Como vender mais autopeças: chatbots ajudam a impulsionar números no negócio

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Se o seu negócio de autopeças e acessórios ainda não entende bem o universo dos chatbots, este artigo vai ajudar a sua empresa a descobrir como vender mais autopeças com essa tecnologia. Também mostrar como automatizar vendas pode ajudar seu negócio a colher frutos.

Nele, definiremos o que é essa tecnologia, apresentaremos quando é a hora de adotar os bots em sua estratégia interna e como a empresa pode se preparar para a mudança. Além disso, analisaremos se o chatbot, por fim, substituirão todos os colaboradores humanos.

Como vender mais autopeças: chatbots ajudam a impulsionar números no negócio

Mas afinal, o que são Chatbots?

O chatbot é um grande salto na evolução do relacionamento entre clientes, empresas e tecnologia. Criado por meio de um software de comunicação automatizado. Na verdade, os bots são robozinhos programados para interagir com as pessoas. Há dos mais básicos até mais desenvolvidos, principalmente focado em vendas

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Muitas organizações alcançam um nível alto de excelência no atendimento ao cliente enquanto mantêm um tom de comunicação quase pessoal, de maneira que ajude a empresa a descobrir como vender mais autopeças e acessórios para seus consumidores.

A criação do Bot

Há empresas de autopeças e acessórios utilizam uma plataforma virtual para criar o seu chatbot. No entanto, para que tenha sucesso com essa tecnologia e utilize essa modalidade para vender mais peças, o ideal é contratar uma empresa especializada no assunto.

Desse modo, você pode customizar de acordo com sua empresa de autopeças. Para isso, já existe o “ecossistema de chatbot“. Esse tipo de serviço ajuda o estabelecimento usar em diversas plataformas de mensagens. Com isso, ajuda no atendimento do público-alvo, pois possibilita atuar em compras, vendas, pedidos de peças etc.

Use a tecnologia popular

Há vários motivos para o sucesso dos bots perante os consumidores, mas o principal é a praticidade. Afinal, eles permitem que o cliente tenha um acesso rápido e fácil a tudo o que precisa. Além disso, evita desperdício de tempo, dá para automatizar vendas, então você encontrar formas de vender mais autopeças online.

Vendas

Imagine que uma pessoa queira comprar uma peça. Ela não sabe ao certo o nome correto dela, mas sabe a marca. Entretanto, ao digitar o nome da marca, o bot elencará os produtos dessa marca. Após selecionar a peça que deseja, será apresentado para o cliente o formato disponível, forma de pagamento, meio de entrega etc.

Com apenas alguns cliques, o cliente conclui sua compra com sucesso. Da próxima vez, encontra várias recomendações de outros produtos que possam interessar e o atendimento será mais rápido, pois o bot já possui as informações e ainda irá criar a oportunidade para entender como vender mais autopeças para esse consumidor.

Os tipos de Chatbots para vender mais autopeças e acessórios

Proativos

Esses bots são criados para fornecer a informação certa no momento e lugar apropriado ao automatizar vendas. Desse modo, a empresa evita que os seus consumidores sejam inundados com notificações desnecessárias ou percam muito tempo tentando entender instruções longas e complicadas.

Otimizadores

Muitas vezes um cliente encontra dificuldades em realizar uma compra por meio do site de uma empresa, por exemplo. É nesse momento usa o chatbot para otimizar, pois resolve de modo eficiente qualquer dificuldade do consumidor, até conseguir finalizar as vendas.

Sociais

Os bots sociais são adaptáveis às características de uma plataforma de mensagem. Além disso, sua atuação é bem específica: interagir com os usuários e armazenar o máximo de informação e conhecimento obtido em cada conversa. Assim, a empresa constrói sua base de dados para aperfeiçoar seu atendimento ao automatizar vendas.

Outra função desse tipo de bot é usar as informações disponibilizadas nos contatos com os clientes para auxiliar nas estratégias de engajamento e marketing da marca da empresa. Isso ajuda então a vender mais autopeças online e também no ambiente físico.

Quando é hora de adotar o chatbot e como vender mais autopeças online?

É preciso admitir que o uso dos chatbots é um caminho sem volta. Por isso, para que a empresa saiba como vender mais autopeças e acessórios é preciso se adequar a essa nova realidade. No entanto, há alguns sinais que demonstram a necessidade urgente da adoção dos bots.

Avanço da concorrência

É importante que a organização faça uma pesquisa entre as outras empresas de autopeças e acessórios e veja como a sua concorrência está usando os chatbots. Dessa forma, se após esse estudo perceber que as outras instituições estão conseguindo atingir novos patamares que a sua ainda nem começou a trilhar, é hora de fazer mudanças caso queira aprender a como vender mais autopeças para seus consumidores.

Um exemplo recente aconteceu no mercado financeiro. Com o aumento do número dos bancos digitais, novos serviços, como a contratação de cartões de crédito por meio de um atendente virtual, deram aos consumidores a facilidade de resolver vários problemas sem precisar ir a uma agência bancária física.

Dificuldades no atendimento

Como os seus clientes avaliam o atendimento de sua empresa? Caso ainda não saiba responder a essa pergunta, faça uma pesquisa de satisfação com os seus consumidores. Pois, é muito importante que você esteja sempre atualizado sobre a opinião de seus clientes em relação a sua empresa ao pensar em automatizar vendas.

A grande realidade é que a maioria das empresas sofre com as longas filas de espera para o atendimento do cliente. Mesmo quando o consumidor é atendido, alguns deles reclamam da falta de capacitação dos atendentes humanos em reconhecer e solucionar as suas “dores”.

Redução dos custos

Algumas organizações de autopeças e acessórios têm um gasto enorme com a manutenção de suas centrais de atendimento. Acrescente a isso a quantidade de equipamentos necessários para que cada um dos profissionais possa realizar o seu trabalho e vender mais autopeças online.

Por outro lado, com os bots a necessidade de pessoal no setor de relacionamento com o cliente diminui drasticamente. Com isso, a empresa enxuga os gastos com a folha de pagamento e também os custos com a infraestrutura física. 

Em contrapartida, aumenta a quantidade e a qualidade do atendimento, assim evitando possíveis ações judiciais de clientes insatisfeitos, o que sobrecarrega o orçamento da empresa.

Encantar clientes para vender mais

Surpreender os consumidores tem sido uma tarefa árdua para muitas empresas de autopeças e acessórios. É assim na sua? Então, a solução são os bots.

Para provar, vamos fazer uma comparação: o que é preciso para acertar no presente que queremos dar para uma pessoa querida? É claro que é necessário conhecer bem o gosto dela. O mesmo acontece no encantamento de clientes.

Sendo assim, os robôs ajudarão sua empresa a conhecer o seu público-alvo e oferecer para ele algo que deseje ou talvez nem pensou que precisasse, possibilitando a empresa a entender como vender mais autopeças para esse consumidor.

Os chatbots vão substituir os humanos?

Normalmente, quando falamos de inteligência artificial as pessoas se dividem em duas opiniões: as que apoiam essa tecnologia e as que temem que os robôs tomem o emprego dos humanos. Entretanto, é possível chegar a um consenso entre as duas partes.

A grande verdade é que o chatbot facilita cada vez mais as nossas vidas. Isso porque essa tecnologia é embasada em dois conceitos: o da inteligência artificial e o big data.

Com o primeiro conceito é possível que as máquinas supram as brechas deixadas pela imperfeição humana — por exemplo, a falha na memorização de um dado importante ou a falta de disposição devido ao cansaço físico.

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Sendo assim, se um cliente liga para uma central de atendimento 24 horas, não se deparará com um atendente exausto depois de horas de trabalho noturno.

Por outro lado, os chatbots utilizam também as técnicas do big data. Esse método envolve usar programas virtuais de alto desempenho para reunir uma enorme quantidade de informações na internet. Após isso, esses dados são analisados e padronizados e tornam-se a fonte de informações dos chatbots.

Mas quem manipulará todas essas tecnologias e metodologias virtuais? É obvio que uma mente humana precisa estar por trás disso. E essa realidade vai perdurar por um bom tempo.

Além disso, há situações no atendimento ao cliente em que é necessária a intervenção humana e muitos consumidores ainda preferem essa forma de interação. Por isso, a tendência que vemos é o equilíbrio entre o atendimento humano e o robótico.

Ambos são necessários e contribuem tanto para o cliente, fornecendo uma boa experiência, quanto para a empresa, pois com clientes satisfeitos, a organização pode vender mais.

Como vender mais autopeças e acessórios com os chatbots?

Para ter sucesso na implantação da tecnologia na sua estratégia é necessário seguir algumas etapas importantes. Ao seguir dicas assim, você tem a chance de vender mais autopeças online, principalmente com o auxílio do chatbot que vai automatizar vendas e trazer resultados concretos para a empresa.

Conheça o seu negócio

Comece o processo de implantação do chatbot obtendo um conhecimento aprofundado da realidade de sua companhia. Por exemplo, quais são as necessidades atuais dela?

Obter dados importantes para montar uma estratégia de marketing para a divulgação dos produtos e serviços da empresa? Se esse for o caso, os bots serão criados com funcionalidades direcionadas. Entre elas podem ser para rastrear, colher e armazenar dados relevantes sobre o comportamento do seu público-alvo para impulsionar vendas.

Pense em seus clientes

Um segundo ponto importante é refletir sobre as necessidades dos seus clientes para vender mais autopeças online. Que tipo de informações eles consomem? Quais formatos de conteúdo preferem? Como gostam do atendimento?

Para entender melhor, imagine que seu negócio de autopeças e acessórios queria usar o chatbot na interação com os seus consumidores. Sabendo, por exemplo, que o seu público-alvo é feito por pessoas que têm um estilo de vida muito atarefado e, por isso, não gostam de gastar muito tempo na realização de compra de peças.

Nesse caso, dá para criar um bot que disponibilize uma lista virtual de compras para cada cliente. Sendo assim, basta que o usuário crie um perfil na rede virtual da empresa e diga que itens deseja comprar. Após isso, a listagem fica armazenada e o chatbot mostra os produtos relacionados, ajudando nas vendas.

Treine sua equipe sobre como vender mais autopeças

Para uma boa integração entre os robôs de atendimento e os colaboradores da empresa é preciso ter treinamento. Nesse caso, é importante que especialistas em chatbot estejam na dianteira desse projeto.

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Dessa forma, enquanto o atendimento virtual é instalado, os técnicos podem orientar gestores e colaboradores a como tirar o máximo de proveito desse sistema. Além disso, essa consultoria ajuda a estabelecer metas e vincular o trabalho do chatbot com o da equipe interna. Isso também faz vender mais autopeças online e no meio físico.

Como vender mais autopeças e acessórios com os chatbots

Conforme analisamos, o chatbot já é uma realidade. Com o passar dos anos, se tornará uma tecnologia cada vez mais presente na vida humana. No entanto, não é preciso temer, visto que serão muito úteis para automatizar vendas e tarefas de nosso cotidiano, ajudando em como vender mais autopeças.

As empresas, em especial, precisam se adequar a essa tendência. Por isso, é necessário que implantem os bots no seu atendimento ao cliente. Assim, consigam entregar uma melhor experiência de relacionamento para o seu público-alvo e entendam como melhorar as vendas.

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