Marketing Digital: tudo o que você precisa saber para ter sucesso na modalidade em seu negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você certamente ouviu falar em Marketing Digital nos últimos tempos. A modalidade consiste em ações que empresas podem tomar no ambiente online. Mas, por que houve crescimento recente? Muitos lugares apostaram na estratégia a fim de melhorar as vendas durante a pandemia de Covid-19 e as medidas de restrição.

Desse modo, os locais tiveram que aprender conceitos básicos. Por exemplo, como anunciar na internet? De que modo o Inbound Marketing impacta nas estratégias? E o Outbound Marketing? Tudo isso faz parte de técnicas que os locais podem seguir para ter resultados, principalmente ao trazer bons conteúdos, melhorar o atendimento e as vendas.

Uma pesquisa da Neotrust, empresa voltada para o mercado digital, afirma que o e-Commerce ganhou 5,7 milhões de novos usuários. Desse modo, foi possível notar que o ambiente online ganhou terreno. Então, o Marketing Digital se tornou muito popular, principalmente para aumentar as vendas dos negócios.

Marketing digital: tudo o que você precisa saber para ter sucesso na modalidade

O Marketing Digital, como o próprio nome diz, envolve o ambiente online. Então, usa de vários recursos para conseguir ter sucesso nas vendas ao anunciar na internet. As estratégias de marketing são focadas em meios como redes sociais, Inbound Marketing, anúncios, e-mail marketing, entre outros.

Centralize suas vendas em 1 tela com peçaZap

Hoje, a empresa deve saber investir em uma modalidade assim. O Brasil, por exemplo, é o quarto país mais conectado à internet, enquanto ocupa a terceira colocação quando o assunto é estar nas redes sociais. Desse modo, os lugares têm que ter o meio online como uma forma de prospectar e alcançar os clientes.

Entretanto, mesmo dentro do Marketing Digital existem diferentes formas de você anunciar pela internet. Além disso, deve ficar atento, pois cada meio exige uma forma de se comunicar. Assim, ao identificar fatos assim, aumentam as chances de alcançar sucesso por meio de estratégias no ambiente digital.

Formas de Marketing Digital

  • Inbound Marketing
  • Outbound Marketing
  • SEO
  • E-mail Marketing
  • Redes Sociais
  • Entre outros

Inbound Marketing

Uma das estratégias mais comuns é o Inbound Marketing. Nele, a empresa busca aumentar as vendas, mas também agregar valor à marca. Afinal, a forma de promoção se dá por meio de conteúdos, como textos de blog, e-Books, podcasts, entre outros. Sempre com objetivo de mostrar conhecimento sobre o tema.

Por meio desses conteúdos, a empresa tenta atrair clientes. Essa alternativa do Marketing Digital é diferente, pois as empresas não procuram as pessoas, mas sim as pessoas vão atrás das empresas. Com isso, a modalidade tem como meta aumentar a visibilidade do seu negócio e, consequentemente, atrair mais pessoas.

O ponto está na relevância do conteúdo. A ideia está em mostrar ao cliente que a marca possui valor e conhecimento sobre a causa. Desse modo, não precisa anunciar na internet para alcançar os objetivos. O próprio consumidor vai atrás, portanto não é algo invasivo e mesmo assim traz resultados.

A principal parte de adotar o Inbound Marketing é o custo menor em comparação com outras estratégias de marketing. Isso porque ela foca em alcançar resultados de modo orgânico. Sabe o que isso significa? Não gastar com anúncios ou conteúdos patrocinados, mas ter outras formas, principalmente um SEO forte.

SEO

Uma estratégia de Inbound Marketing não vai adiantar nada se o SEO (Search Engine Optimization) não for feito de modo correto. O que ele significa? Um conjunto de técnicas para deixar a página mais bem ranqueada em mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo. Ou seja, trazer resultados orgânicos.

Outro fator importante é o uso de palavras-chave. Elas vão ditar as pesquisas e buscas sobre seu negócio, então têm o potencial de aumentar as vendas dentro da estratégia de Marketing Digital. Portanto, faça esse estudo com base no público e em conceitos com alta buscabilidade – isso pode ser percebido pelo Google Trends e SEMRush.

Essas estratégias também envolvem quantidade de texto, utilização de links internos, links externos, formas de escrita, uso de imagens, vídeos. Tudo tem como objetivo deixar a leitura do SEO como boa a fim de conseguir trazer o cliente para que ele tome conhecimento. Sem deixar de lado um bom conteúdo para as vendas.

Outbound Marketing

Já o Outbound Marketing faz parte de uma outra estratégia de Marketing Digital. Entretanto, diferente da anterior, pois é mais ativa. Ou seja, a empresa vai atrás do consumidor na prospecção. Em uma analogia simples, funciona como uma pescaria. Você joga a isca e fica esperando o peixe fisgar.

Depende do esforço das pessoas. Então, o time de vendas pode usar diferentes estratégias a fim de prospectar o cliente e conseguir atingir o objetivo. Portanto, o foco está em vender e não em agregar valor à marca ou mostrar conhecimento, como o caso do Inbound.

O tempo de aquisição do cliente em casos assim depende mais da estratégias de vendas do que do marketing em si. Por outro lado, a taxa de rejeição é mais alta. Afinal, não é a pessoa que está buscando comprar algo, mas sim a empresa que está indo atrás dela. Então nem sempre vai dar certo o objetivo do Outbound Marketing.

E-mail marketing

Apesar do e-mail parecer ter caído em desuso, principalmente com as redes sociais, ele ainda é muito importante na estratégia de Marketing Digital a fim de aumentar as vendas em seu negócio. O e-mail marketing precisa ter a aceitação do consumidor, senão vai ser considerado spam e não garantir o objetivo desejado.

Os negócios o enviam para potenciais clientes, sempre com um conteúdo comercial para gerar mais vendas e clientes, aumentando também a prospecção. Além disso, busca o relacionamento entre a marca e o indivíduo, diferenciando cada perfil de acordo com sua estratégia. Pode ser a novos, a antigos ou atuais consumidores.

Portanto, encontre uma plataforma que te ajude com essa estratégia de Marketing Digital. Existem várias, como Mautic e MailChimp, que podem te ajudar. É muito importante que você construa alternativas para conquistar e-mails, podendo captar por uma landing page, por exemplo. Não compre listas prontas, pois nem sempre são boas.

Desse modo, tem que observar uma série de fatores. Qual a quantidade de texto a usar? Como vai ser a linguagem? Vai usar imagens? Algum vídeo? Quantos e-mails serão enviados? A quem vai mandar? Tem uma boa legibilidade para celular? Antes de enviar, revise todos esses pontos. Não esqueça de colocar um assunto bem chamativo.

Redes Sociais

Hoje, as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta para melhorar a comunicação nos negócios. Elas também fazem parte de estratégias de Marketing Digital. Não dá para imaginar qualquer empresa que não as utilize como forma de fomentar as vendas. Isso porque elas também permitem interagir com o público.

Entretanto, tenha em mente que as mídias possuem diferentes linguagens. No WhatsApp, o diálogo ajuda no atendimento com mensagens rápidas. Já o Facebook tem textos mais longos. Por sua vez, o Instagram foca em boas imagens. Enquanto isso, o Twitter tem como principal pilar a informação através de poucos caracteres. Há ainda o LinkedIn, voltado para assuntos mais executivos e do mundo empresarial, e o YouTube, com vídeos mais longos.

O modo de se comunicar depende do tipo de persona em seu negócio. Assim, você pode direcionar melhor as estratégias de Marketing Digital. Não há necessidade, por exemplo, de estar em todas as redes sociais, apenas naquelas que melhor se encaixa com o tipo de consumidor.

A empresa pode usar conteúdos a fim de provocar a interação e gerar engajamento. Isso significa que seu negócio passa a ser conhecido por mais pessoas. Seja pela postagem em si como também pela quantidade de curtidas, os comentários feitos. Além, é claro, de ter como patrocinar posts ou stories para chegar a outras pessoas. Portanto, quando for trabalhar conteúdos em redes sociais, fique atento a alguns pontos.

  • Horário das publicações
  • Tipo de conteúdo
  • Linguagem utilizada
  • Diferentes recursos de cada mídia
  • Anúncios pagos

Mescla de estratégias

Se houver disponibilidade nas finanças da sua empresa, aposte em diferentes estratégias de Marketing Digital. Elas possuem características diferentes, então podem se complementar em uma empresa. Assim, alcançar o sucesso através de uma parceria entre as ações envolvidas.

Por exemplo, pense em uma empresa de energia solar. Ela planeja um e-Book sobre os benefícios da prática, mas aposta em formas de anunciar na internet ao patrocinar esse conteúdo. Desse modo, demonstra conhecimento sobre o tema, assim como utiliza formas de anunciar, investindo na prospecção ativa de clientes para as vendas, pensando também em conteúdos orgânicos que podem ser usados em redes sociais ou uma postagem de blog, por exemplo.

Isso é muito usado em lojas. Essas possuem os pontos físicos, mas também resolveram comercializar produtos por meio do e-commerce. Afinal, o setor registrou crescimento. Dessa forma, adotam estratégias de divulgação nos pontos além de anunciar na internet, assim como conteúdos relevantes para angariar clientes organicamente.

Note que tanto o Outbound Marketing quanto o Inbound Marketing também apresentam uso de redes sociais em suas estratégias. Assim como o e-mail marketing é usado no Inbound. Isso mostra a convergência entre estratégias que têm o mesmo objetivo: aumentar as vendas e trazer resultados concretos para os negócios.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Responda os clientes com mais agilidade

Nunca mais deixe ninguém esperando por resposta.

Fale agora mesmo com um especialista em chatbots!​

Precisa de ajuda em seu negócio?

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Faça parte de nossa lista VIP!

Precisa de ajuda em seu negócio Empresa Digital VulcaNet