Telefonia IP: entenda os benefícios para seu negócio

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Para quem deseja informatizar e otimizar seu atendimento ao cliente, é fundamental conhecer os benefícios da telefonia IP. Esta tecnologia então permite a integração completa entre as redes de dados e voz, o que possibilita também uma melhor comunicação entre as partes.

Essa forma de telefonia digital funciona com a telefonia na nuvem. Você sabe o que isso significa? Ela portanto não precisa de muitos equipamentos ou uma mega-estrutura para o bom funcionamento. Entretanto, ter uma boa banda larga de internet é essencial para os resultados.

Telefonia IP: entenda os benefícios para seu negócio

1. Transmite imagem e voz

A telefonia IP realiza plenamente essa transmissão. E essa tecnologia portanto pode ser útil, inclusive, para demandas administrativas, como a realização de videoconferências entre diretores e gerentes, entrevistas de emprego com profissionais que residem em outras cidades, e atendimento a clientes que se interessem por apresentações de seu serviço ou produto. Desse modo, basta ter um aparelho com display integrado.

2. Conjuga vários serviços

Os novos aparelhos de telefonia fixa surpreendem pela versatilidade. Hoje, por exemplo, já é possível conjugar voz, imagem, SMS, envio de e-mails — tudo em apenas um equipamento, utilizando a tecnologia IP.

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Para acessar essas opções, você pode utilizar a tela sensível ao toque, e o atendimento pode ser mais versátil e econômico, já que seus operadores poderão utilizar destes recursos para realizar o contato com clientes.

3. Economiza em chamadas

Outro dos benefícios da telefonia IP é a economia em ligações. Utilizando a rede de dados, já conhecida pela telefonia VoIP, então é possível fazer chamadas consumindo apenas a franquia de dados contratada, minimizando custos telefônicos em sua empresa e, no caso de terceirizadas, barateando ainda o serviço.

4. Diversifica o atendimento

Conforme sabemos, esse equipamento conjuga vários serviços e, por isso, diversifica o atendimento. Em consequência, essa diversidade pode aumentar a produtividade de sua central de atendimento, que terá alternativas mais práticas de contato, quando necessário, por exemplo.

Se o cliente não atende ao telefone, por exemplo, o colaborador não vai precisar realizar várias tentativas até conseguir alcançá-lo. Basta enviar um e-mail ou SMS, pelo mesmo equipamento, para realizar o primeiro contato com esse cliente.

5. Atende 100% das chamadas

Com essa tecnologia, não há chamada perdida. Isso porque é possível a utilização do comunicador instantâneo, quando tentar falar com alguém e não obtiver sucesso na chamada. A telefonia digital assim permite ainda a utilização de softwares tecnológicos, antes restritos apenas a notebooks ou smartphones.

6. Conecta-se a outros aparelhos

Além de tudo, smartphones, tablets ou noteboks podem ser conectados aos terminais inteligentes das mesas. Assim, as salas da diretoria podem ser equipadas com o terminal para que, de acordo com a necessidade, seja instalado o equipamento compatível com a reunião ou atendimento a ser realizado.

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