OmniChannel: 5 dicas para encantar o cliente em todas as etapas de vendas

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Se preferir, ouça o conteúdo sobre dicas para encantar o cliente em vendas com OmniChannel.

Como você tem feito sua estratégia para vender mais? Tem pensado na experiência de compra do consumidor? Isso faz muita diferença na hora de ter um bom atendimento ao cliente. Por isso, muitas costumam pensar em estratégia OmniChannel afim de melhorar os números.

Você sabe o que isso significa? É o uso de diferentes canais de forma simultânea. Ela então pode ser usada como uma maneira de se comunicar com o cliente, principalmente por meio de um atendimento multicanal. Desse modo, vai estar em diferentes redes sociais para dialogar.

Quando você tem uma estratégia bem definida, percebe isso por meio dos indicadores. Vai conseguir vender mais e impulsionar seu negócio. Para que isso aconteça, é fundamental seguir algumas dicas. Elas vão ajudar a encantar o cliente em todas as etapas de vendas.

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Vale lembrar que o consumidor OmniChannel possui uma característica comum: ele precisa de um atendimento multicanal. Ele está presente em diferentes canais e sua empresa precisa estar neles. O peçaZap, por exemplo, ajuda com isso ao estar onde os clientes estão.

OmniChannel: 5 dicas para encantar o cliente em todas as etapas de vendas

1. Perfil do consumidor

Antes de pensar em qualquer coisa, você precisa entender o perfil do consumidor. O atendimento multicanal pede isso, pois o trabalho vai acontecer em diferentes frentes. Pode ser no WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail. Tem que entender o perfil de cada consumidor desses meios.

Cada uma delas tem modos de se comunicar no atendimento ao cliente. Entender o comportamento vai ajudar na estratégia OmniChannel. Desse modo, as ações ficam alinhadas na tentativa de vender mais, ajudando então todos os departamentos, das vendas ao marketing.

Quando se entende o perfil do consumidor, tudo fica mais fácil. As chances de ter um atendimento multicanal assertivo se tornam muito maiores. Portanto, se a pessoa ficar satisfeita, com certeza fará negócio. Acima de tudo, vai transmitir a amigos e familiares, que também podem conhecer seu negócio.

2. Integração entre diferentes meios

O OmniChannel só vai ser possível se houver a integração entre diferentes meios. Isso vale não apenas para o atendimento multicanal, mas também para outros meios, como a compra online em uma loja e a retirada física. Isso faz parte da estratégia e precisa ser pensado de maneira correta.

Com isso, faça a integração correta entre diferentes meios. Entretanto, lembre que esse processo deve ser feito de maneira simplificada. Não há porque complicar uma situação do tipo, pois tende a impactar a experiência de compra e, assim levar à perda de uma venda ou atrapalhar o negócio.

É importante lembrar que, hoje, o cliente está cada vez mais exigente. Portanto, essa integração entre os diferentes canais deve ser muito bem pensada. O OmniChannel tem que elevar os números, ajudar a vender mais, o que apenas acontecerá se tiver tudo alinhado de modo correto.

3. Foco nos dados para vender mais

Quando se tem uma estratégia OmniChannel, você precisa estar muito atento aos dados. Eles servem como uma espécie de termômetro para seu negócio. Fazer uma interpretação correta é vital para entender quais os pontos fortes e fracos. Acima de tudo, podem fornecer informações importantes para o dia a dia.

Esses dados, por exemplo, ajudam também a melhorar a experiência de compra do consumidor. Desse modo, dá para planejar ações, pensar em estratégias de mercado, análise do perfil do cliente, entre outros. Se tudo for feito com organização, é perfeitamente possível vender mais por meio dos dados.

4. Personalização é fundamental

A personalização se mostra essencial para conseguir um bom atendimento ao cliente. Acima de tudo, o consumidor vai sentir exclusividade. Parece que aquele negócio foi feito especialmente para ele. Portanto, isso ajuda na experiência de compra, elevando os números e aumentando as chances de vender mais.

Essa estratégia deve ser feita com base no tópico anterior. Os dados então vão auxiliar com informações, que tendem a reforçar a necessidade de criar laços entre pessoa e empresa. Se você consegue isso, muito provavelmente vai aumentar as chances de efetuar um negócio, pois isso fideliza a pessoa ao empreendimento.

5. Tenha diferentes formas de pagamento

Com uma estratégia OmniChannel bem alinhada para vender mais, a empresa deve estar atenta às formas de pagamento. O consumidor busca diferentes alternativas. Assim, oferecer diferentes oportunidades se mostra como a “cereja do bolo” para finalizar todas as etapas de vendas.

Hoje, existem variadas opções. Pagamento por dinheiro, boleto bancário, cartões de crédito ou débito, PIX. Essas são algumas das maneiras disponíveis. Cabe a cada negócio dar as alternativas. Desse modo, o consumidor vai poder escolher qual a mais indicada para suas necessidades, essencial para um bom atendimento ao cliente.

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