O sistema PABX IP tem seu nome bastante conhecido, mas muitas empresas ainda não utilizam esse recurso e estão deixando de aproveitar diversas vantagens. A sigla PABX IP significa Private Automatic Branch Exchange, ou em português, comutação automática de ramais privados, funcionando como uma rede privada de telefonia da empresa.
Ele pode possuir diversos ramais internos, que receberão as linhas telefônicas externas que serão usadas de forma compartilhada. Hoje, dá para adotar a telefonia na nuvem, por exemplo, que funciona apenas com a internet.
A comunicação entre os ramais internos portanto se torna possível e tudo funciona de forma automatizada, sem a necessidade de intervenção humana. O sistema baseado em telefonia na nuvem proporcionará vários benefícios para quem o utiliza, ajudando no funcionamento do negócio.
Sistema PABX IP: confira os principais benefícios para a sua empresa
Ao conectar os ramais internos, é possível fazer ligações gastando menos, e quando se utiliza a tecnologia PABX IP, as ligações internas chegam a ter custo zero graças ao sistema na nuvem.
O sistema PABX IP permite também redução de custos através do aumento do controle. É possível controlar quais tipos de ligação cada funcionário pode fazer. Por exemplo, dá para restringir ligações para DDD ou celular e permitindo apenas onde for necessário.
Outra forma de controle é exigir senha para realizar ligações. Dessa forma, todas as ligações sempre têm um responsável e pode-se saber quanto cada funcionário está gastando em ligações, o que contribui para coibir abusos.
PABX simples de administrar
Será muito mais simples administrar e acompanhar o funcionamento, pois funcionará em uma única rede de dados e telefonia. Com o uso de ferramentas de gerenciamento se faz o monitoramento em tempo real e qualquer irregularidade é facilmente identificada, o que descomplica a resolução do problema.
Todas as informações então podem ser arquivadas em um banco de dados, e se for necessário auditar as ligações, todas estarão registradas e bem detalhadas.
Melhora a produtividade
A empresa ganhará mais tempo e eficiência, uma vez que poderá incluir mensagens automáticas, realizar o transbordo de chamada, transferir a ligação para outro ramal quando o principal estiver ocupado, entre outros.
O usuário consegue configurar diversas funções integrando a telefonia aos seus processos internos de acordo com as suas necessidades. É possível, portanto, conectar o sistema PABX IP a celulares, garantindo uma maior mobilidade por meio do sistema na nuvem.
Garante a satisfação do cliente
Junto ao sistema de PABX IP então é possível implementar uma URA (Unidade de Resposta Audível). Isso direciona o cliente ao setor que deseja sem a necessidade de falar com uma secretária, por exemplo. Quando houver fila e for necessário aguardar, se pode incluir anúncios e músicas agradáveis, automatizando então todo o atendimento.
Os benefícios que o sistema PABX IP pode trazer para uma empresa são vastos, permitindo assim reduzir custos e otimizar processos. Ele torna a companhia mais moderna, automatizando os processos e facilitando a comunicação tanto interna quanto externa, ou seja, é uma ferramenta indispensável.