lucro, o que ainda tem no estoque. Esse acompanhamento assim favorece a comercialização de produtos e serviços. Isso então garante o fluxo de caixa e lucratividade à empresa.
Automatização
Hoje, portanto, a tecnologia se tornou importante aliada nas vendas. É impensável, por exemplo, gerir apenas com um bloquinho de papel e uma caneta. Existem sistemas que auxiliam ao longo desse processo nas tarefas diárias.
Estatísticas, fluxo de trabalho, divisão de tarefas, atendimento ao cliente, comunicação com os colaboradores, gestão de equipe, acesso a indicadores. Tudo pode ser feito então graças a eles. A administração assim se torna mais prazerosa e menos cansativa para buscar o equilíbrio necessário.
Ferramenta é aliada para gestão de resultados
No Brasil, uma pesquisa do Sebrae apontou que 25% da população é empreendedora ou quer empreender. Então, além de atentar-se aos pontos citados, há também ferramentas que auxiliam ao longo do processo e na gestão de vendas. Um deles é o peçaZap, com alto potencial para impulsionar seu negócio.
Trata-se de uma plataforma responsável por centralizar seus clientes em uma única tela. Isso permite maior dinamismo e praticidade, pois traz todas as redes sociais para apenas um lugar. WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail, entre outros. Dá então melhores resultados para seus negócios.
Com o peçaZap, portanto, a chance de bons resultados é grande. Ele garante respostas rápidas sem deixar o cliente esperando por muito tempo, além de uma série de outros benefícios. Contrate a plataforma e potencialize suas vendas agora mesmo!
Vantagens do sistema de atendimento
- Painel gerencial com acompanhamento de estatísticas.
- Centralização de canais digitais em uma única tela.
- Automação do atendimento.
- Carteirização de clientes para venda de produtos e serviços.
- Organização do workflow (fluxo de atendimento personalizado).
- Atendimento rápido solicitações dos clientes.
- Respostas automáticas e imediatas.
- Integração com sistema de gerenciamento, como CRM e ERP.
- Gestão de equipe comercial online.
- Acesso a relatórios e indicadores que te ajudam na gestão estratégica.
Melhore a produtividade da equipe
Impulsionar a gestão de vendas dos produtos está muito ligada à produtividade. Se os colaboradores não renderem como esperado, então a empresa vai pagar por isso. Afinal, afeta os negócios, pois os números caem com resultados menores que o esperado. Portanto, é muito importante não deixar a equipe ociosa.
1. Crie prioridades
A dificuldade em elencar prioridades atrapalha muito os negócios. Quando há muitas tarefas, então é preciso manter uma lógica na produção, dando preferência para as mais importantes ou mais curtas, que simplificam o processo. Quando isso não acontece a pessoa pode ficar confusa, assim começar tarefas e não terminar, perdendo tempo para a empresa.
2. Divida as grandes tarefas
Quando há um grande problema para resolver, é muito comum que os funcionários tenham receio em pegar aquela tarefa. Afinal, ela exigirá trabalho e determinação. Por isso, uma estratégia para facilitar a solução de grandes tarefas é dividir em pequenas. Assim, o funcionário resolve sem perceber que o esforço para os negócios foi grande.
3. Evite a procrastinação
Os indicadores podem indicar se há procrastinação. Aquela famosa enrolada no trabalho, por exemplo. Muitas vezes, o colaborador precisa de um intervalo para descansar a mente e trabalhar melhor. Entretanto, intervalos muito longos podem atrasar a execução de tarefas e atrapalhar a empresa. Redes sociais, internet e e-mails podem afetar a produtividade.
4. Planeje a semana antecipadamente
Uma planilha pode servir como planejamento da semana. Assim, organizam as tarefas que devem ser cumpridas ao longo de um período. Isso então ajuda no controle de tempo para cada tarefa por meio de indicadores. Desse modo eles também podem ter uma visão global das tarefas e organizam o fluxo dos negócios.
5. Divida o tempo entre trabalho e lazer
Uma das técnicas mais reconhecidas de gestão de tempo é o método Pomodoro, que ensina a focar no trabalho ou estudo por 25 minutos e um intervalo de 5 a 15 minutos, em seguida, para relaxar. No dia a dia, é recomendado um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora e meia de trabalho, para o cérebro não ter dificuldades de se concentrar assim.
6. Utilize a tecnologia a seu favor
Smartphones, planilhas, programas de gerenciamento. As opções de tecnologias para ajudar a aumentar a produtividade são muitas. Portanto, anote reuniões, tarefas e evite esquecer o compromisso. Tudo isso então ajuda nos negócios para manter a produtividade dos colaboradores.